As cerimónias centrais da abertura do Ano Académico 2025 e lançamento oficial das comemorações dos 30 anos da Universidade Católica de Moçambique (UCM), tiveram lugar na Sexta-feira, 14 de Março na Faculdade de Ciências de Saúde, cidade da Beira, com réplica em todas Unidades Orgânicas do país.

Como de costume, houve uma celebração eucarística, esta foi presidida pelo Arcebispo da Beira e Magno Chanceler da UCM, Sua Excelência Reverendíssima Dom Cláudio Dalla Zuanna, concelebraram, Suas Excelências Reverendíssimas, Dom Constantino, Bispo auxiliar da Beira, Dom Atanásio Canira, Bispo de Lichinga e Dom Osório Citora, Bispo auxiliar de Maputo, incluindo o Magnífico Reitor, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, o Capelão-mor, Professor Doutor Padre Arcanjo Sitimela, o Capelão do Centro Regional 1, Professor Doutor Padre Bonifácio Conde e vários sacerdotes, com a participação da equipa reitoral, membros de direcção das unidades orgânicas existentes na capital provincial de Sofala, convidados, comunidade académica e colaboradores.   

Em sua homilia, o Magno Chanceler da Universidade Católica de Moçambique, explicou que, a abertura do ano académico nesta instituição de ensino, inicia com uma celebração eucarística em sinal de reconhecimento que Deus é a fonte de todos os bens. É um acto religioso, de escuta, diálogo e presença com Deus, que cada um faz segundo a sua tradição religiosa, por esta razão, Dom Cláudio, esclareceu que, “a Universidade Católica não é uma universidade para católicos, é para todos, e que o termo católico significa universal”, por isso, todos são bem-vindos.

O presidente da celebração destacou que, na Universidade Católica, os seus integrantes formam uma comunidade, uma família onde a relação interpessoal é fundamental, e ser um bom estudante não é só tirar boas notas, mas saber conviver com os outros.

Após a celebração eucarística, e já no segundo momento do evento, o Magnífico Reitor, fez questão de recordar que, a Universidade Católica de Moçambique é “orientada por princípios cristãos católicos, cuja missão é desenvolver e difundir o conhecimento científico e cultural, promovendo uma formação integral de qualidade, assente em valores humanos, éticos e espirituais”.

“Ser um centro de excelência no ensino, na investigação científica e na extensão universitária, contribuindo activamente para o desenvolvimento do país”, é a visão da UCM, acrescentou o Prof. Doutor Pe. Filipe Sungo.

Aos novos ingressos, o dirigente explicou que, a universidade é um espaço de aprendizagem, de crescimento intelectual e pessoal, e que na UCM não adquirem apenas conhecimentos técnicos, mas também desenvolvem competências que os acompanharão ao longo da vida, nomeadamente, o pensamento crítico, responsabilidade, ética e solidariedade.

Sintam-se acolhidos e integrados, disse ainda o Reitor, que concluiu o seu discurso com um apelo aos estudantes, “criem redes de amizade e colaboração, participem nas actividades extracurriculares, envolvam-se na comunidade académica. A universidade não é apenas um local para assistir a aulas, mas um espaço de construção do futuro”.

Durante a abertura do ano académico 2025, foi proferida uma aula inaugural com o tema: “UCM – 30 anos de Ensino, Celebrando Qualidade e Inovação”, cuja oradora foi a Professora Doutora Fernanda José, docente da instituição. Na ocasião, a oradora destacou os avanços e o contributo da Universidade Católica no país durante os 30 anos, dentre eles a democratização do acesso, melhoria da qualidade, fortalecimento da relevância, internacionalização e valorização da carreira docente. A professora Fernanda, também deu exemplo de vários quadros que servem o país nos diferentes sectores, formados pela UCM nos diferentes níveis.

Além da abertura do ano académico, no dia 14 de Março a UCM, lançou oficialmente na Beira, as comemorações dos 30 anos da sua fundação. Durante o lançamento, o Magnífico Reitor, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, sublinhou que, celebrar 30 anos não é apenas olhar para o passado e recordar conquistas. É, acima de tudo, a reafirmação do compromisso com o futuro. Um futuro onde a universidade continuará a promover o conhecimento, a investigação e o desenvolvimento sustentável, sempre com uma visão humanista e inclusiva, em estreita colaboração com a sociedade moçambicana”.

O Reitor aproveitou a ocasião para agradecer a todos os que fazem parte desta história, com destaque para os fundadores da UCM, que sonharam e edificaram a instituição, os docentes e investigadores, os funcionários administrativos, os estudantes, a razão de ser da universidade e os agentes de mudança que se pretende ver no mundo; e, finalmente, os parceiros e amigos, cuja colaboração tem sido essencial para o crescimento e afirmação da instituição.

O discurso oficial da abertura do Ano Académico, foi proferido pelo Arcebispo da Beira e Magno Chanceler da UCM, Dom Cláudio Dalla Zuanna. Na sua explanação, o prelado frisou que, a UCM, enquanto instituição católica, tem o dever de formar líderes que não apenas dominem as suas áreas do saber, mas que também sejam portadores de uma consciência ética, social e espiritual.

Na continuidade do seu discurso, lembrou aos estudantes que estes são o presente e o futuro do país, por isso que, o conhecimento adquirido na instituição deve estar ao serviço da sociedade, guiado pelo espírito de verdade, justiça e solidariedade. Aos docentes e investigadores, Dom Cláudio, encorajou a “fazer da sala de aula e dos laboratórios espaços de reflexão crítica, diálogo construtivo e testemunho de valores.”

Também discursaram nesta cerimónia, o Director da CUAMM, Don Dante Carraro e a representante do Autarca da Beira, Dra. Alzira langa, Vereadora para área de Educação e Cultura.

No final da cerimónia, seguiu-se à visita da maternidade em construção no Centro de Saúde de São Lucas e a Feira expositiva, onde esteve disponível a oferta formativa da Universidade, incluindo serviços diversos com destaque para assistência médica, doação de sangue, emissão de bilhete de identidade e passaporte.

Refira-se que, neste ano de 2025, serão desenvolvidas várias actividades nas Unidades Orgânicas da Universidade Católica, como forma de marcar as celebrações dos 30 anos de existência.   

Por: Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação

Foto: Samissone Bernardo

Noticias Relacionadas