A Faculdade de Gestão de Turismo e Informática da UCM (FGTI) através do seu Departamento de pesquisa, promoveu no passado dia 8 de Agosto a XIa edição das Jornadas científicas, evento que decorreu sob o lema “Inteligência Artificial Promovendo o Desenvolvimento Sustentável no Contexto das Mudanças Climáticas”.
Após a oração da abertura feita pelo Reverendo Padre Valeriano Perezo, Assistente Espiritual da Faculdade, o Vice-Reitor para área de Investigação, Internacionalização e Desenvolvimento Estratégico, Professor Doutor Nelson Amade, fez o discurso de abertura das jornadas científicas, onde saudou os presentes e agradeceu ao conferencista principal por ter aceitado ao convite.
Na continuidade do seu discurso, o Vice-Reitor explicou que, a inteligência artificial (IA) fornece ferramentas que permitem analisar e compreender os desafios, e no nosso caso concreto as mudanças climáticas. De seguida aconselhou a todos a usarem a IA com prudência, com saberia e de forma ética e com responsabilidade. Na mesma senda o representante do Magnífico Reitor, falou da sua expectativa com relação ao evento, que o mesmo fosse um ambiente de debate reflexivo e com contribuições que possam impulsionar o desenvolvimento das comunidades.
A conferência principal das jornadas científicas deste ano, teve como orador o Professor Doutor Sérgio Mapsanganhe. Durante a sua explanação, destacou que a inteligência artificial nos remete a enormes desafios pois, não só contribui na mitigação das alterações climáticas, mas também pode apoiar a descarbonização do sector industrial e oferecer novas ferramentas para promover a segurança alimentar e hídrica, e tem um papel fundamental na proteção da biodiversidade e dos oceanos, na otimização da produção e distribuição de energia e da economia circular e processos de reciclagem.
Após a conferência inaugural, houve vários painéis com diferentes temáticas onde foram apresentados 28 artigos.
Dentre os participantes do evento, destaque ainda para a Directora da Faculdade, Professora Doutora Bianca Gerente, o representante dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais em Cabo Delgado, Lucas Manuel, alguns membros do governo provincial, representantes de algumas instituições de ensino, docentes, estudantes e corpo técnico administrativo da Faculdade.
Nestas Jornadas, estiveram presentes expositores de várias instituições públicas e privadas que encontraram no evento uma oportunidade de apresentar seus produtos e serviços. Durante a classificação, o certificado de melhor expositor foi para o Departamento de Informática e Meio Ambiente da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, que apresentou um sistema de irrigação inteligente baseado em dados de humidade do solo e condições meteorológicas, optimizando a quantidade de água utilizada.
No final, houve entrega dos certificados ao conferencista, oradores, expositores, comissão organizadora do evento.
Por: Leonor Anajambala- Relações Públicas
Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo