A cerimónia decorreu no dia 9 de Novembro na cidade de Quelimane, e os graduados frequentaram os diferentes cursos ministrados pela Faculdade de Ciências Sociais e Políticas (FCSP) e pelo Instituto de Educação à Distância (IED) da Universidade Católica de Moçambique.
Dos 697 profissionais lançados para o mercado de trabalho, 589 frequentaram o nível de Licenciatura, 108 Mestrado e 2 Doutoramento.
O primeiro momento da XII cerimónia de graduação, foi marcado por uma celebração eucarística presidida pelo Professor Doutor Padre Arcanjo Sitimela, Capelão Mor da UCM, em representação do Administrador Apostólico da Diocese de Quelimane. Em sua homilia, o presidente da celebração, sublinhou que, quando Deus está presente no meio do seu povo, há bênçãos para edificar a vida, sendo por isso necessário estar abertos à esperança, independentemente da religião que cada um abraça, pois ninguém cria o mundo sem a presença de Deus.
No segundo momento, o de outorga de graus, o Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, descreveu o evento como um testemunho vivo do empenho da Universidade Católica, na formação de homens comprometidos com a verdade, acrescentando que, o conhecimento deve ser iluminado pela fé e cada graduado deve trabalhar e viver com dignidade e integridade.
Discursando na ocasião, a Secretária de Estado na província da Zambézia, Dra. Cristina de Jesus, Mafumo, sublinhou que, a formação edifica o homem em várias esferas culturais e sociais da vida. E prosseguiu lembrando ainda aos graduados que, o diploma adquirido é fruto do esforço empreendido, um documento que os identifica como cidadãos qualificados para alinhar na luta contra o subdesenvolvimento e para o bem servir da sociedade moçambicana e o mundo.
Por seu turno, o representante do Edil de Quelimane, Filipe dos Santos Ribeiro, lembrou que, a educação significa liberdade e gera conhecimento, atraindo desta forma a sabedoria, por isso é importante saber que a formação transforma o homem, para desenvolver a sociedade e o mundo.
Por: Lovas Paquete
Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo