O Dia Mundial das leguminosas é comemorado em todo mundo no dia 10 de Fevereiro, data instituída pela FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Unindo-se a efeméride, a Faculdade Ciências Agronómicas (FCA) da Universidade Católica de Moçambique, promoveu no passado dia 14 de Fevereiro um workshop sob o lema: “Experiências na produção da soja e os grandes desafios em momentos de mudanças climáticas e crises geopolíticas”.

Após a oração de abertura proferida pelo Reverendo Padre Brito Fernando, Capelão da FCA, o Director da FCA, Engenheiro Sueco Albino Cipriano, acolheu os participantes dando boas vindas e fez saber que era a primeira vez a faculdade acolhia um workshop alusivo ao dia internacional das leguminosas, e na sequência agradeceu ao Engenheiro Rito Muaquiua, Director Geral da Hoyo Hoyo Agribusiness por ter aceite o convite e poder partilhar os seus conhecimentos e experiências relacionadas ao cultivo e comércio da soja em Moçambique.

Durante o evento, o orador convidou os participantes a imergir no tema de forma participativa e dinâmica, porque as experiências e conhecimentos que junto da sua equipa possui enquanto representantes da Hoyo Hoyo Agribusiness é de grande valia para desenvolver o mercado da soja e desenvolver a cadeia de valor da cultura e destacou a “soja como motor de desenvolvimento econômico e um dos pilares do agronegócio mundial que impulsiona nacções, acrescentando que esta cultura tem diversas utilidades, como por exemplo matéria-prima para extração de óleo; ração animal; biodiesel, e diversos produtos da industria farmacêutica e muito mais.

O Director geral da Hoyo Hoyo Agribusiness, deu a conhecer que o Brasil, os EUA e a Argentina são os maiores produtores da soja a nível global e, a economia destes Países é influenciada de forma positiva com a cultura. Segundo o orador Moçambique enfrenta diversos desafios na produção e comercialização da soja, desafios estes que envolvem as políticas do sector agrário e não só. A Hoyo Hoyo Agribusiness, é uma organização sediada sede Ruasse, distrito do Gurué na província da Zambézia, possui larga experiência na produção da soja, tanto é que, uma das melhores práticas de cultivo utilizada na organização é a sementeira direta em detrimento da sementeira convencional, isto como forma de reduzir os custos de produção e maximizar o rendimento.

No final do evento, o Director da Faculdade de Ciências Agronómicas da UCM, agradeceu a presença de todos, acrescentando que aquela foi a primeira de muitas edições do workshop alusivo ao Dia Internacional das Leguminosas.

Participaram do workshop representantes da Hoyo Hoyo Agribusines, do Instituto Nacional de Amêndoas, do Serviço Distrital de Actividades Económicas (SDAE), da União Nacional de Camponeses (UNAC) e da Escola Secundária Padre Eugénio Menegom.

Por: Kelven Paulo Jorge Popinsky

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo