No dia 7 de Maio do corrente ano realizou-se a cerimónia de abertura oficial do ano lectivo 2021, da Universidade Católica de Moçambique. A mesma  teve lugar na sala magna da Faculdade de Ciências de Saúde, e contou com a presença de Magno Chanceller da UCM, Dom Clàudio Dalla Zuanna,  Magnífico Reitor da UCM, Prof. Dr. Filipe Sungo,   Capelão Mor,  Direcção das três Unidades Orgânicas na Beira, entidades governamentais, presidente do Conselho Municipal da Beira, Eng. Albano Carige, representante da Secretária do Estado de Sofala, Dr. Manuel Chicamisse, representante do governador da Província  Dr. Tomás Pereira Viageiro, Autoridades Académicas do ensino superior da Beira, docentes e estudantes.

A cerimónia foi assente em duas modalidades: presencial e virtual, tendo em conta a situação actual que se vive no mundo inteiro. A mesma foi antecedida com a celebração eucarística presidida pelo Arcebispo da Beira, Dom Clàudio Dalla Zuanna, acompanhado pelo Magnífico Reitor da UCM, Capelão Mor, Capelão da Região e demais sacerdotes.

De seguida, iniciou a segunda parte do programa, onde o Magnífico Reitor na sua intervenção, saudou a todos presentes e expressou votos de um excelente ano de 2021, e em especial aos novos ingressos, desejando-lhes uma boa integração nesta comunidade académica que tem Santo Agostinho como padroeiro. Disse ainda que este ano é muito diferente dos anteriores por conta da Covid 19. Referiu ainda que, estamos a iniciar este ano lectivo no contexto da pandemia, pelo que apelou para que se cumpra escrupulosamente, as normas de protecção sanitàrias, de higiene e segurança preconizadas pelas autoridades de saúde. Mencionou que a UCM está a introduzir novas tecnologias de informação, comunicação que tem vindo a produzir efeitos positivos na aprendizagem e a modificar o modo como os professores estão habituados a ensinar e os estudantes a aprender, através do modelo do ensino híbrido que prevê a realização articulada com aulas presencias e a distância.

Prosseguindo com o programa, o Magno Chanceller da UCM,teceu algumas palavras apresentando as boas vindas a mais um ano lectivo, particularmente ao novo ingresso citando algumas palavras do Papa Francisc: “ a escola e a universidade só têm pleno sentido em relação à formação da pessoa, se todos os educadores colaborar em neste processo de crescimento humano com o seu profissionalismo e com a riqueza de humanidade da qual são portadores, a fim de ajudar os jovens a tornarem-se construtores de um mundo mais solidário e pacífico, ainda mais as instituições educativas  católicas que tem a missão de oferecer horizontes abertos a transcendência. Recorda que, a educação está ao serviço integrado e que a igreja como mãe e educadora olha sempre para as novas gerações na perspetiva da formação da pessoa humana em ordem ao seu fim último e ao mesmo tempo ao bem da sociedade de que o homem é membro e cuja as responsabilidades uma vez adulto tomará parte’’.

Dando continuidade o Magno Chanceller da UCM disse ainda que, na UCM a formação não se resume na sua componente científica, técnica e profissional, mas envolve outras componentes como a ética de responsabilidade e uma cidadania inclusiva, a deontologia de um serviço público aos mais vulneráveis e excluídos da sociedade. Acrescentou dizendo que em pleno tempo de pandemia da covid-19 constatamos que as assimetrias e as desigualdades sociais se acentuaram ainda mais, por exemplo no âmbito universitário nem todos reúnem condições para acederem as plataformas digitais de aprendizagem, neste contexto importa sermos solidários uns com os outros ajudando-nos mutuamente nesta senda de inclusão digital.

E para finalizar , dirigiu-se aos estudantes novamente dizendo: “caros estudantes o nosso projecto enquanto universidade católica é inspirado numa visão cristã católica mas não desprezamos a comunidade universal que o mesmo transporta advogando por uma academia inclusiva onde todos se sintam bem, respeitando a sua dignidade pessoal e na sua identidade social, cultural e religiosa, o respeito pela diversidade que nos habita enquanto membros da comunidade académica da UCM, deve levar-nos a crescer juntos mas respeitando a diversidade e sensibilidade de éticas culturais, que Santo Agostinho patrono da nossa universidade nos inspire na busca incessante da verdade e do bem comum, votos de muitos sucessos no ano lectivo,  declaro solenemente a abertura oficial do ano acadêmico 2021”.

Por: Paula Francisco Mugirima