Uma delegação composta pela representante da Universidade de Witwatersrand – Elmari Briedenham, da Universidade de Maastricht – Marlieke Bowmans e da Associação Coalizão da Juventude Moçambicana – Márcia Jeiambe escalaram, no passado dia 23 de Maio, a Reitoria da Universidade Católica de Moçambique, na Beira. A visita, realizada no âmbito da implementação do Projecto “Vibrações”, o encomtro tinha como propósito discutir aspectos ligados à sustentabilidade do projecto assim como oportunidades de colaboração futura entre as organizações.

Intervindo na recepção da delegação visitante, onde esteve acompanhado pelos Vice-Reitores e membros do Departamento de Saúde, HIV e Gênero, o Magnífico Reitor da UCM, Prof. Dr. Pe. Filipe Sungo desejou boas-vindas à equipa e manifestou a abertura da UCM para firmar novas parcerias com vista ao crescimento contínuo da instituição. Referindo-se ao projecto “Vibrações”, que para alem das Universidades de Wits e de Maastricht é também implementado em parceria com a Aidsfonds e a Associação Coalizão da Juventude Moçambicana;  o Magnífico Reitor destacou que a iniciativa insere-se num dos pilares estruturantes da Universidade, a extensão universitária, reconhecendo nela uma grande importância no acesso digital à informação sobre saúde sexual e reprodutiva por parte dos jovens moçambicanos, justificando-se por isso o apoio que a Universidade dá ao projecto.

A equipa visitante agradeceu a UCM pela disponibilidade manifestada em recebê-los e reforçam o seu compromisso de continuar a colaborar com a UCM. Também demonstraram a contribuir nos programas educativos sobre Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos (SDSR) no meio académico e nas comunidades, tendo como foco a equidade de gênero, e nessa ligação que gostaria que alarga-se a área com a inovação tecnológica a partir de Website Vibrações, cujo conteúdos estão sendo desenvolvido por quadros da UCM coordenado de departamento Central de Saúde, HIV e Género e, não só, mas tambem, pelos activistas de Coalizão, pela experiencia de plataforma SMS Bizzy.

Balanco das Actividades Parceiros da Holanda, RSA e Coalizão e UCM

Findo o encontro de cortesia os integrantes das quatro instituições realizaram, em dois dias, sessões de trabalho na Beira num olhar sobre (i) Qualidade de da vida dos jovens (num olhar sobre as escolas, lideres comunitários focados a juventude, um olhar nos contextos “locais” para alcançar mudanças ou objectivos; e por fim estigma ao nível de comunidade e procurar transformar em algo tangível); (ii) Discussão daquilo que queremos e que crie efeito no Website; (iii) roteiro/cronograma de pesquisa a partir de encontros, para analisarem conteúdos; (iv) Grupo alvo, usuários e por fim (v) ideia principal (perceber se os conteúdos traz conteúdos que está sendo compreendido). Os parceiros fizeram levantamento pré-definido de quadros da UCM e Coalizão para trabalharem juntos no processo de Conteúdos e Imagens.

Encontros com Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano

Os encontros separados entre parceiros da Holanda, RSA, UCM, Coalizão com Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e por fim, com a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, tiveram como objectivos (1) demonstrar contexto de website Vibrações para os jovens sobretudo Moçambicanos, (2) pedir o raio de difusão de forma oficial para a camada nas escolas e comunidade; (3) analisar os conteúdos e equipa de produção de conteúdo. Nestes encontros a equipa projectou os próximos passos do projecto, estratégia de busca de financiamento assim como discutiu várias possibilidades de parceria com o governo moçambicano, representado pelas instituições acima citadas pelo que, espera-se para breve a assinatura de acordos importantes tendo em vista o fortalecimento da plataforma “Vibrações”.