Trata-se de uma iniciativa inserida nas celebrações do Dia Mundial do Doente, que anualmente celebra-se no mês de Fevereiro. E porque nunca é tarde para levar a cabo uma acção do bem, o acto teve lugar no dia 1 de Abril, no Hospital do distrito de Nhamatanda, a maior unidade sanitária daquele distrito.

Dos produtos entregues a referida unidade sanitária, constam dentre os alimentares, o óleo de cozinha, açúcar, farinha de milho e leite em pó. Como forma de auxiliar no processo de limpeza, a Universidade Católica de Moçambique – Reitoria, também procedeu a entrega de detergente em pó e líquido, javel, certeza, sabão e fraldas para bebês.

A doação feita ao Hospital Distrital de Nhamatanda – HDN, tem como principais beneficiários os doentes da pediatria. De acordo com a Assessora do Vice-Reitor da Administração e Finanças, para Serviços Sociais, Msc. Rosária Elias, a escolha da pediatria para doação dos produtos, está relacionada com a necessidade de haver maior atenção com esta faixa etária, associada ao facto destes menores serem vulneráveis.

Por sua vez, Joaquim Francisco Botão, o director HDN, agradeceu o gesto da UCM, visto que, estes irão ajudar o centro de saúde, principalmente os que se encontram internados, numa altura em que a mesma unidade sanitária recebe pacientes com problemas ligados a má nutrição.

Em nome do governo municipal de Nhamatanda, esteve a Vereadora da Saúde e Acção Social, Joana Filipe, que também louvou o gesto levado a cabo pela Universidade Católica de Moçambique. Os agradecimentos também vieram da mãe de um dos pacientes internados na pediatria, logo após a receção dos donativos.

Esta atividade também foi caracterizada por um momento de oração, acto dirigido pela Msc. Ângela Segundane, Assessora do Vice-Reitor da Administração e Finanças, para área Administrativa.

Também fizeram parte da comitiva da Universidade Católica de Moçambique – Reitoria, vários colaboradores, nomeadamente o Chefe do Gabinete do Reitor, Msc. José Bernardo Rafael, Msc. Roiane Mário, Assessor do Vice-Reitor da Administração e Finanças, para área dos Recursos Humanos, Dr. Edson Senete, Assistente da contabilidade, Senhora Jorgina Maveneca, Assistente administrativa e Dona Helena do pessoal de apoio.

Importa referir que o Hospital Distrital de Nhamatanda, é a segunda maior unidade hospitalar de Sofala, de acordo com informações fornecidas pelo director da mesma unidade sanitária.

Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação

Revisão: Paula Mugirima