Decorreu no passado dia 14 de Abril do corrente ano 2021, na Escola Secundária Geral Cristiano Paulo Taimo, o lançamento oficial da campanha sob o lema “Rapariga Informada é uma Rapariga Segura” no âmbito da implementação do projecto intitulado Rapariga Segura. Este foi concebido e desenvolvido pela Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos (FAGREFF), da Universidade Católica de Moçambique (UCM), e financiado pela Maastritch University.

Salientar que, o lançamento da campanha de advocacia foi antecedido de um workshop de capacitação de activistas em matérias de Saúde Sexual e Reprodutiva e HIV/SIDA, com principal enfoque no planeamento familiar, nas ITS´s e na prevalência do HIV/SIDA em Moçambique. A capacitação teve como facilitadores a enfermeira de Saúde Materno Infantil, Abibi Mandavir, o Técnico de Monitoria e Avaliação do Núcleo Provincial de Combate ao HIV/SIDA, Dr. Salvador Chamba e o Conselheiro da FAGREFF, o senhor Henriques Mbuana.

Durante a cerimónia de lançamento, o Coordenador do Departamento de Saúde, HIV e Género, Dr. Dércio Victor Constantino, procedeu à apresentação do projecto Rapariga Segura, o qual incide sobre a problemática da gravidez precoce, que constitui um grave perigo para a saúde e educação das raparigas. De seguida procedeu à leitura dos compromissos aos participantes de modo que estes possam se comprometer igualmente com os objectivos da campanha.

O Director da Escola Secundária Geral Cristiano Paulo Taimo, Dr. Fernando Ali Bandasse, mencionou que o desafio actual é manter a rapariga na escola, pois actualmente a escola conta com maior número de rapazes a estudar em relação a raparigas, principalmente nos últimos anos de escolaridade (11ª e 12ª classe). Porém, afirmou o seu compromisso em colaborar com a UCM-FAGREFF na sensibilização da rapariga, cumprindo com o objectivo do projecto que é o de reduzir o elevado índice de gravidez precoce, contribuindo na redução da morte de raparigas em idade escolar.

Por sua vez, o representante da Direcção do Género, Criança e Acção Social do Niassa, Dr. Justino Eugénio, na sua intervenção mencionou que muitas adolescentes se tornam mães antes dos 15 ou 18 anos, e infelizmente este facto associa-se as uniões prematuras, estando aliado também à pressão económica, à pobreza, práticas culturais e à falta de informação. No Niassa o número de casos de gravidez precoce é muito maior se for tido em conta a população da Província. É notório que é necessário o apoio de todos para atingir o objectivo que é de reduzir o elevado índice de gravidezes precoces. O Governo está a criar condições de sensibilização da rapariga para que esta permaneça na escola, através do parlamento infantil, e através de grupos multissectoriais. Por fim, saudou a iniciativa da FAGREFF e referenciou que esta é uma das formas de combater as uniões prematuras e a gravidez precoce.

Para terminar, o Director da FAGREFF, Prof. Doutor Felipe André Angst, proferiu uma saudação a todos os participantes, em particular ao Director da Escola Secundária Geral Cristiano Paulo Taimo, por ter acolhido a UCM como parceiro para desenvolver actividade piloto do projecto em causa. Aconselhou aos adolescentes a definirem um projecto de vida, buscar ajuda, aconselhamento, viver a adolescência, dar preferência aos estudos. Os rapazes devem se envolver neste propósito, dizendo um grande NÃO a gravidez precoce. Por fim o Director entregou certificados de participação aos activistas e membros do Núcleo que participaram do workshop de capacitação de activistas no âmbito do projecto em causa e declarou aberta oficialmente a campanha “Rapariga Informada é uma Rapariga Segura”.

O evento contou com vários momentos culturais proporcionados pelo Núcleo UMPEPE da FAGREFFF-UCM e pelos activistas da Escola Secundária Geral Cristiano Paulo Taimo.

Texto : Dra. Tapsiny Nunes Manuel – Relações Públicas

Imagens: Tapsiny Nunes Manuel & Iamicani Lourenço Thaue

Galeria

Noticias Relacionadas