A obra intitulada, “Justiça Criminal e Questões Sociais no Sul Global”, foi lançada no passado dia 30 de Março, na sala Magna Nossa Senhora de África da UCM – Faculdade de Direito.

Esta é resultado de um trabalho desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas no Brasil em parceria com a Universidade Católica de Moçambique e a Universidade Rovuma, representadas pelos Professores Doutores Bruno Rotta Almeida, Arsénio Francisco Cuco, Felipe Zacarias Zinocacassa, respetivamente, este último diretor da FADIR.

O evento, contou com a presença de docentes e estudantes para além da ilustre comparência do Magnífico Reitor da UCM, o Professor Doutor Padre Felipe Sungo e do digníssimo Procurador Chefe da Província de Nampula, Dr. Ribeiro José Cuna.

Presente na ocasião, o Magnífico Reitor da UCM, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, foi quem deu as boas vindas aos demais participantes e felicitou aos organizadores da obra, acrescentando ainda que o livro lançado é fruto do III Congresso Internacional promovido pelo Libertas -Programa de Punição e Controle Social e Direitos Humanos, no âmbito do programa de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas em parceria com a UCM, a UniRovuma, a Universidade de Alagoas no Brasil e com o Conselho Latino Americano de Ciências Sociais. Ainda na sua intervenção, o dirigente da UCM disse que a investigação é um dos pilares fundamentais das universidades, por isso, encoraja as parcerias entre as diversas instituições de ensino superior no âmbito do ensino, investigação e extensão universitária.

Dando seguimento ao evento, o professor Bruno Rotta Almeida, um dos organizadores da obra, agradeceu o apoio dado pelas universidades para o sucesso do projecto. Acrescentando ainda, que não é a primeira e nem será a última parceria e que, a partir deste intercâmbio surgirão muitos outros livros.

Para o professor Doutor Arsénio Cuco, A obra “Justiça Criminal e Questões Sociais no Sul Global”, traz consigo uma reflexão sobre como os moçambicanos pensam sobre o direito, uma vez que, por muito tempo esta temática esteve ligada ao direito português.  Salientou ainda que, as universidades devem juntar-se para produzir conhecimento científico e assim ajudar o país a crescer. Na sua explanação, afirmou que as universidades não são adversárias, muito pelo contrário, devem andar de mãos dadas em prol do desenvolvimento das comunidades através do conhecimento gerado nas universidades.

Na ocasião, o Procurador chefe da província, o Dr. Ribeiro Cuna, apresentador do livro, elogiou o projecto e disse que a obra é de grande importância não só para os académicos, mas também para o sistema judiciário tais como a classe dos magistrados, advogados e defensores públicos; para as forças de defesa e segurança, activistas de direitos humanos e até decisores políticos pois apresenta elementos que podem ajudar a alavancar o país.

Para terminar, o Magnífico Reitor apelou aos docentes a produzirem conhecimento e incentivar os seus estudantes a envergarem pelo mesmo caminho. Salientou que, os estudantes formados pela UCM têm um perfil diferenciado das outras universidades, daí cia de se empenharem nos estudos e na produção científica e, espera que as próximas publicações tenham participações da camada estudantil. Uma vez mais louvou a iniciativa e manifestou grande apreço e reconhecimento pelo trabalho realizado que culminou com o lançamento deste livro.

Vilma M. Geraldo – Assistente de Relações Públicas

Revisão: Departamento de Comunicação e protocolo