São estudantes do programa de doutoramento da Faculdade de Ciências Agronómicas da Universidade Católica de Moçambique, que entre os dias 21 a 25 de Outubro, efectuaram uma visita técnica ao laboratório do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), na cidade de Nampula.
A visita em referência teve como principal objectivo, complementar e consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos na unidade curricular de Melhoramento Vegetal, ministrada pelo Professores Associados e investigadores da UTAD, nomeadamente José Lima Brito e Paula Filomena Martins Lopes, especialistas em biotecnologia e genética vegetal respectivamente.
Durante a semana de atividades, os doutorandos foram orientados pelos investigadores experientes do IIAM, em uma série de exercícios práticos de alto valor científico.
Uma das actividades centrais foi a visita na casa de vegetação, onde os estudantes trabalharam diretamente com o cruzamento de leguminosas, onde também aprenderam sobre os desafios e oportunidades envolvidos no melhoramento genético destas culturas, cruciais para a segurança alimentar da região. Essa experiência prática permitirá a aplicação de conceitos teóricos de melhoramento, desde a seleção de características desejáveis até à implementação de estratégias de cruzamento.
Outra atividade que marcou a excursão académica foi a conservação de sementes na câmara fria, um espaço destinado à preservação de germoplasma. Nesta etapa, os doutorandos conheceram as técnicas de conservação de sementes de 1ª geração, em especial de culturas como o gergelim e o feijão nhemba, que desempenham um papel vital nos programas de melhoramento genético. E desta forma compreende-se a importância da conservação de recursos genéticos como parte essencial do desenvolvimento agrícola sustentável.
Os ensaios de campo constituem uma parte significativa da visita, aqui os doutorandos tiveram a oportunidade de observar de perto os experimentos realizados com mandioca, onde são aplicados diferentes métodos de cruzamento
O encerramento desta semana de estudos teve lugar no dia 25 de Outubro na Faculdade de Educação e Comunicação. Ocasião oportuna para reflectir em torno das experiencias vividas ao longo da semana, discutir os resultados, esclarecer dúvidas e partilha de pontos de vista sobre os avanços na área de melhoramento vegetal.
Esta troca de conhecimentos contribui para fortalecer as competências, preparando os doutorandos para enfrentar os desafios da agricultura moderna e promover inovações no campo do melhoramento genético em Moçambique e além.
Refira-se que o programa de doutoramento em Agronomia foi introduzido em 2023, pela Universidade Católica de Moçambique, em cooperação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) de Portugal.
Por: Faculdade de Ciências Agronómicas
Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo