O evento organizado pela Universidade Católica de Moçambique (UCM) em colaboração com diferentes instituições do ensino superior existentes na Beira, teve lugar no passado sábado na Faculdade de Ciências de Saúde e o mesmo insere-se na celebração da Páscoa Interuniversitária na sua VI edição.

O Arcebispo da Beira e Magno Chanceler da UCM, Sua Excelência Reverendíssima Dom Cláudio Dalla Zuanna, foi quem presidiu a missa da Páscoa Interuniversitária. Concelebraram o Magnífico Reitor, Professor Doutor Padre Filipe Sungo e o Capelão da Região 1, Reverendo Padre Bonifácio Conde, com a participação dos Vice-Reitores da UCM, membros de direção das unidades orgânicas deste centro regional e representantes das demais universidades.

Durante a homilia o Magno Chanceler disse que a celebração da Páscoa Interuniversitária significa acolher o desafio da novidade de vida, acolher Deus como um aliado e não alguém que olha para as pessoas como máquinas que podem ser conduzidas. Na missa participada também por docentes e estudantes, Dom Cláudio salientou que se alguém não é um bom estudante ou um bom docente, limita-se a copiar ou imitar o que viu ou ouviu, incluindo conteúdos dos exames, este não será uma pessoa que procura ou apresenta a novidade da vida.

O Arcebispo da Beira recordou que fazer algo de novo provoca reacções ou condenações, por isso que a novidade é difícil. 

Após a celebração eucarística, os representantes das diferentes universidades participaram de u ma palestra que teve como tema: “Impacto da Inteligência Artificial na promoção da Paz: Oportunidades, desafios e perspectivas”, inspirada no tema proposto pelo Papa Francisco durante a celebração do Dia Mundial da Paz deste ano.

No seu discurso, o Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, explicou que com o tema escolhido pretendia-se reflectir sobre a inteligência artificial (IA) como uma ferramenta poderosa para a resolução de conflitos e promoção da cooperação internacional. O dirigente disse ainda que a Páscoa Interuniversitária representa um momento único repleto de esperanças e oportunidades de crescimento, uma ocasião para fortalecer o papel das universidades enquanto instituições viradas a produção de conhecimento, investigação científica e serviço e serviço a comunidade, contribuindo para o progresso da sociedade. A promoção do bem comum das comunidades e a construção de uma sociedade para o progresso da sociedade, é também um dos principais papeis do evento que junta instituições do ensino superior, disse ainda o dirigente da UCM.

A palestra sobre o tema proposto teve como oradora a Mestre Micaela Roberto Amade, Doutoranda em Tecnologias Web e coordenadora do departamento de tecnologias educativas na Faculdade de Economia e Gestão da UCM. A palestrante sublinhou que é pertinente falar sobre a IA para as universidades, pois através desta desperta-se os desafios que as instituições do ensino superior enfrentam diante deste avanço tecnológico.

Participaram e colaboraram na realização da VI edição da Páscoa Interuniversitária, as universidades Zambeze, Licungo, Piaget, Chipande.

Por: Rogério Maduca – Assistente técnico de Comunicação

Revisão: Paula Mugirima – Assessora para área de Comunicação e Protocolo

Noticias Relacionadas