Sob o lema: EDUCAÇÃO SUPERIOR: QUALIDADE DO PROFISSIONAL, DESAFIOS E PERSPECTIVAS, a Extensão da Universidade Católica de Moçambique em Nacala, realizou no passado dia 15 de Novembro de 2019, as II Jornadas Cientificas.

As Jornadas tiveram início com a bênção dada pelo representante do Senhor Bispo de Nacala, o Reverendo Padre Inácio Lucas, Vigário da Diocese de Nacala e de seguida, o Diretor-Adjunto Pedagógico, Dr. Décio Paulo Caetano Dias, em representação do Director da Extensão, fez o discurso de abertura.

No seu discurso o Dr. Décio Dias agradeceu a todos os presentes e referiu que uma Universidade que pauta pela excelência e pela qualidade deve investir na produção, divulgação e publicação científicas. Frisou ainda que no ano de 2018, a Extensão de Nacala realizou as suas primeiras Jornadas Científicas. No final do seu discurso o Dr. Décio Dias fez votos para que tudo corresse sem sobressaltos e que todos saíssem ricos com os diversos contributos que seriam partilhados pelos nossos oradores.

O Dr. Ali Atinane, Secretário Permanente do Distrito e o Dr. Arlindo Chissale, Vereador da área de Tecnologias estiveram na cerimonia a representarem o Administrador do Distrito de Nacala-Porto e o Presidente do Conselho Municipal de Nacala-Porto respectivamente, os quais foi-lhes concedidos um espaço para as suas intervenções. Ambos foram unanimes em afirmar que as Jornadas Cientificas são um evento extremamente importante para uma Universidade, tanto para os estudantes, para os docentes e para a sociedade em geral, uma vez que tem sido um espaço de troca de ideias científicas e que de certa forma essas ideias podem ajudar no desenvolvimento de uma sociedade.

Por seu turno, o representante do Bispo de Nacala, O Reverendo Padre Inácio Lucas, parabenizou a Extensão de Nacala pela realização das II Jornadas Científicas e encorajou aos oradores para um debate profícuo. Referiu ainda que a missão da Universidade Católica é de espalhar o saber para toda a sociedade, alicerçado em valores.

A conferência inaugural foi proferida pelo Dr. Armando Sucute Simão, primeiro Director da Extensão de Nacala e actualmente docente da Faculdade de Educação e Comunicação (FEC) com o tema “Ensino Superior e mercado de trabalho: Desafios e Perspectivas”. O tema foi moderado pela Mestre Vitória Matsinhe, Directora dos Recursos Humanos da empresa Portos do Norte e docente em tempo parcial da Extensão de Nacala.

Para além dos oradores locais como Professor Guedes Bangueiro e Professor Avelino Zonke, as II Jornadas Científicas contaram com oradores de outras Universidades nomeadamente, Professor Wilson Profílio Nicaquela, Docente e Director da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Unilúrio, Delegação da Ilha de Moçambique, a Professora Christiane de Morais Maia, investigadora independente do Brasil, o Professor Armindo Gove, docente e Administrador do Distrito de Nacala-a-Velha, o Professor Faustino Gotine, Docente do Instituto de Comunicação e Imagem de Nacala e o Professor Nordino Pedro, Docente da Faculdade de Educação e Comunicação, em Nampula.

Uma das novidades dessas Jornadas foi a participação, como oradores, estudantes dos cursos de licenciatura nomeadamente: Victogênia Macuta, estudante do 2º ano do curso de licenciatura em Gestão Portuária que abordou o tema “Os desafios do estudante trabalhador na formação Universitária” e os estudantes Felício Terenciano e Nilza Laurinda Afonso, ambos do 1º ano do curso de Contabilidade e Auditoria que abordaram o tema “Necessidade de inovação dos mecanismos de ensino para um modelo viável a uma transição pacífica entre o ensino superior e mercado de emprego em Moçambique.”

As II jornadas Científicas estavam organizadas em cinco painéis versando sobre áreas temáticas afins do lema principal e um painel sobre temas transversais que possibilitou alguns participantes a versar sobre assuntos da Pastoral Universitária e impacto das redes Sociais para a sociedade.

Elaborado por:

Aive Dias R.p da Extensão de Nacala