A referida actividade foi levada a cabo no dia 12 de Setembro na Faculdade de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Católica de Moçambique, promovida pelo Núcleo dos Estudantes desta unidade orgânica, com a participação maioritária de estudante.

A escolha do tema, Suicídio está associado ao facto de este fenómeno estar na lista das principais causas de morte de muitos jovens na sociedade por diversas razões.

A abertura do evento foi dirigida pelo Padre Juvêncio Culibena, que representou o Director da Faculdade. Após a oração, o Padre Juvêncio agradeceu aos organizadores pela iniciativa, por ser uma acção que chama a consciência sobre o problema de suicídio nas nossas comunidades.

O evento teve como oradores, a estudante Jana Fonseca do Núcleo dos estudantes e o Activista Social Inusso Ismael. Na sua intervenção falaram sobre a saúde mental e as razões que induzem os jovens ao suicídio.

Na mesma ocasião, o activista social, Inusso Ismael, falou sobre a necessidade de sermos empáticos na relação com o próximo, pois o companheirismo ou a busca pelo apoio psicológico pode dar a entender na vítima que a situação em que se encontra é apenas uma fase, é passageira, não sendo neste caso motivo para pôr fim a própria vida.

Depois da apresentação dos oradores, seguiu-se o momento do debate, que foi bastante enriquecido com a intervenção dos participantes.

Por: Lovas Paquete – Assistente de Relações Públicas

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo