Trata-se do Professor Doutor Felipe André Angst que foi nesta segunda-feira, 01 de Julho, na cidade da Beira, empossado no cargo de Director do Instituto de Educação a Distância (IED) pelo Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique (UCM), Professor Doutor Padre Filipe Sungo.

A cerimónia foi dirigida pelo Magnífico Reitor, testemunhada pelos Vice-Reitores, o Prof. Doutor Nelson Amade, para área de Investigação, Internacionalização e Desenvolvimento Estratégico e o Prof. Narane Talaquichande, para área do Ensino, Inovação Pedagógica e Responsabilidade Social, a Secretária-geral, Professora Doutora Luísa Marufo, o Administrador, Mestre Albino Mussate, o Presidente do Centro Regional 1 (CR1), Professor Ramires Mlucasse, o Capelão, Reverendo Padre Bonifácio, membros de direção das unidades orgânicas do CR1, e vários colaboradores do IED.

Conforme manda o protocolo, após a oração proferida pelo Padre Bonifácio Conde, seguiram-se as intervenções. Ocasião em que o dirigente da Universidade reconheceu a existência de desafios num ambiente adverso, por isso no seu entender é essencial que o IED explore novas estratégias para captação de recursos, incluindo o fortalecimento e expansão da sua oferta educativa.

Outra prioridade crucial do IED de acordo com o Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, é a adaptação às transformações do ensino superior, numa altura em que existe o desafio ligado a insuficiência de recursos humanos qualificados. A promoção da excelência académica e o aumento da empregabilidade dos graduados da UCM é parte dos objectivos da instituição, e para que o mesmo seja alcançado, conforme disse o Magnífico Reitor ao empossado, é essencial intensificar o diálogo com a comunidade académica, divulgar não apenas a missão e visão do IED, mas as actividades de ensino, investigação e extensão universitária.

As recomendações não foram apenas para o novo Director do Instituto de Educação a Distância, pois o dirigente da UCM recordou aos demais colaboradores da instituição, que o sucesso da comunidade, do conhecimento e o aprimoramento dos programas educacionais dependerá do esforço colectivo e colaborativo, lembrando que durante e após a eclosão da COVID-19, as instituições de educação a distância tem assumido um papel relevante, o que ampliou a valorização do ensino remoto no panorama educativo global, por isso a necessidade de empenhar-se na construção de um instituto mais inclusivo, participativo e dinâmico.

Intervindo na ocasião, o Director cessante, Professor Doutor Narane Talaquichande, falou dos desafios e conquistas da instituição, ressaltando a necessidade de mais trabalho no aprimoramento dos padrões de qualidade na produção de monografias. A migração de Tablets para laptops foi parte das inovações pedagógicas implementadas pelo IED, o que tornou o ensino mais inclusivo e adaptado às necessidades dos estudantes, disse o antigo director do IED e actual Vice-Reitor para área do ensino, acrescentando que o uso da plataforma Moodle em um domínio exclusivo para a educação e distância, também foi uma das grandes conquistas.

Há ainda muito por fazer, continuou o Professor Narane, apelando os colaboradores do IED a acolherem com espírito colaborativo o novo director, pois no seu entender a colaboração de todos é fundamental para uma transição bem-sucedida.

A continuidade no desenvolvimento de estratégias para o ensino híbrido, garantir maior interação entre os tutores e os estudantes nos fóruns de discussão, assegurar a conclusão da reforma curricular, criar condições para maior autonomia dos estudantes, a expansão do IED por meio da criação de mais centros de recursos, entre outros aspetos, foram alguns dos desafios apresentados pelo antigo director ao seu sucessor.

Por seu turno, o novo timoneiro do IED, Professor Felipe, começou por agradecer o Magnífico Reitor pela confiança e ao seu antecessor pelo trabalho feito enquanto director daquela instituição. Na continuidade da sua alocução, explicou que em colaboração com a equipe de trabalho existente será dada a continuidade da preparação dos estudantes para o seu próprio propósito e futuro, incutindo-lhes autonomia, espírito critico, empreendedor e valores de cidadania. O novo director prometeu uma gestão presente, criativa e animadora pautada no diálogo à luz das normas institucionais.

Importa referir que antes da sua nomeação para dirigir o Instituto de Educação a Distância, o Professor Doutor Felipe André Angst era Director da Faculdade de Educação e Comunicação (FEC) da Universidade Católica de Moçambique, com passagens pelas Faculdades de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos, e Ciências Agronómicas. Além de duas Pós-graduações, o Professor Felipe é Doutorado em Ciências de Educação pela Universidade Católica Portuguesa do Porto e Mestre em Gestão e Administração Educacional pela UCM, entre outras atribuições.

Por: Rogério Maduca Joaquim – Assistente Técnico de Comunicação

Revisão: Paula Mugirima – Assessora para área de Comunicação e Protocolo