Inserido nas actividades do Dia do Campo, o evento teve lugar no dia 6 de Abril do ano em curso no campo experimental da Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA)  da Universidade Católica de Moçambique (UCM) e contou com a presença do Presidente do Município de Cuamba, representantes da União Nacional de Camponeses, Associações de camponeses, Grupo João Ferreira dos Santos – Sociedade Algodoeira do Niassa, Serviços Distritais de Actividades Económicas, Instituto de Amêndoas, Corpo Docente e Discente desta Faculdade.

Durante o evento a coordenadora de Extensão Universitária da FCA, Engª. Barreta Savanguane, explicou aos participantes o essencial sobre o dia do campo aos convidados, destacando que Universidade Católica do ensino tem apostado na materialização da pesquisa e extensão.

Seguidamente, Professor Doutor Nito da Conceição Impissa, Director-Adjunto Pedagógico da Faculdade, recordou que através da extensão universitária os estudantes aproximam-se mais das comunidades, possibilitando a construção de saberes interdisciplinares. O que proporciona a troca de experiências e conhecimentos entre professores, alunos e a população. Na conclusão da sua intervenção, o representante da direcção da Faculdade agradeceu a todos pela presença.

Após visitar o campo experimental das culturas de milho, soja, feijão nhemba, girassol e algodão, o Edil de Cuamba, Luís Raimundo, mostrou-se satisfeito com o que viu e manifestou sua disponibilidade em estabelecer parceria com a Universidade através da Faculdade de Ciências Agronómicas, com vista a melhoria das boas práticas agrícolas entre os produtores de Cuamba, um objectivo que consta do plano estratégico da edilidade.

O docente e investigador da FCA, Eng. José Savanguane, partilhou como foi possível envolver as associações de camponeses e tornar os experimentos agrícolas em casos de sucesso, sendo que o objectivo foi testar várias técnicas que poderiam aumentar a produção e produtividade, tendo em consideração os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Ainda no evento foi também dito aos estudantes que a tarefa de um agrónomo não é de estar nos gabinetes, mas sim, expandir os conhecimentos adquiridos enquanto estudantes, para o desenvolvimento agrário no seio da comunidade, através de uso de tecnologias e por fim, garantiu que irá visitar os campos agrícolas que serão feitas pelos camponeses para aferir o grau de conhecimentos adquiridos na UCM – FCA.

Refira-se que a escolha de experimentos com as culturas de milho, soja, feijão nhemba, girassol e algodão, são de imensurável importância para comunidade local, por constituírem as principais praticadas em Cuamba.

Por: Kelven Paulo

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo