Na sua XIa  edição, as Jornadas Científicas da Extensão da Universidade Católica de Moçambique em Gurué, tiveram lugar no dia 9 de Agosto, sob o lema “Paz, Democracia e Desenvolvimento Social”. O evento, que decorreu de forma híbrida, reuniu académicos, membros do governo e líderes comunitários em debates aprofundados sobre assuntos cruciais para o desenvolvimento da sociedade moçambicana.

O início das Jornadas foi marcado por uma oração conduzida pelo Reverendo Padre Diogo Nampede, Assistente Espiritual da Extensão. De seguida, a Administradora do Distrito de Gurué, Mestre Elsa Maria Fortes Xavier da Barca, destacou o papel fundamental das Jornadas como um espaço de reflexão e troca de ideias que podem contribuir para o desenvolvimento do distrito e do país, além de fortalecer a cooperação entre diferentes sectores.

Em representação do Magnífico Reitor da UCM, o Vice-Reitor para a Área de Investigação, Internacionalização e Desenvolvimento Estratégico, Prof. Doutor Nelson Amade, realçou a relevância do tema escolhido para as Jornadas, afirmando que a paz, a democracia e o desenvolvimento social, representam um convite ao diálogo, segundo o Papa Francisco.

Na continuidade da sua alocução, o Vice-Reitor explicou que através das jornadas científicas a UCM tem respondido à sua nobre missão orientada por princípios cristãos católicos, que consistem na construção e difusão do conhecimento científico nos vários domínios do saber, através da formação integral com qualidade de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável da comunidade local e internacional.

E porque o evento também foi corporizado por diferentes comunicações organizadas em cinco (05) painéis, o Professor Doutor Nelson Amade sublinhou que estas comunicações são de grande utilidade para a comunidade académica, pois permitem um intercâmbio científico entre os participantes.

A palestra inaugural, proferida por Sua Excelência Reverendíssima Dom António Juliasse Ferreira Sandramo, Bispo da Diocese de Pemba, abordou a interligação entre paz, democracia e desenvolvimento, destacando o papel das Nações Unidas e da Igreja Católica na promoção destes valores desde a Segunda Guerra Mundial. O Bispo desafiou os participantes a aprofundarem o conhecimento e a divulgar documentos que tratam destes temas, enfatizando a necessidade de uma paz duradoura e inclusiva.

Com um discurso proferido pelo representante do Magnífico Reitor, e a bênção final dada pelo assistente espiritual, foi concluída a XIa edição das Jornadas Científicas da Extensão de Gurué, um evento caracterizado pelos participantes com frutuoso.

Por: João Pinho – Relações Públicas

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo