A Faculdade de Ciências Sociais e Políticas (FCSP) da Universidade Católica de Moçambique (UCM), em parceria com a Direcção Provincial da Juventude e Desporto da Zambézia, promoveu no dia 18 do mês em curso, uma palestra que teve como tema “O Papel Transformador da Juventude: Desafios e Perspectivas”. O evento, decorreu no auditório da FCSP e reuniu estudantes, académicos, autoridades governamentais e representantes de diferentes sectores da sociedade, com destaque para o Capelão Mor da UCM, Professor Doutor Padre Arcanjo Sitimela, o Director da FCSP, Prof. Doutor Nito Impissa, o Director Provincial da Juventude e Desporto, Dr. José Lobo, e o Reitor da Universidade Licungo, Prof. Doutor Boaventura Aleixo, que foi o orador principal.

Durante a sessão de abertura, o Prof. Doutor Nito Impissa, saudou os participantes e expressou solidariedade às famílias afectadas pelo Ciclone Chido, com destaque para as vítimas do Norte do país. O académico reforçou o compromisso da UCM em fomentar o debate sobre questões que impactam a juventude e anunciou que a universidade irá ampliar os campos de investigação sobre os desafios enfrentados pelos jovens moçambicanos na actualidade.

O palestrante, Prof. Doutor Boaventura Aleixo, falou da juventude como força motriz da sociedade sob três perspectivas essenciais: a preservação da Paz e da Unidade Nacional, destacando o papel dos jovens na construção de um país coeso e harmonioso; a responsabilidade da juventude perante a sociedade, enfatizando a necessidade de participação activa no desenvolvimento social e económico; e o cultivo de valores fundamentais, como ética, solidariedade e compromisso com o bem colectivo.

Por sua vez, o Director Provincial da Juventude e Desporto, Dr. José Lobo, enalteceu a juventude como pilar essencial do progresso de Moçambique, sublinhando a importância da sua inclusão no processo de tomada de decisão e na definição de políticas públicas que garantam a sua participação no futuro do país.

A palestra destacou-se pelo elevado nível de participação dos jovens, que intervieram activamente no debate, partilhando opiniões e desafios enfrentados no seu quotidiano.

No final do evento, o Reverendo Padre Juvêncio Culibena, Capelão da Faculdade encerrou a cerimónia com uma bênção, invocando esperança, compromisso e responsabilidade social para os jovens presentes.

Refira-se que, esta palestra reforça a importância do diálogo intergeracional e do envolvimento activo da juventude na construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida, consolidando os compromissos da FCSP-UCM e da Direcção Provincial da Juventude e Desporto da Zambézia, na promoção de espaços de reflexão e acção para os desafios contemporâneos.

Por: Miquilina Abuque Nicols, Assistentes RP

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo

Noticias Relacionadas