A Universidade Católica de Moçambique (UCM), através do Sector da Pastoral Universitária, promoveu no sábado, 12 de Abril, o Retiro da Páscoa, em preparação ao período pascal que se avizinha. Para a reflexão, foi proposto como tema: “Comunidade Académica – Lugar de perdão e aceitação do outro”.

 Em várias Unidades Orgânicas da UCM, a comunidade académica juntou-se para reflectir em torno do tema proposto, tendo como base a Sagrada Escritura. Dentre os aspectos descritos durante a reflexão, destaque para a necessidade perdoar sempre, tal como Jesus ensina, perdoar sem limites. “Antes de pedir perdão a Deus, é importante reconciliar-se com aqueles que por nós ofendidos, um gesto que permite a convivência pacifica” – ressaltou um dos pregadores.

Ainda sobre o perdão, foi dito que, sendo a universidade um lugar onde convivem pessoas com diferentes pensamentos e culturas, guardar mágoas só gera divisão. Lembrando ainda que, perdoar não significa ignorar a injustiça, mas libertar-se do ressentimento que impede o diálogo e o crescimento comum. Por esta razão, insta-se a comunidade a pautar pelo perdão como um acto espiritual e antropológico, pois no seu verdadeiro sentido, no “Perdoar” encontramos o P– paciência, E– esperança, R– respeito, D– doar-se, O– orar, A– amar e R– reintegrar.

Com relação a “aceitação do outro”, frisou-se que, a universidade não deve ser um lugar de exclusão, mas de acolhida. Ao fechar o coração, fecham-se também as portas ao diálogo e à inovação. Também foi destacada a importância da convivência harmoniosa e do respeito mútuo.

O Retiro da Páscoa foi ainda marcado por uma celebração eucarística, esta que encerrou a actividade espiritual de reflexão sobre a Comunidade Académica – lugar de perdão e aceitação do outro.

Por:

Departamento de Comunicação e Protocolo

Departamento de Relações Públicas das UB

Noticias Relacionadas