21 de Março é o Dia Internacional das Florestas, e para marcar esta data, a Universidade Católica de Moçambique através da Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos (FAGREFF), participou do plantio de arvores de diversas espécies nativas e exóticas no Posto Administrativo de Mitava, distrito de Lichinga, acção promovida pela Direcção Provincial do Desenvolvimento Territorial e Ambiente em Niassa. As celebrações deste ano decorreram sob o lema “Florestas e Alimento”.

Alem do plantio de árvores, houve uma mesa-redonda com dois painéis, esta segunda parte decorreu nas instalações da faculdade. Falando durante a abertura do evento, o Director da FAGREFF, Mestre Viegas Wirssone Nhenge, falou da importância de se preservar e conservar as florestas, incluindo os recursos que ela oferece.

O primeiro painel do dia foi sobre “Florestas, cultivo integrado e biodiversidade no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional” e teve como orador o Engenheiro Cassamo Ismail. Na sua explanação explicou que, as florestas nativas e bosques cobrem 43% da massa terrestre, albergando uma extensa biodiversidade e paisagens únicas. O orador destacou a importancia das florestas no fornecimento da segurança alimentar, pois no seu entender, estas são vitais na manutenção da base ecológica para a segurança alimentar.

E no segundo painel, que teve como oradores o Engo. Alcídio Mahite e Msc. Rosário Victor, o tema abordado foi sobre o Ponto de situação do reflorestamento na província do Niassa. Durante a sessão, foi explicado que, devido a pressão no uso de recursos florestais sem nenhum maneio por toda província, surge a necessidade de implementar estratégias e políticas de acção de restauração e recuperação de áreas degradadas, desmatadas, com deficiência de cobertura vegetal e com problemas ambientais.

Importa referir que, o Dia Internacional de Florestas foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) no ano de 1971 e é comemorado anualmente a 21 de Março com objectivo de consciencializar o mundo sobre a importância que as florestas possuem para a sustentabilidade da vida em todo o planeta.

Por: Cleid Madeira

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo

Noticias Relacionadas