Trata-se de Arquimedes Lacerda da Silva e Bruna Domingues, estudantes do 4º ano do curso de licenciatura em Agronomia na Faculdade de Ciências Agronómicas da Universidade Católica de Moçambique, que se encontram em Portugal para frequentar um semestre do 4º ano do mesmo curso, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

A deslocação dos referidos estudantes à Portugal, está inserida no programa de mobilidade académica da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP), o ProCTEM+. Este projecto de mobilidade, reúne estudantes e professores das áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas, com o intuito de promover a formação das capacidades científico tecnológicas e de pensamento crítico dos jovens para melhorar a sua futura empregabilidade e desenvolvimento sustentável dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PALOP – TL) e Brasil.

Refira-se que, a mobilidade académica constitui ainda uma oportunidade de intercâmbio com outros estudantes, sendo um factor que agrega valor na formação qualitativa dos estudantes.

Por: Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação