O arranque da nova fase de colaboração no âmbito da Plataforma Vibrações, foi formalizado no passado dia 12 de Setembro, em Maputo, entre a Associação Coalizão da Juventude Moçambicana, Associação ComuSanas – Comunidades Sãs e Desenvolvidas, a Associação h2n, a Plataforma Nacional dos Direitos dos Trabalhadores de Sexo, a Rádio Pax – Emissora Católica da Beira e a Universidade Católica de Moçambique. A cerimónia marcou o início de uma parceria estratégica destinada a facilitar o acesso à informação, aos serviços e cuidados de saúde sexual e reprodutiva amigáveis, inclusivos e não preconceituosos para jovens e população-chave em Moçambique.
Durante o evento, foi apresentada uma ferramenta digital inovadora que permitirá aos jovens localizar unidades sanitárias e outros serviços de saúde próximos, com a possibilidade de avaliar e reportar a qualidade dos mesmos. A iniciativa visa melhorar a conexão entre os jovens e os serviços essenciais de saúde, promovendo maior transparência e eficácia no atendimento.
Na referida cerimónia foi também apresentado o Painel de Consulta Juvenil, composto por jovens representantes de todas as províncias do país. Este painel terá um papel consultivo, ajudando o Comité Diretivo da Vibrações a tomar decisões que reflictam as necessidades reais da juventude moçambicana.
Em breve, uma campanha promocional será lançada à escala nacional, reforçando o compromisso da Plataforma em atender de forma inclusiva e acessível a população jovem do país.
A Plataforma Vibrações, lançada em 2022 e que conta com o apoio do governo de Moçambique, através do Ministério da Saúde e financiamento da Aidsfonds, é uma iniciativa digital focada em ampliar o acesso à informação, serviços e cuidados de saúde sexual e reprodutiva para jovens e população chave. O site conta actualmente com cerca de 121 mil visualizações de páginas e um alcance de mais 300 mil internautas pelas redes sociais.
Por: Miguel Natha