Sob o lema: 13 anos transformando o conhecimento em acção para um planeta mais equilibrado”. As celebrações do 13º aniversário da Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos tiveram lugar no dia 27 de Fevereiro e foram antecedidas por uma missa presidida Sua Excelência Reverendíssima Dom Atanásio Amisse Canira, Bispo da Diocese de Lichinga.

Na sua homilia, Dom Atanásio exortou aos presentes à seguirem o exemplo de Santo Agostinho, que sempre advogou a compatibilidade entre a fé e a razão, que não podem ser separadas, e, que todos eram chamados à vida de fé e do conhecimento.

O Celebrante frisou que, é necessário seguir os passos de Deus por forma a cultivar uma convivência saudável e de amor ao próximo, por isso, a Faculdade deve formar pessoas para servir a nacção e a sociedade.

Em representação do Magnífico Reitor da Universidade, a Secretária-Geral, Professora Doutora Luísa Natércia Marufo, durante o seu discurso, enalteceu o empenho de todos colaboradores da faculdade e parceiros, o que contribui para um ambiente mais saudável e sustentável.

E na continuidade da sua alocução, exortou a Faculdade a engajar-se nos projectos de parceria, promovendo acções concretas para a sustentabilidade. Por fim, avançou que, a UCM se compromete a apoiar em tudo, para que a FAGREFF possa continuar a contribuir na formação de jovens com foco na auto-sustentabilidade.

Por seu turno, o Director da FAGREFF, o Mestre Viegas Wirssone Nhenge, frisou que desde a sua fundação a Faculdade tem sido um vector de formação dos servidores da nacção e além-fronteiras. Na mesma senda, agradeceu a Reitoria, pelo contínuo apoio em tudo quanto a Faculdade precisa, com vista a dar continuidade na formação de homens e mulheres comprometidos com causa justa do povo.

Durante a palestra subordinada ao tema, “13 Anos transformando o conhecimento em acção para um planeta mais equilibrado”, o Doutor Salvador Ângelo, orador da sessão, falou sobre as linhas gerais da Encíclica do Papa Francisco sobre o Cuidado da Casa Comum, Laudato Si. Exortou a todos que a terra é um bem comum, e a casa comum, por isso, somos todos chamados a cuidar dela, transformando a Filosofia do ter para a Filosofia do ser: “Eu sou parte da terra; eu sou o gestor dos recursos naturais que a terra contém” – concluiu o orador.

O evento também contou com o testemunho de colaboradores de longa data, como o Professor Doutor Felipe André Angst, que foi o primeiro Director da Extensão de Lichinga, a actual FAGREFF, e a colaboradora Maria Estefânia Chelela, carinhosamente. O Professor Felipe Angst, falou do percurso histórico da Unidade orgânica, desde o período da então Extensão de Lichinga à actual Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos. E a Senhora Maria, emocionou a todos ao descrever a origem da actual FAGREFF, tendo em olhando para as dimensões actuais, em relação ao estado anterior.

No final, os participantes visitaram exposição que esteve patente no local, organizada pelos estudantes do curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos e a Biblioteca da Faculdade.

Por: Cleid Madeira e Justino João Elias

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo

Noticias Relacionadas