A Universidade Católica de Moçambique (UCM), realizou no passado dia 9 de Agosto, a cerimónia de graduação de 248 profissionais no níveis de licenciatura, mestrado e doutoramento da Extensão da UCM e do Instituto de Educação à Distância (IED) em Maputo, com 248 estudantes graduados nas mais diversas áreas do saber.

A outorga de graus foi antecedida por uma celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo de Maputo, Sua Excelência Reverendíssima, Dom João Carlos Hatoa Nunes. Na sua homilia, explicou que, quando passamos por um momento em que tudo dá errado, Deus restaura e renova, tal como aconteceu com Israel. Portanto, disse o prelado na continuidade da sua alocução, vocês também são chamados a buscar continuamente a renovação e a enfrentar desafios futuros com muita coragem e fé.

Dom João Carlos recordou ainda que, durante o seu processo formativo, os graduandos cultivaram valores e aprenderam várias lições, e estas devem ser o guia ao longo da vida.

Como discípulos de Cristo, sejam líderes de justiça e integridade, concluiu o presidente da celebração.

Após a conclusão da missa, seguiu-se o momento da outorga dos graus, cerimónia dirigida pelo Magnífico Reitor da UCM, Professor Doutor Padre Filipe Sungo.

No seu discurso, o dirigente sublinhou que, a cerimónia de graduação é um testemunho do compromisso crescente da Universidade Católica de Moçambique em servir, cada vez melhor, a sociedade moçambicana. Segundo o Magnífico Reitor, a UCM procura através do saber científico e valores humanísticos, tornar-se um agente dinamizador e de mudança na vida da comunidade.

O dirigente desta instituição de ensino superior acrescentou que, a colocação no mercado de trabalho de graduados com elevada preparação para enfrentar os desafios contemporâneos do país e do mundo, é uma das formas encontradas pela UCM para reiterar o seu compromisso com a formação e a investigação científica, em prol do desenvolvimento sustentável de Moçambique, em particular, e do mundo, em geral.

Dentre os que testemunharam a cerimónia, esteve o representante do Secretário de Estado da cidade de Maputo, Dr. Armando Muthemba, este que no seu discurso encorajou os graduados à aprofundarem e buscarem soluções para fazer face aos desafios que a sociedade enfrenta.

Por seu turno, graduados disseram numa mensagem conjunta que, estão cientes da sua responsabilidade para com a sociedade, e manifestaram sua prontidão em contribuir para o desenvolvimento do país, aplicando os conhecimentos adquiridos durante a formação para fazer a diferença.

Na continuidade da sua mensagem, os laureados agradeceram seus familiares e amigos pelo apoio incondicional durante a caminhada formativa.

Refira-se a cerimónia de graduação dos estudantes da Extensão de Maputo e do IED foi testemunhada por vários convidados, dentre eles, membros do governo, académicos, representantes de instituições do ensino superior e secundário, parceiros, comunidade académica da UCM em Maputo, familiares e amigos dos graduados, entre outros.

Por: Dinea Vanila Matias

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo