Sob o lema “A Visão das Raparigas para o Futuro”, o evento teve lugar no passado dia 11 de Outubro e foi organizado pelo Núcleo dos Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Politicas – Vamodha.

Uma oração proferida pelo Capelão da faculdade, o Reverendo Padre Jovêncio Culibena, marcou o início do evento, onde também destacou a sua importância para a partilha de conhecimentos e histórias de sucesso e superação das raparigas.

De seguida houve uma visita à exposição de serviços destinados à rapariga, apresentada por associações e entidades que promovem a igualdade de género, com destaque para a AMME e a ARZ – Associação das Raparigas da Zambézia. Na ocasião, o Director da FCSP, Prof. Doutor Nito da Conceição Impissa, agradeceu a presença dos estudantes e da comunidade académica, sublinhando o papel crucial da juventude na luta pelos direitos das raparigas.

Adiante, foram partilhados os testemunhos da Dra. Filomena Cossoma, esposa do Administrador de Quelimane, e da Dra. Sílvia Soares, esposa do Edil do Município de Quelimane, que contribuíram com as suas experiências e reflexões, enriquecendo o debate sobre o papel das mulheres na sociedade.

O evento contou também com a presença de autoridades locais, com destaque para o Director Provincial do Género e Criança da Zambézia, Prof. Doutor Abdul Latibo Mamande Mussa, que enalteceu a iniciativa da faculdade e incentivou as raparigas a lutarem pelos seus sonhos e por um futuro promissor.

Durante a palestra, a Dra. Asséria Julião, uma das oradoras destacou a importância da prevenção do cancro do útero e os rastreios regulares. A Directora-adjunta Pedagógica da FCSP, Prof.ª Doutora Catarina de Melo emocionou os presentes ao relatar os desafios enfrentados durante a sua formação e o caminho que percorreu até alcançar o sucesso. A Dra. Érica Timane, da FDC, focou-se nos direitos das raparigas, na violência de género e nos obstáculos que muitas enfrentam para continuar a estudar, partilhando histórias de superação. A Sra. Memina André, da UNICEF, discutiu as uniões prematuras e a protecção infantil, destacando o papel do governo em campanhas de prevenção.

A Dra. Maria do Rosário, representante da Direcção Provincial de Educação, reforçou a importância de lutar pelos sonhos e a necessidade de empoderar e desafiar para conquistar os objectivos sem desistir.

Por: Lovas Paquete – Assistente de RP-FCSP-UCM

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo