A iniciativa que teve lugar no passado dia 11 de Fevereiro, insere-se nas celebrações do XXXIII Dia Mundial do Doente, efeméride promovida pela Igreja Católica, ocasião que convida à reflexão sobre o sofrimento humano e à promoção da dignidade dos enfermos, e neste ano em particular convidando-nos a ser “Peregrinos da Esperança“, lema do Ano Jubilar de 2025.
Na dianteira desta actividade, estiveram a Faculdade de Engenharia e o Centro de Recursos do Instituto de Educação à Distância da Universidade Católica de Moçambique. Estes, através dos Departamentos da Pastoral Universitária e Assistência Social, visitaram o Hospital Psiquiátrico de Chissui, onde alem da simples saudação aos internados, procederam a entrega de 30 kits de higiene pessoal, contendo sabonete, sabão, pasta de dente e a respectiva escova, incluindo papel higiénico, um sinal concreto de presença, unidade e comunhão com todos os pacientes daquela unidade de saúde.
A acção reforça a missão da universidade de acolher e apoiar a população vulnerável, especialmente aqueles que enfrentam desafios significativos no campo da saúde mental.
Neste evento, a Universidade Católica fez-se representar pela Dra. Marília Bartolomeu, Administradora da Faculdade de Engenharia, a Dra. Filomena Camurai, Gestora do Centro de Recursos de Chimoio, Docentes, CTAs e estudantes.
Por: Fibion Sithole – Relações Públicas
Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo