A sala Magna da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática da Universidade Católica de Moçambique, acolheu no passado dia 15 de Março de 2023, uma palestra ministrada pela Professora Doutora Bianca Gerente, Directora da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática subordinada ao tema Promoção da Igualdade de Género através de Plataformas Digitais“.

O tema referido acima, é inspirado no lema proposto pelas Nações Unidas, para a celebração do Dia Internacional da Mulher neste ano de 2023 – “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de género”.

O evento organizado pela FGTI, tinha como objectivo, convidar a todos para uma reflexão sobre o uso benéfico das plataformas digitais, os impactos na promoção da igualdade de género, autonomia no que diz respeito a criação de diversas interações, assim como a sua importância no dia-a-dia da mulher.

Para dar início ao evento, o Padre Valeriano Perezo, assistente espiritual da Faculdade, dirigiu a oração de abertura, e na sequencia em nome da direção foram dadas as notas de boas vindas aos participantes, pelo Director Adjunto Pedagógico, Mestre Domingos Rhongo, tendo ainda apresentado a biografia da oradora.

A moderação da palestra, esteve a cargo da Dra. Hermingarda Rapalião, esta que durante a sua explanação, falou sobre a partilha de conhecimentos e a promoção do empreendedorismo através das plataformas digitais, a elevação e o reconhecimento da mulher no seio da sociedade. Durante a palestra, houve também espaço para apresentação de experiencias de mulheres que se tem destacado por meio da inovação e tecnologia.

O momento cultural, também esteve presente no evento, através da declamação de um poema em homenagem as mulheres, pela estudante Celeste Cuambe, do curso de Gestão de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

De referir que participaram do evento, membros de direção da Faculdade, docentes, estudantes, pessoal técnico e administrativo, igualmente estiveram representadas algumas instituições nomeadamente, Serviços Provinciais de Ciências e Tecnologias, a CEPCI, Instituto Industrial de Pemba e algumas mulheres empreendedoras da cidade de Pemba.

Texto: Leonor Anajambala – Relações Públicas

Fotos: Tercílio Natal