A Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos da Universidade Católica de Moçambique, graduou no dia 22 de Novembro um total de 164 estudantes formados em diferentes áreas e níveis.
O primeiro momento da XII cerimónia de graduação, foi marcado por uma celebração eucarística presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Atanásio Amisse Canira, Bispo da Diocese de Lichinga. Na sua homilia, o presidente da celebração, sublinhou que, é preciso abrir-lhes as portas através da oração comunitária e individual, a nossa relação com Deus deve ocupar o primeiro lugar antes dos nossos projectos.
No segundo momento, o de outorga de graus, o Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, referiu-se ao evento como, um testemunho do compromisso crescente da Universidade Católica de Moçambique em servir cada vez mais e melhor, a sociedade moçambicana, mediante a proposta de uma formação de qualidade e do cultivo de uma ciência, em prol de um desenvolvimento inclusivo e sustentável, que beneficie, em particular, as nossas comunidades locais.
Discursando na ocasião, a Secretária de Estado na província do Niassa, Dra. Lina Maria da Silva Portugal, sublinhou que, “o governo tem a responsabilidade de continuar a atrair investidores por forma a criar postos de emprego, assegurar o recrutamento para o Estado quadros competentes em função da disponibilidade orçamental bem como, a partir do processo de refrescamento da máquina administrativa do Estado em curso, resultem em aberturas de vagas”. A dirigente instou o sector privado à capitalizar os diferentes talentos credenciados academicamente através de ofertas de estágios profissionais.
De referir que, dentre os 164 profissionais lançados para o mercado de trabalho, 98 são mulheres e 66 homens.
Por: Mazia Alficha Nhenge – Relações públicas
Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo