No último final de semana, Moçambique foi assolado pelo ciclone tropical Freddy, um evento climático que teve seu epicentro a província da Zambézia, concretamente a cidade de Quelimane, semeando luto no seio das famílias, incluindo a destruição de varias infraestruturas. No rol de destruição de infraestruturas, as instalações da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas (FCSP) da Universidade Católica de Moçambique não escaparam a fúria do ciclone Freddy, tendo afectado as salas de aulas, o ginásio e outros sectores.

Ciente do ocorrido, o Magnifico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, na companhia do Vice-Reitor para área de Administração e Finanças, o Professor Doutor Armindo Tambo, visitaram nesta quinta-feira, 16 de Março, as instalações da UCM em Quelimane afectadas durante a passagem do ciclone tropical Freddy.

Na mesma ocasião, o dirigente da UCM procedeu a entrega de kits família, constituídos por quantidades significativas de bens alimentícios, nomeadamente, o arroz, feijão manteiga, açucar e óleo de cozinha, aos colaboradores da UCM em Quelimane e anunciou a atribuição de valores monetários correspondentes a um salário mínimo ao mesmo grupo, como forma de aliviar a pressão sobre os encargos financeiros.

A acção levada a cabo pela Universidade Católica de Moçambique, naquela parcela do país, será abrangente para cerca de 500 famílias carenciadas das comunidades circunvizinhas da FCSP, com a distribuição de igual número kits. Uma acção que segundo o Magnífico Reitor, enquadra-se nos princípios de responsabilidade social da instituição que dirige, enquanto católica, como complemento das funções básicas de ensino, pesquisa e extensão, incluindo o desenvolvimento de mentes humanas proactivas para o exercício da cidadania através de acções criativas capazes de construir sociedades socialmente responsáveis e economicamente sustentáveis.

Visivelmente satisfeitos, estavam os funcionários da UCM, que na ocasião agradeceram pelo gesto, visto que com a passagem do ciclone, muitos destes perderam seus bens, incluindo a destruição de suas residências.

Para além da acção levada a cabo nesta quinta-feira, 16 de Fevereiro, a Universidade Católica de Moçambique, lançou no passado dia 14 do mês corrente, uma Campanha de Solidariedade, para com as vítimas do ciclone Freddy, sob o lema: “Fé, Esperança e Caridade”.

Rogério Maduca Joaquim – Assistente Técnico de Comunicação

Revisão: Paula Mugirima