No âmbito da celebração do 33º Dia Mundial do Doente, promovido pela Igreja Católica, a Universidade Católica de Moçambique através da Faculdade de Ciências de Saúde em parceria com a Arquidiocese da Beira, disponibilizou no dia 11 de Fevereiro, atendimento médico gratuito aos doentes provenientes de diferentes partes dos distritos da Beira e Dondo.
O atendimento médico, foi antecedido por uma celebração eucarística presidida pelo Arcebispo da Beira e Magno Chanceler da UCM, Sua Excelência Reverendíssima Dom Cláudio Dalla Zuanna, com a participação dos doentes, Membros de Direcção e colaboradores das três (03) Unidades Orgânicas existentes na Beira, nomeadamente o Instituto de Educação à Distância e as Faculdades de Ciências de Saúde, e Economia e Gestão.
O Magno Chanceler, iniciou a sua homilia explicando que, neste ano o Dia do Doente é comemorado dentro de um ano especial, o Ano Santo, Ano Jubilar, cujo lema é “Peregrinos de Esperança”. Dom Cláudio, recordou ainda que Jesus não está apenas junto das pessoas no momento de celebrações bonitas, está ainda mais perto no sofrimento, é neste momento em que o sofrimento dos doentes junta-se ao de Jesus, tornando-se uma oração, uma transformação.
De a cordo com o Arcebispo da Beira, não são pessoas com muito dinheiro que podem organizar o mundo, são sim pessoas que sofrem é que se juntam ao sofrimento de Jesus para mudar o mundo.
O Director da Faculdade de Ciências de Saúde, Professor Ramires Alfredo, explicou que a iniciativa surge através da parceria existente entre a Universidade e a Arquidiocese, e como resultado foi criada a plataforma que possibilitou o atendimento dos pacientes provenientes de diferentes paróquias. Para o acompanhamento dos beneficiários, a UCM conta com a colaboração das demais unidades sanitárias da urbe, acrescentou Professor Ramires.
Além da responsabilidade social, esta acção é parte dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Extensão Universitária, e conforme frisou o dirigente da FCS, é uma das formas de fazer valer o conhecimento produzido na Universidade.
Dados avançados pela médica e Directora pedagógica da Faculdade, Professora Kajal Chhaganlal, durante o jubileu do doente, a UCM atendeu mais de 400 pacientes, na sua maioria adultos com enfermidades diversas, destacando doenças crônicas (hipertensão, sequelas de AVC, problemas dermatológicos, tuberculose).
Serviços de pediatria, cardiologia, medicina interna e geral, fazem parte dos estiveram disponíveis na Sé Catedral da Beira durante o atendimento.
Após o atendimento, vários pacientes manifestaram o seu sentimento de gratidão e satisfação por terem conseguido uma consulta com um médico, pois segundo deram a conhecer, não tem sido fácil ter este atendimento nas unidades sanitárias.
Importa referir que, o Dia Mundial do Doente foi instituído a 11 de Fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II. Na carta de instituição, o Papa João Paulo II lembrou que a data representa “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”.
Por: Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação
Imagens: Samissone Bernardo– Assistente Relações Publicas FCS