sobre o

Programa de Saúde Sexual e Reprodutivo, Género e HIV/SIDA

O Programa SSR, Género e HIV/SIDA decorre em todas as Unidades Básicas da UCM. O programa de três anos (de Julho 2010 a Junho 2013) é patrocinado pela Fundação Ford. Substituiu o Programa HIV/AIDS Mainstreaming porque constatou-se a necessidade de usar uma abordagem abrangente e holística, não somente focalizada no HIV/SIDA, que contemple factores e valores culturais, sociais e estruturais.

IMG_2758

O objectivo do programa é promover, na comunidade universitária, a saúde sexual e reprodutivo, a prevenção de HIV/SIDA e a igualdade de género como parte integrante de saúde e do bem-estar social.

Programa

Entre os actores do programa destacam-se:

  • Núcleos de HIV de cada faculdade, compostos por estudantes que se juntam ao núcleo voluntariamente;
  • Pontos Focais de HIV de cada faculdade, que coordenam as actividades do Núcleo ao nível da sua faculdade;
  • Conselheiros que prestam o serviço de aconselhamento e testes voluntários.

Ao nível da Reitoria o programa é coordenado por uma unidade de gestão do programa composto pela Coordenadora do programa e Assessora do Vice-Reitor para área da Pastoral Universitária e Acção Social, Dr.ª Maria Semedo Nhamaze, pelo Oficial de monitoria e avaliação, Dr. Jonito João Angacheiro, pelo Oficial de comunicação e imagem, Dr. Miguel Natha e pela Oficial de finanças e administração, Dra. Ester Marisa Scoth Gonçalhes.

  1. Na sua perspectiva de contribuir para uma vida saudável, o programa actua em três níveis:Actuação ao nível pessoal: O programa promove treinamento dos membros dos núcleos, actividades de desenvolvimento pessoal, da criação de auto-estima, relações saudáveis e habilidades de vida.
  2. Actuação ao nível social e institucional: O programa fornece material informativo e didáctico sobre SSR, HIV/AIDS, ITSs, assédio sexual, violência baseada no género, promove a introdução do módulo básico sobre HIV/SIDA nos cursos da UCM e oferece serviços profissionais de aconselhamento.
  3. Nível de Advocacia e Política: o programa apoia a implementação das políticas de HIV/SIDA e Assédio Sexual da UCM e realiza campanhas de advocacia sobre direitos sexuais e reprodutivos, igualdade de género, combate à discriminação e defesa dos direitos dos PVHS.

Resultados esperados do Programa:

  • 20% dos estudantes de cada curso abrangido e estudantes satisfeitos com as sessões de auto-estima e de sensibilização sobre SSR; HIV/SIDA e habilidades de vida. 
  • 2 campeões e 10 educadores de pares treinados em cada núcleo.
  • O Módulo de SSR e HIV introduzido em cada curso.
  • Produzida anualmente uma agenda e 7000 brochuras.
  • Realizadas actividades de entretenimento em todas as faculdades no dia do estudante e no dia 1 de Dezembro.
  • Oferecido aconselhamento e testes voluntários em todas as faculdades e aumentado o número dos utentes em 25% em relação ao Junho 2010.
  • Realizados semanalmente debates abertos denominados “Chás de Aconselhamento”.
  • 90% dos estudantes com conhecimento das políticas de HIV/SIDA e de Assédio Sexual da UCM.
  • Todos os casos de assédio sexual a serem seguidos.
  • Realizadas anualmente campanhas de advocacia sobre os direitos à saúde, ao respeito entre parceiros, à não discriminação.