- Cursos de Licenciatura
- Cursos de Mestrado
- Cursos de Doutoramneto
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Contabilidade e Auditoria
Duração
4 Anos
O curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria foi introduzido em 2010 pela Universidade Católica de Moçambique – Faculdade de Economia e Gestão (FEG), na Beira. É leccionado em regime presencial e tem a duração de quatro anos. Este curso revela-se um instrumento metodológico indispensável à garantia da conformidade de interpretação dos registos financeiros, bem como à fiabilidade dos respectivos conteúdos, desempenhando uma função imprescindível na facilitação da globalização dos negócios.
Actualmente, o Mercado identifica a necessidade de acolher profissionais com estas competências, que permitam responder às vicissitudes e características apresentadas pelas exigências crescentes do mundo dos negócios. O sector público também necessita de profissionais com este perfil, habilitados para aplicar os princípios contabilísticos patentes no Plano Geral de Contabilidade (PGC) e respectivos planos sectoriais.
Atendendo à procura do mercado, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria responde ao desafio da formação moderna que requer quadros competentes, capazes de lidar com o actual ambiente de negócios. A Licenciatura também prepara os estudantes para dois importantes tipos de Auditoria: Interna e Financeira, fornecendo as competências necessárias para que os futuros licenciados possam ser reconhecidos pelo organismo Internacional – Institute of Internal Auditing.
Perfil
O graduado em Contabilidade e Auditoria tem um conhecimento global do funcionamento de uma organização e dos seus ambientes. Possui conhecimentos práticos e teóricos, universalmente aceites, e está habilitado a desenvolver as suas actividades em instituições que operam nos mercados monetário e financeiro, bancos, seguradoras, organizações empresariais privadas e públicas, empresas de Auditoria e Consultoria, ONG’s, entre outras.
O graduado tem facilidade em trabalhar em equipa, conceber soluções para problemas concretos, desempenhar tarefas que exigem uma dedicação elevada e, muitas vezes, com grande autonomia.
Competências
O licenciado em Contabilidade e Auditoria deve adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências básicas de formação profissional:
- Capacidade para aprender e desenvolver a teoria e a prática contabilística, bem como o meio envolvente em que se desenvolveu e vai aplicar;
- Capacidade para processar e compilar a informação contabilística e iniciar a sua interpretação/ análise;
- Saber utilizar o Software informático apropriado para processamento da informação contabilística;
- Capacidade para proceder à análise e relevação contabilística das diferentes operações empresariais;
- Diferenciar entre os fins da contabilidade e da fiscalidade e seus efeitos;
- Encerrar as contas e apurar os resultados do exercício;
- Elaborar o balanço, a demonstração de resultados líquidos, a demonstração dos fluxos de caixa e o anexo;
- Preparar e elaborar demonstrações financeiras consolidadas;
- Capacidade para preparar relatórios e contas intercalares, anuais e por segmentos;
- Aprender a noção e importância dos investimentos financeiros;
- Dominar o tratamento contabilístico legal/fiscal das operações especiais e das imobilizações;
- Aplicar as normas internacionais de contabilidade no registo das transacções e na apresentação das demonstrações financeiras;
- Conhecer os conceitos e aspectos fundamentais inerentes à profissão e ao processo de auditoria, incluindo as funções dos auditores, os princípios e normas por que se regem e respectiva responsabilidade;
- Abordar os princípios éticos e deontológicos.
Saídas Profissionais
A Licenciatura em Contabilidade em Auditoria tem por objectivo formar profissionais com competências nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria.
Estes profissionais estão preparados para assumir as seguintes funções:
- Responsáveis de contabilidade em empresas,
- Responsáveis pela gestão fiscal nas empresas,
- Auditores,
- Gestores financeiros,
- Consultores na área de Contabilidade e Fiscalidade em empresas privadas, empresas e serviços do Estado, bem como em empresas do ramo de consultoria contabilística e fiscal e firmas de auditoria. Para além disso, este curso satisfaz os requisitos académicos para inscrição como Técnico Oficial de Contas.
Plano Curricular
Número de vagas : 120 alunos( duas turmas de 30 alunos no periodo laboral e duas turmas de 30 alunos no periodo pós laboral).
Para completar a parte académica do 1.º ciclo de 4 anos (Licenciatura), somando um total de 240 créditos.
Grau académico:
Licencuatura
Título Profissional:Licenciado em Economia e Gestão
Duração
4 Anos
O curso de Licenciatura de Economia e Gestão está organizado de acordo com a Reforma de Bolonha, pelo sistema de unidades de crédito e disciplinas semestrais, e tem a duração de 4 anos. O plano de estudo inclui um conjunto de disciplinas de grande qualidade de Teoria Económica e de Economia Aplicada, entre outras, como Contabilidade e Gestão. As cadeiras e o estágio que oferecemos, assim como a relação entre a faculdade e o meio, permitem, por um lado, uma adaptação adequada ao mercado de trabalho, e por outro, uma constante atenção aos contributos recentes da aplicação da Teoria Económica.
A Licenciatura tem-se revelado apropriada ao mercado de trabalho que requer principalmente funções técnicas e executivas em instituições financeiras e em pequenas e médias empresas de diversos sectores de actividades. De facto, os empregadores têm, ao longo dos anos, recrutado de forma muito favorável os licenciados em Economia e Gestão pela Faculdade de Economia e Gestão (FEG).
Perfil
O graduado em Economia e Gestão está capacitado para enfrentar os desafios que surgem como resultado da transformação da sociedade actual, com mais destaque para os aspectos ligados ao mercado de emprego dinâmico.
O graduado deve ser capaz de fazer análises macro-económicas, aplicar os modelos económicos, actualizar conhecimentos teóricos e analisar as novas interpretações da teoria económica, ajustado aos fundamentos éticos.
Competências
O graduado em Economia e Gestão deve desenvolver as seguintes actividades:
- Elaboração e coordenação de projectos e programas socio-económicos ao nível do território, ramo ou sector;
- Elaboração e controlo de aplicação de princípios e procedimentos na gestão económica nacional, do ramo ou sector;
- Participação e contribuição na definição , aperfeiçoamento e funcionamento do sistema nacional de estatística;
- Participação na elaboração, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos métodos económicos da economia nacional (sistema de preços, política salarial, política fiscal e monetária, política creditaria, política de investimentos);
- Participação na planificação e organização das relações internacionais, ao nível económico e de cooperação, das relações monetárias e financeiras e do comércio externo;
- Concepção, execução e avaliação da política de investimento no âmbito sectorial e nacional;
- Formulação, implementação e controlo de programas e projectos no âmbito industrial e de investimento ao nível interno e externo;
- Análise de gestão cambial, de créditos e seguros, bem como de outros produtos financeiros;
- Investigação de problemas socio-económicos dos ramos da economia nacional e/ou regional.
Saídas Profissionais
O licenciado em Economia e Gestão tem um enorme leque de saídas profissionais em diversas áreas, algumas das quais são:
- Economista
- Auditor Financeiro
- Assessor económico, financeiro e bancário
- Gestor Administrativo-Financeiro
- Gestor Comercial de Vendas;
- Contabilista
Plano Curricular
Número de vagas : 60 ( uma turma de 30 alunos no pediodo laboral e uma turma de 30 no periodo pós laboral).
Para completar a parte académica do 1º ciclo de 4 anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar às 39 disciplinas, somando um total de 240 créditos.
Grau académico:
Licencuatura
Título Profissional:
Licenciado em Gestão e Administração Educacional
Duração
4 Anos
PERFIL
Curso de Licenciatura em Gestão e Administração Educacional rege-se pela Lei do Ensino Superior em Moçambique, e pelos estatutos e Política Científica da Universidade Católica de Moçambique.
O curso nasce com a missão de proporcionar conhecimento e desenvolvimento de habilidades técnicas, conceptuais e humanas ligadas à área formação de Gestão e Administração Educacional, recorrendo as metodologias de ensino centradas no estudante.
COMPETÊNCIAS
O graduado em Gestão e Administração Educacional deve ser capaz de:
- Ter capacidade de gerir instituições educativas;
- Planificar estratégias de intervenção;
- Formar professores e profissionais de Educação;
- Fazer supervisão pedagógica.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
O Licenciado em Gestão e Administração Educacional pode desempenhar as seguintes funções:
- Supervisor e Inspector de Educação;
- Gestor de Instituições educativas e organizações governamentais e não governamentais;
- Formador de Professores e profissinais de educação;
- Implementador de projectos educativos;
PLANO CURRICULAR
O plano curricular do curso de GAE que corresponde ao 1º Ciclo, em consonância com a Lei do Ensino Superior de Moçambique, tem uma duração de quatro (4) anos e comporta 240 créditos. O curso é composto por disciplinas gerais, complementares e nucleares. As disciplinas gerais correspondem a noventa e dois (92) créditos, complementares correspondem a sessenta e dois (62) créditos e as nucleares correspondem a oitenta e seis (86) créditos
Grau académico:
Licencuatura
Título Profissional:
Licenciado em Psicopedagogia
Duração
4 Anos
PERFIL
O Plano Curricular do Curso de Licenciatura em Psicopedagogia rege-se pela lei do ensino superior em Moçambique , e pelos estatutos e Política Científica da Universidade Católica de Moçambique.
O curso nasce com a missão de proporcionar conhecimentos e desenvolvimento de habilidades técnicas, conceptuais e humanas ligadas a área de formação Psicopedagogia recorrendo as metodologias centradas nos estudantes.
A necessidade do presente plano do curso de Licenciatura em Psicopedagogia tem em vista responder a procura, no mercado, de profissionais, nas áreas de pedagogia e psicologia , capazes de responder, com sucesso, os desafios proposto nas áreas referidas.
COMPETÊNCIAS
O graduado em Psicopedagogia deve ser capaz de:
- Gerir situações de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino;
- Planificar estratégias de intervenção psicopedgogogica;
- Fazer se de intervenção psicopedagógica;
SAÍDAS PROFISSIONAIS
O licenciado em Psicopedagogia pode desempenhar as seguintes funções:
- Analista a avalista psicopedagógico;
- Gestor de Instituições educativas e organizações governamentais e não governamentais;
- Formador de Professores e profissionais de educação e de organizações governamentais e não govermentais;
- Implementador de projectos de intervenção psicopedagógica;
PLANO CURRICULAR
O plano curricular do curso de Psicopedagogia corresponde ao primeiro ciclo. Em cosonância com a lei do ensino superior de Moçambique o curso tem uma duração de quatro (4) anos e comporta 240 créditos. O curso é constituído por onze (11) disciplinas gerais, Dez (10) complementares e onze (11) nucleares. As disciplinas gerais correspondem a cinquenta e oito (58) créditos , as complementares correspondem a quarenta e oito (48) as nucleares correspondem a 134 Créditos.
Grau académico:
Licencuatura
Título Profissional:
Licenciado em Gestão de Relações Públicas e Marketing Estratégico
Duração
4 Anos
PERFIL
O Plano Curricular do Curso de Licenciatura em Gestão de Relações Públicas e Marketing Estratégico (GRPME) rege-se pela Lei do Ensino Superior em Moçambique, pelos estatutos e pela Política Científica da Universidade Católica de Moçambique. O curso nasce com a missão de proporcionar conhecimento e desenvolvimento de habilidades técnicas, conceptuais e humanas ligadas a área de Relações Públicas e Marketing, recorrendo a metodologias centradas no estudante e no reconhecimento da missão e visão da Faculdade de Educação e Comunicação.
COMPETÊNCIAS
O graduado em GRPME deve possuir um conjunto de competências que lhe conferem a capacidade de:
- Elaborar estudos de mercado e planos estratégicos de comunicação;
- Desenvolver acções de comunicação para criar, estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma organização e seus públicos;
- Compreender e exercer funções de relações públicas e marketing num contexto de estratégia empresarial;
- Conceber estratégias e planos de acção que contribuam para a prossecução dos objectivos empresariais.
- Planear e executar campanhas e projectos institucionais em organizações empresariais, governamentais, comunitárias, associações e sindicatos;
- Desenvolver estrategicamente todas as actividades que concorrem para a promoção e manutenção da imagem, dos serviços/produtos em organizações empresariais, governamentais, comunitárias, associações e instituições.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
O Licenciado em Gestão de Relações Públicas e Marketing Estratégico pode desempenhar as seguintes funções:
- Relações Públicas Pessoal e Empresarial;
- Gestor de Imagem Empresarial;
- Gestor de Eventos Empresariais e de Entretenimento;
- Gestor de Programas e Campanhas Institucional;
- Porta-Voz Institucional;
- Gestor de acções de Marketing;
- Gestor de Produto e Serviços;
- Consultor em Marketing, opinião e de mercado
PLANO CURRICULAR
O plano curricular do programa de Licenciado em Gestão de Relações Públicas e Marketing Estratégico corresponde ao 1o ciclo em consonância com a Lei do Ensino Superior de Moçambique e composto por 240 créditos do Sistema de Acumulação e Transferência de Créditos Académicos (SNATCA).
Os estudantes frequentarão entre quatro (4) e cinco (5) unidades curriculares ao longo de cada semestre, que têm a duração de dezasseis (16) semanas em regime presencial. As unidades curriculares comportam entre cinco (5) e oito (8) créditos. As unidades curriculares têm o mínimo de quatro (4) aulas presenciais por semana, com a duração de uma (1) hora cada, o que perfaz um total de 64 horas semestrais, por disciplina, composta por aulas teóricas, práticas e tutoriais. Para além das actividades em sala de aulas, o estudante tem entre sessenta e um (61) e cento e trinta e seis (136) horas de trabalho autónomo, por unidade curricular, dependendo do número de créditos de cada uma delas.
Grau académico:
Licencuatura
Título Profissional:
Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Relações Laborais
Duração
4 Anos
PERFIL
O Plano Curricular do curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Relações Laborais (GRHRL) rege-se pela Lei do Ensino Superior em Moçambique, pelos estatutos e pela Política Científica da Universidade Católica de Moçambique.
O curso nasce com a missão de proporcionar conhecimento e desenvolvimento de habilidades técnicas, conceptuais e humanas ligadas à área de Gestão de Recursos Humanos, recorrendo a metodologia de ensino centrado no estudante e no reconhecimento da sua missão e visão da Faculdade de Educação e Comunicação. O perfil do graduado em GRHRL dá uma imagem ordenada e precisa das funções e das competências que os futuros graduados irão desenvolver ao longo do processo de formação.
COMPETÊNCIAS
O graduado em GRHRL deve ser capaz de:
- Agir de forma científica e técnica no âmbito do desempenho das suas funções;
- Gerir pessoas e mantê-las motivadas e produtivas dentro das organizações;
- Identificar e desenvolver talentos;
- Prestar assessoria às organizações em matéria de recursos humanos.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
O licenciado em GRHRL pode desempenhar as seguintes funções:
- Gestor de Recursos Humanos;
- Gestor de carreiras e desenvolvimento profissional;
- Gestor de avaliação e de desempenho;
- Gestor de higiene e segurança no trabalho;
- Gestor de formação e qualificação profissional;
- Assessor de Recursos Humanos;
- Especialista em recrutamento e selecção de profissionais;
- Consultor para área de remuneração;
- Consultor para as áreas de inovação e gestão laboral.
PLANO CURRICULAR
O plano curricular do curso de GRHRL que corresponde ao 1º. Ciclo, em consonância com a Lei do Ensino Superior em Moçambique, tem a duração de quatro (4) anos e comporta 240 créditos. O curso é constituído por trinta (30) unidades curriculares, das quais nucleares, complementares e opcionais. As disciplinas nucleares correspondem a cento e quatro (104) créditos, as complementares correspondem a sessenta e quatro (64) créditos e as opcionais correspondem quarenta e dois (42) créditos.
O curso comporta entre quatro (4) e cinco (5) unidades curriculares ao longo de cada semestre. O semestre tem a duração de dezasseis (16) semanas. Todas as unidades curriculares são leccionadas em regime presencial. As unidades curriculares comportam entre cinco (5) e oito (8) créditos. As unidades curriculares têm o mínimo de quatro (4) aulas presenciais por semana o que corresponde a sessenta e quatro (64) horas por semestre. Cada aula tem a duração de uma (1) hora. As aulas são de natureza teórica, prática e tutorial.
Para além das actividades em sala de aulas, o estudante tem entre sessenta e um (61) e cento e trinta e seis (136) horas de trabalho autónomo, por unidade curricular, dependendo do número de créditos de cada uma delas. Para concluir a Licenciatura em GRHRL o estudante deve aprovar em todas as unidades curriculares incluindo a Monografia.
Grau académico:
Licencuatura
Título Profissional:
Licenciado em Desenvolvimento Comunitário e Serviço Social
Duração
4 Anos
PERFIL
O curso de Licenciatura em Desenvolvimento Comunitário e Serviço Social, rege-se pela lei do Ensino Superior, pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pela política científica em vigor na UCM.
O curso nasce com a missão de focalizar o seu processo de ensino e aprendizagem centrado no estudante, de forma a despertar, proporcionar conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades técnicas, conceptuais e humanas ligadas a área de formação. O perfil do graduado dá uma imagem ordenada e precisa das funções, conhecimentos, capacidades, atitudes ou competências que os futuros graduados irão adquirir e/ou desenvolver ao longo do processo de formação.
COMPETÊNCIAS
Um Licenciado em Desenvolvimento Comunitário e Serviço Social deve:
- Ter a capacidade de desenhar, planificar, implementar, monitorar e avaliar projectos de desenvolviemento;
- Planear e executar campanhas e projectos de assistência social nas comunidades;
- Desenvolver estrategicamente todas as actividades que concorrem para desenvolver, promover e manter a coesão social e o bem-estar.
- Fazer o acompanhamento jurídico-laboral e familiar; e
- Mediar situações de risco e vulnerabilidade social.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
O Licenciado em Desenvolvimento Comunitário e Serviço Social tem as seguintes saídas profissionais:
- Agências de desenvolvimento socioeconómico
- Organizações não-governamentais
- Instituições de ensino
- Empresas públicas e privadas
PLANO CURRICULAR
O curso tem a duração de quatro (4) anos que corresponde a acumulação de 240 créditos. Na UCM, uma unidade de crédito corresponde a vinte e cinco (25) horas de trabalho do estudante, que inclui frequência às aulas teóricas e práticas, estudo individual e de grupo, realização de provas, trabalho de tutoriais, entre outros. Assim, o foco do processo de ensino e aprendizagem está focalizado na aprendizagem dos estudantes sob tutoria de docentes alocados para a formação dos mesmos.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Administração e Gestão de Negócios
Duração:
2 Anos
PERFIL
O Programa de MBA académico surge no contexto da preocupação da UCM em gerar conhecimento científico e formar Capital Humano qualificado, com o profundo domínio das ferramentas teóricas e metodológicas que permitam desenvolver a compreensão de diferentes fenómenos socioeconómico nos planos doméstico e internacional que possam afectar positiva ou negativamente Moçambique – enquanto Estado e, consequentemente, um actor do Sistema Internacional, providenciando soluções e caminhos alternativos, de forma criativa, tendo como alicerce central a investigação científica de excelência.
Assim, a partir de diversidade de domínios de conhecimento oferecidos pelo Programa de MBA, os Graduados ficam habilitados a desempenhar várias funções de relevo, tanto no sector público e ou privado, como podem usar os conhecimentos adquiridos para se tornarem empreendedores, consultores, investigadores e gestores de sucesso. Os amplos conhecimentos de investigação de administração e gestão, adquiridos durante o Programa, permitem, ao graduado, desenvolver uma elevada capacidade de análise, capacidade de análise, segurança na tomada de decisões em ambientes incertos, flexibilidade para a mudança estratégica e desenvolvimento de competências directivas.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
O Graduado deste Programa poderá seguir as carreiras de:
- Assessor de Administração de qualquer área funcional;
- Consultor de gestão, marketing, recursos humanos;
- Director de marketing, recursos humanos, financeiro;
- Analista de projectos;
- Planificador;
- Gestor de Projecto
- Assistente de direcção, administrativo
- Gestor de operações;
- Gestor de logística;
Igualmente, o Graduado deste programa poderá trabalhar como:
- Docente universitário em instituições públicas e privadas;
- Investigador em instituições de ensino superior e de investigação científica públicas e privadas;
PLANO CURRICULAR
O Programa de Administração e Gestão de Negócios é constituído por Unidades Curriculares que são contabilizadas para compor os créditos académicos para habilitar o estudante a ter o título de Mestre em Administração e Gestão de Negócios. O estudante deve completar o número máximo de 120 créditos do Sistema Nacional de Acumulação e Transferência de Créditos Académicos (SNATCA), como requisito fundamental para a obtenção do grau de Mestre em Administração e Gestão de Negócios.
Na UCM, uma unidade de crédito académico corresponde a vinte e cinco (25) horas de trabalho do estudante, que inclui frequência às aulas teóricas e práticas, de campo, estudo individual e de grupo, trabalho de tutoria, entre outros. Na UCM, uma unidade de crédito académico corresponde a vinte e cinco (25) horas de trabalho do estudante, que inclui frequência às aulas teóricas e práticas, de campo, estudo individual e de grupo, trabalho de tutoria, entre outros.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Gestão e Administração Educacional
Duração:
2 Anos
PERFIL
O curso nasce com a missão de proporcionar conhecimento e desenvolvimento de habilidades técnicas, conceptuais e humanas ligadas à área de gestão educacional, recorrendo a metodologias de ensino centradas no estudante.
O curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional tem em vista responder a procura, no mercado de trabalho, de profissionais capazes de responder os desafios da educação.
COMPETÊNCIAS
O graduado em Gestão e Administração educacional deve ser capaz de:
- Gerir e administrar instituições de ensino;
- Supervisionar instituições de ensino com vista a apoiar no desenvolvimento das suas actividades;
- Desenhar e desenvolver currículos;
- Elaborar projectos educativos.
SAIDAS PROFISSIONAIS
O mestrado em Gestão e Administração Educacional pode desempenhar as seguintes funções:
- Gestor de instituições educativas;
- Supervisor de instituições de ensino;
- Formador de professores e profissionais da educação;
- Implementador de projectos educativos;
- Acessor de órgãos de administração pública a nível nacional, regional e local.
PLANO CURRICULAR
O plano curricular do curso de mestrado em Gestão e Administração Educacional que corresponde ao 2º ciclo, em consonância com a Lei do Ensino Superior em Moçambique, tem a duração de dois (2) anos e comporta 120 créditos.
O curso é composto por oito (8) unidades curriculares que decorrem em dois semestres. Sendo que os restantes dois semestres são para a elaboração da dissertação.
As unidades curriculares comportam entre sete (7) e oito (8) créditos e decorrem durante 5 semanas, tendo o mínimo de seis (6) aulas presenciais por semana. Para cada unidade curricular, 30 horas são presenciais e 34 horas reservadas para a interacção na plataforma moodle.
Para concluir o Mestrado em Gestão e Administração Educacional, o estudante deve aprovar a todas unidades curriculares incluindo a dissertação.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Comunicação para o Desenvolvimento
Duração:
2 Anos
PERFIL
O plano curricular do programa de Mestrado em Comunicação para o Desenvolvimento rege-se pela lei do Ensino Superior em Moçambique, pelos Estatutos e política científica da Universidade Católica de Moçambique.
O programa nasce com a missão de proporcionar conhecimento e o desenvolvimento de habilidades técnicas, conceptuais e humanas ligadas a área de Comunicação para o Desenvolvimento, recorrendo a metodologias centradas no estudante.
O programa de Mestrado em Comunicação para o Desenvolvimento tem em vista responder a procura, no mercado de trabalho, de profissionais capazes de responder aos desafios do desenvolvimento em Moçambique
COMPETÊNCIAS
O graduado em Comunicação para o Desenvolvimento deve ser capaz de:
- Desenhar planos de comunicação para o desenvolvimento;
- Desenvolver estratégias de auscultação e participação das comunidades
- Conceber mensagens para campanhas de mudança de comportamento;
- Desenvolver mecanismos de relacionamento com instituições governamentais e não-governamentais.
- Produzir e divulgar conteúdos noticiosos através de meios de comunicação usados em comunidades em vias de desenvolvimento.
- Produzir, utilizar e gerir jornais, cartazes, panfletos, desdobráveis, spots publicitários, webpages e blogs;
- Utilizar e promover as tecnologias analógicas e digitais da informação e comunicação nas comunidades
SAÍDAS PROFISSIONAIS
O Mestre em Comunicação para o Desenvolvimento pode desempenhar as seguintes funções:
- Gestor de campanhas para promover a participação comunitária;
- Gestor de projectos de Intervenção Social;
- Jornalista nas Rádios e Televisões comunitárias;
- Promotor de estratégias de mobilização comunitária;
- Monitor de produção e divulgação de produtos mediáticos;
- Mediador comunitário no Relacionamento com instituições governamentais e não-governamentais
- Ser docente universitário.
PLANO CURRICULAR
O plano curricular do programa de Mestrado em Comunicação para o Desenvolvimento corresponde ao 2º. Ciclo em consonância com a Lei do Ensino Superior de Moçambique e comporta 120 créditos do Sistema de acumulação e transferência de créditos Académicos (SNACTCA).
O programa é composto por (8) unidades curriculares, que decorrem em dois semestres. Sendo que os outros dois (2) semestres são para elaboração do projecto e da dissertação.
As unidades curriculares comportam entre sete (7) e oito (8) créditos e decorrem durante 8 semanas, tendo o mínimo de duas (2) aulas presenciais por unidade curricular.
Para cada unidade curricular, 30 horas são presenciais e 34 horas reservadas para interacção na plataforma Moodle.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Gestão de Recursos Humanos
Duração:
2 Anos
PERFIL
O Programa de MGRH académico surge no contexto da preocupação da UCM em gerar conhecimento científico e formar Capital Humano qualificado, com o profundo domínio das ferramentas teóricas e metodológicas que permitam desenvolver a compreensão de diferentes fenómenos socioeconómico nos planos doméstico e internacional que possam afectar positiva ou negativamente Moçambique – enquanto Estado e, consequentemente, um actor do Sistema Internacional, providenciando soluções e caminhos alternativos, de forma criativa, tendo como alicerce central a investigação científica de excelência.
A partir de diversidade de domínios de conhecimento oferecidos pelo Programa de MGRH, os Graduados ficam habilitados a desempenhar várias funções de relevo, tanto no sector publico como no privado. Também podem usar os conhecimentos adquiridos para se tornarem investigadores, consultores, assessores, e gestores de sucesso. Os amplos conhecimentos de gestão de recursos humanos, adquiridos durante o Programa, permitirão ao graduado a desenvolver uma elevada capacidade de análise e gestão, segurança na tomada de decisões em ambientes incertos, flexibilidade para a mudança estratégica e desenvolvimento de competências directivas.
COMPETÊNCIAS
O Programa de MGRH pretende formar Mestres com rigor e sentido critico, com domínio das ferramentas teóricas e metodológicas que lhes permitam ser profissionais com competências nas áreas de Gestão de pessoal assumir responsabilidade como Gestores, Consultores e Assessores em empresas privadas e públicas, responsáveis pela gestão de pessoal. Trata-se de uma iniciativa que vai, seguramente, fortalecer a capacidade de investigação científica em Moçambique e contribuir, ainda que de forma modesta, para o aumento de número e qualidade de publicações cientificas no país.
O Mestre em Gestão de Recursos Humanos deve ser capaz de desenvolver e reforçar as competências e habilidades dos gestores Moçambicanos e produzir, analistas de gestão de pessoal e processo de RH, altamente qualificados, tanto no sector público como no privado. De outro lado, deve incorporar a teoria e a prática na função de gestão (Gestão de conflitos, de Pessoal, de Recrutamento e Seleccão, de Dados de Pessoal, de Carreira, de Plano de Sucessão, de Talentos, de Desempenho), bem como tópicos complementares como Direito de Trabalho.
O Mestre em Gestão de Recursos Humanos será um profissional detentor de conhecimento multidisciplinar e transdisciplinar, propiciando a capacidade de analisar e compreender os fenómenos sociais e económicos complexos bem como as dinâmicas do mundo contemporâneo. A observância de uma conduta profissional e humana, moral e eticamente recomendáveis e aceitáveis na sociedade moçambicana, na região e no mundo é outro traço característico dos Graduados deste Programa de Mestrado.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
O Graduado deste Programa poderá trabalhar nas áreas de:
- Gestão de Pessoal;
- Gestão de Relações Laborais;
- Assessoria de Administração;
- Gestão de Recrutamento e Seleção;
- Gestão de Carreiras; Gestão de Desempenho;
- Mediação de Conflitos Laborais;
- Gestão Estratégica de Mudança;
- Formação Profissional e Avaliação de Desempenho;
- Pesquisa e investigação.
Igualmente, o Graduado deste programa poderá trabalhar como:
- Docente universitário em instituições públicas e privadas;
- Investigador em instituições de ensino superior e de investigação científica públicas e privadas;
No Programa de Gestão de Recursos Humanos, o estudante deve completar o número máximo de 120 créditos do Sistema Nacional de Acumulação e Transferência de Créditos Académicos (SNATCA), como requisito fundamental para a obtenção do grau de Mestre em Gestão de Recursos Humanos.
Na UCM, uma unidade de crédito académico corresponde a vinte e cinco (25) horas de trabalho do estudante, que inclui frequência às aulas teóricas e práticas, de campo, estudo individual e de grupo, trabalho de tutoria, entre outros. A distribuição de créditos obedece ao critério de proporcionalidade entre o número de créditos e o volume do trabalho na unidade curricular.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Psicopedagogia
Duração:
2 Anos
PERFIL
O curso nasce com a missão proporcionar conhecimentos e desenvolvimento de habilidades técnicas, conceptuais e humanas ligadas a área de psicopedagogia, recorrendo a metodologias de ensino centradas no estudante. O curso de Mestrado em Psicopedagogia tem em vista responder a procura, no mercado de trabalho, de profissionais capazes de responder os desafios da educação.
COMPETÊNCIAS
O graduado em psicopedagogia deve ser capaz de:
- Supervisionar instituições de ensino com vista a apoiar no desenvolvimento das suas actividades;
- Elaborar e implementar programas de formação de professores;
- Elaborar projectos educativos
SAIDAS PROFISSIONAIS
O mestrado em Psicopedagogia pode desempenhar as seguintes funções:
- Supervisor de instituições de ensino;
- Formador de professores e profissionais da educação;
- Implementador de projectos educativos.
PLANO CURRICULAR
O plano curricular do curso de mestrado em Psicopedagogia que corresponde ao 2º ciclo, em consonância com a Lei do Ensino Superior em Moçambique, tem a duração de dois (2) anos e comporta 120 créditos.
O curso é composto por oito (8) unidades curriculares que decorrem em dois semestres. Sendo que os restantes dois semestres são para a elaboração da dissertação.
As unidades curriculares comportam entre sete (7) e oito (8) créditos e decorrem durante 5 semanas, tendo o mínimo de seis (6) aulas presenciais por semana. Para cada unidade curricular, 30 horas são presenciais e 34 horas reservadas para a interacção na plataforma moodle.
Para concluir o Mestrado em Psicopedagogia, o estudante deve aprovar a todas unidades curriculares incluindo a dissertação
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Gestão de Relações Públicas e Marketing Estratégico
Duração:
2 Anos
PERFIL
O curso nasce com a missão de proporcionar conhecimento e desenvolvimento de habilidades técnicas, conceptuais e humanas ligadas a área de comunicação, recorrendo a metodologias de ensino centradas no estudante.
O curso de Mestrado em Gestão de Relações Públicas e Marketing Estratégico tem em vista responder a procura, no mercado de trabalho, de profissionais capazes de responder os desafios da educação. O curso de Gestao de Relacoes Publicas e Marketing Estrategico, responde as exigências do contexto moçambicano na área de Relações Públicas e Gestão de Marketing; as diversas dimensões socioculturais na formação de Gestores para as áreas de Marketing e Relações Públicas; as necessidades das instituições na construção da Imagem e Identidade Empresarial; e, forma profissionais capazes de investigar alternativas de Relações Públicas e Gestão de Marketing.
COMPETÊNCIAS
O perfil profissional do graduado em Gestão de Relações Públicas e Marketing Estratégico é um comunicador e gestor estratégico:
- Adequa-se e decide nas situações mais complexas e imprevisíveis da vida das organizações, transformando fraquezas e ameaças em oportunidades de negócio;
- Um comunicador estratégico de Marketing e de negócios empresariais, com elevada capacidade de argumentação e forte iniciativa na gestão de crises;
- Um técnico com habilidades e competências para desenhar estratégias comunicacionais e empresariais, para intervenção no mercado, usando as tecnologias mais modernas;
- Um profissional ético, responsável e preocupado com as implicações que as suas decisões podem ter para a imagem da organização, para o relacionamento com os stakeholders, para os negócios e para a sociedade;
- Um pesquisador na área da especialização.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
O Mestre em Gestão de Relações Públicas e Marketing Estratégico pode desempenhar as seguintes funções:
- Gestão de contas em agências de comunicação e publicidade
- Assessor da imagem institucional;
- Assessor de gestão de crise;
- Consultor de comunicação;
- Técnico de Comunicação Interna;
- Director de Relações Públicas;
- Técnico de Pesquisa de Marketing;
- Director Comercial;
- Director de Marketing;
- Gestor de Serviços e produtos.
PLANO CURRICULAR
O plano curricular do curso de Mestrado em Gestão de Relações Públicas e Marketing Estratégico que corresponde ao 2º. Ciclo em consonância com a Lei do Ensino Superior de Moçambique tem a duração de dois (2) anos e comporta 120 créditos. O curso é composto oito (8) unidades curriculares, que decorrerem em dois semestres. Sendo que os outros dois (2) semestres são para elaboração da dissertação.
As unidades curriculares comportam entre sete (7) e oito (8) créditos e decorrem durante 5 semanas, tendo o mínimo de seis (6) aulas presenciais por semana. Para cada unidade curricular, 30 horas são presenciais e 34 horas reservadas para interação na plataforma Moodle.
Para concluir o segundo o 2˚ ciclo de mestrado em Gestão de Relações Públicas e Marketing Estratégico, o estudante deve aprovar em todas as unidades curriculares incluindo a dissertação.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Gestão de Projectos de Desenvolvimento
Duração:
2 Anos
PERFIL
O curso nasce com a missão de proporcionar conhecimento e o desenvolvimento de habilidades técnicas, conceptuais e humanas ligadas a área de Gestão de projecto de desenvolvimento, recorrendo a metodologias centradas no estudante.
O curso de Mestrado em Gestão de Projecto de Desenvolvimento tem em vista responder a procura, no mercado de trabalho, de profissionais capazes de responder aos desafios do desenvolvimento em Moçambique.
COMPETÊNCIAS
O graduado em Gestão de Projecto de Desenvolvimento deve ser capaz de:
- Desenhar, planificar, implementar, monitorar e avaliar projectos de desenvolvimento;
- Planear e executar campanhas e projectos de assistência social nas comunidades;
- Desenvolver estrategicamente todas as actividades que concorrem para desenvolver, promover e manter a coesão social e o bem-estar.
- Fazer o acompanhamento jurídico-laboral e familiar; e
- Mediar situações de risco e vulnerabilidade social.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
O mestre em Gestão de Projectos de Desenvolvimento tem as seguintes saídas profissionais:
- Interventor nas Agências de desenvolvimento socioeconómico;
- Técnico em Organizações não-governamentais;
- Técnico nas Empresas públicas e privadas;
- Oficial de projectos;
- Assistente Social; e
- Formador e animador social.
PLANO CURRICULAR
O plano curricular do curso de Mestrado em Gestão de Projecto de Desenvolvimento que corresponde ao 2º. Ciclo em consonância com a lei do Ensino Superior de Moçambique tem a duração de 2 anos e comporta 120 créditos. O curso é composto por oito (8) unidades curriculares, que decorrerem em dois semestres. Sendo que os restantes dois semestres são para a elaboração da dissertação.
As unidades curriculares comportam entre sete (7) e oito (8) créditos e decorrem durante cinco (5) semanas, tendo o mínimo de seis (6) aulas presenciais por semana.
Para cada unidade curricular, 30 horas são presenciais e 34 horas reservadas para interacção a plataforma Moodle.
Para concluir o Mestrado em Gestão de Projecto de Desenvolvimento o estudante deve aprovar a todas as unidades curriculares incluindo a dissertação.
Grau académico:
Doutoramento
Título Profissional:
Doutor em Ciências de Comunicação
Duração:
3 Anos
A Universidade Católica de Moçambique (UCM) elegeu a Universidade Católica Portuguesa (UCP) como parceira privilegiada para o desenvolvimento de um programa de Doutoramento em Ciências da Comunicação (DCC), na sua dupla componente científica e pedagógica, a implementar na Faculdade de Educação e Comunicação, sediada em Nampula.
Ancorado num sólido conjunto de conhecimentos das Ciências da Comunicação e áreas científicas afins, a proposta que aqui se apresenta pretende ir ao encontro das necessidades científicas e sociais declaradas pela UCM. Deste modo, o ciclo de estudos tem como principais objetivos promover a produção de conhecimentos na especificidade teórica da área da comunicação no contexto social de Moçambique através da formação de docentes e investigadores para a carreira académica e para o exercício profissional altamente qualificado. A par do conjunto de conhecimento em benefício da qualificação dos doutorandos, o programa pretende ainda contribuir para promover uma forte relação entre o ciclo de estudos e o tecido empresarial privado e o sector público nacionais.
COMPETÊNCIAS
- Aprofundar os conhecimentos da epistemologia da cultura da comunicação
- Estudar o valor do Marketing num mercado de concorrência e desenhar estratégias de atuação
- Dominar a literatura teórica da área de saber; desenvolver competências e métodos de investigação científicas áreas das ciências da comunicação.
- Formar profissionais de qualidade nas diversas áreas de comunicação como forma de desenvolvimento cultural e global neste mundo em mudanças.
- Conceber, projetar e realizar uma pesquisa significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade científicas.
- Realizar trabalhos académicos que contribuam para o alargar de fronteiras do conhecimento;
- Desenvolver competências de comunicação com os pares e a sociedade em geral sobre a área de especialização.
- Contribuir para promover o progresso tecnológico, social e cultural do país
Linhas de investigação
Linha 1 – Comunicação e Marketing
- a) Comunicação e Comportamento do Consumidor
- b) Gestão de Marketing
- c) Promoção de produtos e vendas
- d) Publicidade e marketing
Linha 2 Comunicação Organizacional
- Gestão estratégica das instituições e organizações
- A liderança e gestão empresarial
- Gestão de Recursos humanos
- Gestão da cultura e trabalho em equipa
- Identidade corporativa e cultura da media
Linha 3 – Comunicação digital
- Plataformas digitais e comunicação institucional
- Domínio das TICs no mundo das tecnologias da informação
- TIC nas ciências da comunicação
- Sistema de informação e conhecimento
Linha 4 – Estudo dos Media
- Comunicação mediática
- Comunicação para o desenvolvimento
- As rádios comunitárias e a disseminação do conhecimento
- Estudos do jornalismo
PLANO CURRICULAR
Todas as disciplinas que compõem o curso têm uma duração semestral e uma carga letiva de 64 horas, das quais 30 são presenciais e 34 a distância, via plataforma Moodle. As disciplinas têm um cariz teórico-prático, estando estruturadas num modelo de pesquisa aplicada, através de sessões que pretendem criar e desenvolver sinergias entre o conhecimento teórico e as práticas específicas de cada uma das variantes. Da metodologia de avaliação das disciplinas do 1.º e do 2º ano lectivo devem constar dois momentos de avaliação distintos, a definir por cada docente tendo em conta as particularidades de cada uma das disciplinas (desenho científico e objetivos).
Grau académico:
Doutoramento
Título Profissional:
Doutor em Inovação Educativa
Duração:
3 Anos
PERFIL FORMATIVO
O Programa de Doutoramento em Inovação Educativa é orientada para a pesquisa científica que permita, aos Doutores, contribuir para a resolução de problemas da sociedade nas suas áreas de conhecimento. Assim, o Doutor em Inovação Educativa é um profissional, com elevada consciência crítica, com capacidade de conduzir e coordenar a investigação científica de forma autónoma, elaborar projectos de investigação científica, bem como leccionar nos níveis de Mestrado e Doutoramento. Adicionalmente, o Graduado deste Programa deverá ser capaz de redigir e publicar artigos e livros científicos. Para além das habilidades de comunicação científica, o Graduado em Inovação Educativa deve pesquisar, em profundidade, os assuntos da sua especialidade e oferecer o seu saber no aconselhamento às instituições públicas e privadas em matérias ligadas às Inovações Educativas.
COMPETÊNCIAS
Doutorandos em Inovação Educativa serão detentores de um conjunto de conhecimentos e habilidades técnico-científicos especializados que lhes proporcionará vantagens competitivas no mercado laboral ao nível nacional, regional e internacional.
Em consonância com os descritores de nível de competência (9), do Quadro Nacional de Qualificações do Ensino Superior (QUANQES), ao completar o Programa do Doutoramento em Inovação Educativa, o Doutor estará qualificado em diferentes domínios do saber, como:
(i) Domínio do Conhecimento (será capaz de demonstrar conhecimento especializado para permitir o envolvimento e a crítica das pesquisas ou práticas actuais em Inovação Educativa);
(ii) Aplicação do Conhecimento (será capaz de demonstrar uma capacidade de avaliar os processos actuais de produção de conhecimento e de escolher um processo apropriado de investigação para a área de Inovação Educativa);
(iii) Métodos e Procedimentos (investigação, experimentação e análise de dados – será capaz de demonstrar um comando e capacidade de projectar, seleccionar e aplicar métodos, técnicas, processos ou tecnologias apropriados e criativos para resolver problemas práticos e teóricos de Inovação Educativa);
(iv) Resolução de Problemas (será capaz de demonstrar a capacidade de usar uma ampla gama de habilidades especializadas para identificar, conceitualizar, projectar e implementar métodos de investigação para abordar problemas complexos e desafiadores dentro da área de Inovação Educativa, incluindo a compreensão das consequências de quaisquer soluções ou introspecções geradas dentro deste contexto especializado);
(v) Ética e Prática Profissional (será capaz de demonstrar uma capacidade de tomar decisões éticas autónomas que afectam a produção de conhecimento, ou questões organizacionais ou profissionais complexas, e uma capacidade de contribuir criticamente para o desenvolvimento de padrões éticos em Inovação Educativa);
(vi) Acesso, Processamento e Gestão da Informação (será capaz de demonstrar a capacidade de projectar e implementar uma estratégia para o processamento e gestão de informações, a fim de realizar uma revisão abrangente de pesquisa em Inovação Educativa para produzir introspecções significativas);
(vii) Produção e Comunicação de Informação (será capaz de demonstrar a capacidade de usar os recursos de discursos académicos e profissionais ou ocupacionais para comunicar e defender ideias substanciais que são produtos de pesquisa ou desenvolvimento em Inovação Educativa);
(viii) Contexto e Sistemas (será capaz de demonstrar a capacidade de fazer intervenções em um nível apropriado dentro de um sistema, com base no entendimento das relações hierárquicas dentro do sistema de Inovação Educativa);
(ix) Capacidade de aprendizagem independente (será capaz de demonstrar a capacidade de desenvolver suas próprias estratégias de aprendizagem independente);
(x) Responsabilidade e Transparência (será capaz de demonstrar capacidade de operar de forma independente e assumir total responsabilidade por seu próprio trabalho e, quando apropriado, responsabilizar-se pela liderança e início de processos e implementação de sistemas, garantindo boas práticas de Inovação Educativa).
PERFIL PROFISSIONAL
O perfil profissional do Doutor é uma imagem de conhecimentos, capacidades e atitudes/comportamentos adquiridos num Programa de Doutoramento. Assim, o perfil orienta a escolha e a organização das actividades curriculares que compõem o plano de estudos e dá uma indicação das áreas de intervenção do futuro Doutor.
Nesta conformidade, os Doutores em Inovação Educativa serão portadores de um perfil profissional que lhes permite trabalhar e/ou colaborar em diferentes instituições públicas e privadas ao nível nacional e internacional, podendo assumir diversas responsabilidades em diferentes níveis.
Igualmente, os graduados do Programa em alusão terão um perfil profissional relevante no contexto das necessidades de desenvolvimento do país.
O Graduado deste Programa poderá seguir as carreiras de:
- Docente Universitário;
- Especialistas em Educação;
- Gestores de Instituições do Ensino Superior;
- Inspectores e Supervisores na área do Ensino;
- Investigadores na área da Tecnologia e Inovação;
- Investigadores em Ciências da Educação.
ESTRUTURA CURRICULAR
O programa de Doutoramento em Inovação Educativa corresponde ao 3º. Ciclo em consonância com a Lei do Ensino Superior de Moçambique e comporta 180 créditos do Sistema de Acumulação e Transferência de Créditos Académicos (SNATCA) para obtenção do grau de mestre.
Na UCM, uma unidade de crédito académico corresponde a vinte e cinco (25) horas de trabalho do estudante, que inclui frequência às aulas teóricas e práticas, de campo, estudo individual e de grupo, trabalho de tutoria, entre outros. A distribuição de créditos obedece ao critério de proporcionalidade entre o número de créditos e o volume do trabalho na unidade curricular. O Programa de Doutoramento em Inovação Educativa é constituído por Unidades Curriculares, classificadas em nucleares, complementares e optativas que são contabilizadas para compor os
créditos académicos para habilitar o estudante a ter o título de Doutor em Inovação Educativa. Disciplinas nucleares são aquelas cuja frequência, pelos estudantes, revela-se imprescindível (obrigatória) para a aquisição dos conhecimentos fundamentais, no âmbito da formação e para a obtenção do grau académico de mestre
O programa é composto por dez (12) unidades curriculares, que decorrerem em dois semestres. Sendo que os outros quatro (4) semestres são para elaboração do projecto e da tese. As unidades curriculares comportam entre sete (7) e oito (8) créditos e decorrem durante 12 semanas no modelo híbrido, por unidade curricular.
Para cada unidade curricular, 30 horas são presenciais e 34 horas reservadas para interacção na plataforma Moodle, MicrosofTeams e/ Zoom. As aulas são ministradas em regime pós-laboral, no modelo híbrido durante o semestre. As unidades curriculares são leccionadas em sistema modular e facilitadas em língua portuguesa. Contudo, poderão ocorrer palestras, seminários e outros eventos científicos, com oradores convidados que se expressem em línguas estrangeiras. Assim, apresenta-se, de seguida, a grelha curricular do Programa de Doutoramento em Inovação Educativa
Linhas de investigação
Linhas fundamentais de investigação (Tecnologias e E-Educação; Empreendedorismo e Instituições do Ensino Superior; Avaliação da Qualidade e Sistemas de Educação e Formação; Inovação na Educação e na Formação), o propósito deste curso focaliza-se na geração de conhecimento orientado para o desenvolvimento inclusivo das IES moçambicanas.
Assim, com este programa, pretende-se investir numa cultura de investigação marcada pela inovação e qualidade, de modo a alcançarmos a excelência que se exige às IES. O papel das Tecnologias da Informação e Comunicação, a par da promoção de uma cultura de empreendedorismo e de avaliação da qualidade podem tornam-se nos vectores-chave no processo de consolidação e inovação do ensino superior, em Moçambique.
O Curso de Doutoramento em Inovação Educativa destina-se a todos os que procuram contribuir para o desenvolvimento de um ensino superior sustentado por práticas de ensino e investigação de excelência. No caso em apreço, sendo um curso que procura inscrever-se na melhoria do ensino superior moçambicano, os principais destinatários são:
- Especialistas em Educação;
- Gestores de Instituições do Ensino Superior
- Inspectores na área do Ensino
- Investigadores na área da Tecnologia Educativa e Inovação