UCM CELEBRA PADROEIRO COM REFLEXÃO SOBRE ÉTICA E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA EM SANTO AGOSTINHO
01/09/2026 2026-09-01 14:57UCM CELEBRA PADROEIRO COM REFLEXÃO SOBRE ÉTICA E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA EM SANTO AGOSTINHO
UCM CELEBRA PADROEIRO COM REFLEXÃO SOBRE ÉTICA E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA EM SANTO AGOSTINHO
A celebração anual do Dia de Santo Agostinho, Padroeiro da Universidade Católica de Moçambique (UCM), decorreu em todas as unidades orgânicas desta instituição de ensino superior, sob o lema “Ética e Formação Humana em Santo Agostinho”, evento marcado por missa e palestra.
Na Beira, a cerimónia decorreu na Faculdade de Ciências de Saúde, a missa foi presidida pelo Bispo de Caia, Administrador Apostólico da Arquidiocese e Membro do Conselho Universitário da UCM, Sua Excelência Reverendíssima, Dom António Constantino, com a participação da equipa reitoral, membros de Direcção das unidades orgânicas do Centro Regional 1, colaboradores e estudantes.
Na homilia, o prelado falou de Santo Agostinho, como alguém que procurou apaixonadamente a felicidade, descobrindo que o coração humano permanece inquieto enquanto não encontra seu verdadeiro sentido em Deus. Esta característica, deve ser um desafio para a Universidade Católica, a formação de pessoas que não saibam apenas muitas coisas, mas que saibam, para quê vivem? – e – ao serviço de quem colocam o seu conhecimento?
Numa época em que a tecnologia avança, com várias ferramentas que disponibilizam quantidades significativas de informações, Dom Constantino sublinhou que Santo Agostinho é um patrono actual para uma Universidade Católica, pois, tal como este Santo, precisamos de homens e mulheres capazes de pensar criticamente e defender a dignidade humana.
A defesa da dignidade humana, num Moçambique caracterizado por riquezas naturais, com desafios económicos e sociais, destacando a corrupção e desigualdades, uma proposta do bispo à comunidade académica, esta que não pode ser uma ilha de conhecimento, num oceano de sofrimento. Por isso, defendeu ainda que a investigação feita pela UCM deve procurar respostas para os problemas reais de Moçambique.
Na sua mensagem por ocasião desta celebração, o Magnífico Reitor, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, falou da inquietação, um dos legados de Santo Agostinho para UCM. No seu entender, uma comunidade universitária que se diz católica, deve estar insatisfeita com respostas fáceis, incapaz de se acomodar ao já sabido e em permanente busca. Esta inquietação, é no seu núcleo, uma vocação intelectual.
Outro legado de Santo Agostinho, é a recusa do divórcio entre a fé e a razão. Agostinho ensina a compreender para crer e crer para compreender. E na UCM, isso significa que, o rigor metodológico não é uma concessão feita ao mundo, mas uma obrigação nascida da própria fé. Para o Reitor, uma Universidade Católica que fosse cientificamente medíocre trairia simultaneamente a ciência e a Igreja.
Uma palestra sobre o tema do dia, ética e formação da consciência humana em Santo Agostinho, apresentada pelo Padre Dávio do Rosário, também marcou o dia do Padroeiro da UCM na Beira. Na ocasião, o orador explicou que, na Universidade Católica, a comunidade académica não tem apenas um espaço de construção de conhecimentos, mas também um lugar formação da consciência para a verdade.
A celebração do Padroeiro da Universidade Católica de Moçambique na Beira, foi ainda marcada por premiações aos vencedores dos torneios promovidos em diversas modalidades desportivas, nomeadamente, Xadrez, Basquetebol e Futsal.
Por: Rogério Maduca Joaquim – Assistente Técnico de Comunicação
Imagens: Samissone Bernardo e Isac Bonga
Related Posts
Pesquisa
Tags Populares


























