No âmbito da campanha Setembro Amarelo, o Departamento de Saúde Género –HIV/SIDA da Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Gestão de Turismo e Informática de Pemba, promoveu no dia 18 de Setembro na sala Magna da Faculdade, uma palestra sobre a Consciencialização da Prevenção e Combate ao Suicídio, evento que juntou docentes, estudantes e CTA da Faculdade.

A palestra teve como orador o Dr. Belson, Psicólogo do Hospital Provincial de Pemba que na sua intervenção falou sobre as causas, prevenção e sinais do suicídio. Além da palestra, os membros do Núcleo Shalumo da Faculdade, declamaram poemas e apresentaram uma peça teatral que retratava o valor da vida. Na mesma ocasião houve ainda espaço para dinâmicas com o objectivo de despertar nos participantes a importância de conversar e procurar ajuda sempre que estiverem diante de um problema.

Os participantes, principalmente estudantes aproveitaram a ocasião para esclarecer suas dúvidas relacionadas com o suicídio. E para simbolizar o slogan Setembro Amarelo, os membros do núcleo distribuíram balões amarelos colorindo a sala e dizendo as seguintes palavras em coro “ainda há motivos para viver, a vida é bela. Diga não ao suicídio, viva a vida”.

É de realçar que, esta campanha teve início no dia 01 de Setembro, desde então o Departamento de SGHIV/SIDA e estudantes criavam diariamente, divulgavam vídeos e cartazes com mensagens e/ou informações de prevenção e combate ao suicídio em várias plataformas digitais.

Por: Leonor Anajambala- Relações Públicas

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo