- Cursos de Licenciatura
- Cursos de Mestrado
- Cursos de Doutoramneto
- Aconselhar a qualquer cidadão ou entidade no cumprimento dos ditames legais, criando situações hipotéticas que elucidem o ouvinte, quanto às consequências jurídico-legais do incumprimento do estipulado na lei;
- Defender e promover os direitos humanos e os direitos fundamentais preconizados pelo legislador constituinte;
- Descrever correctamente os processos de aplicação das normas, tendo em conta a sua estrutura de previsão e estatuição;
- Descrever e analisar os fins das penas e das medidas de segurança, tendo em conta a proporcionalidade e a ressocialização dos infractores;
- Desenvolver uma forte capacidade de argumentação;
- Enquadrar o sistema jurídico moçambicano dentro da família romano-germânica, sem obliterar o seu enquadramento regional;
- Fazer o enquadramento jurídico-legal de qualquer situação fáctica ao mundo do Direito;
- Incutir e promover os valores da Justiça, ética e bem-estar social;
- Promover o respeito pela legalidade e pelas instituições;
- Solucionar os litígios que se lhe apresentam, tendo em conta os interesses protegidos e acolhidos pelo legislador.
- Advogados;
- Chefes de departamento jurídicos de empresas privadas;
- Conservadores de Registo;
- Consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado;
- Consultores jurídicos;
- Diplomatas (Relações Internacionais);
- Magistratura do Ministério Público (Procuradores da República);
- Magistratura Judicial (Juízes);
- Municípios, Governos e Assembleias Provinciais;
- Notários;
- ONG´s que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos;
- Organizações internacionais, incluindo as regionais;
- Recursos Humanos.
- Licenciatura em Direito de Estado e Democracia (trienal)
- Licenciatura em Direito Económico e Social (trienal)
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Contabilidade e Auditoria
Duração
4 Anos
O curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria foi introduzido em 2010 pela Universidade Católica de Moçambique – Faculdade de Economia e Gestão (FEG), na Beira. É leccionado em regime presencial e tem a duração de quatro anos. Este curso revela-se um instrumento metodológico indispensável à garantia da conformidade de interpretação dos registos financeiros, bem como à fiabilidade dos respectivos conteúdos, desempenhando uma função imprescindível na facilitação da globalização dos negócios.
Actualmente, o Mercado identifica a necessidade de acolher profissionais com estas competências, que permitam responder às vicissitudes e características apresentadas pelas exigências crescentes do mundo dos negócios. O sector público também necessita de profissionais com este perfil, habilitados para aplicar os princípios contabilísticos patentes no Plano Geral de Contabilidade (PGC) e respectivos planos sectoriais.
Atendendo à procura do mercado, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria responde ao desafio da formação moderna que requer quadros competentes, capazes de lidar com o actual ambiente de negócios. A Licenciatura também prepara os estudantes para dois importantes tipos de Auditoria: Interna e Financeira, fornecendo as competências necessárias para que os futuros licenciados possam ser reconhecidos pelo organismo Internacional – Institute of Internal Auditing.
Perfil
O graduado em Contabilidade e Auditoria tem um conhecimento global do funcionamento de uma organização e dos seus ambientes. Possui conhecimentos práticos e teóricos, universalmente aceites, e está habilitado a desenvolver as suas actividades em instituições que operam nos mercados monetário e financeiro, bancos, seguradoras, organizações empresariais privadas e públicas, empresas de Auditoria e Consultoria, ONG’s, entre outras.
O graduado tem facilidade em trabalhar em equipa, conceber soluções para problemas concretos, desempenhar tarefas que exigem uma dedicação elevada e, muitas vezes, com grande autonomia.
Competências
O licenciado em Contabilidade e Auditoria deve adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências básicas de formação profissional:
- Capacidade para aprender e desenvolver a teoria e a prática contabilística, bem como o meio envolvente em que se desenvolveu e vai aplicar;
- Capacidade para processar e compilar a informação contabilística e iniciar a sua interpretação/ análise;
- Saber utilizar o Software informático apropriado para processamento da informação contabilística;
- Capacidade para proceder à análise e relevação contabilística das diferentes operações empresariais;
- Diferenciar entre os fins da contabilidade e da fiscalidade e seus efeitos;
- Encerrar as contas e apurar os resultados do exercício;
- Elaborar o balanço, a demonstração de resultados líquidos, a demonstração dos fluxos de caixa e o anexo;
- Preparar e elaborar demonstrações financeiras consolidadas;
- Capacidade para preparar relatórios e contas intercalares, anuais e por segmentos;
- Aprender a noção e importância dos investimentos financeiros;
- Dominar o tratamento contabilístico legal/fiscal das operações especiais e das imobilizações;
- Aplicar as normas internacionais de contabilidade no registo das transacções e na apresentação das demonstrações financeiras;
- Conhecer os conceitos e aspectos fundamentais inerentes à profissão e ao processo de auditoria, incluindo as funções dos auditores, os princípios e normas por que se regem e respectiva responsabilidade;
- Abordar os princípios éticos e deontológicos.
Saídas Profissionais
A Licenciatura em Contabilidade em Auditoria tem por objectivo formar profissionais com competências nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria.
Estes profissionais estão preparados para assumir as seguintes funções:
- Responsáveis de contabilidade em empresas,
- Responsáveis pela gestão fiscal nas empresas,
- Auditores,
- Gestores financeiros,
- Consultores na área de Contabilidade e Fiscalidade em empresas privadas, empresas e serviços do Estado, bem como em empresas do ramo de consultoria contabilística e fiscal e firmas de auditoria. Para além disso, este curso satisfaz os requisitos académicos para inscrição como Técnico Oficial de Contas.
Plano Curricular
Número de vagas : 120 alunos( duas turmas de 30 alunos no periodo laboral e duas turmas de 30 alunos no periodo pós laboral).
Para completar a parte académica do 1.º ciclo de 4 anos (Licenciatura), somando um total de 240 créditos.
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Economia e Gestão
Duração
4 Anos
O curso de Licenciatura de Economia e Gestão está organizado de acordo com a Reforma de Bolonha, pelo sistema de unidades de crédito e disciplinas semestrais, e tem a duração de 4 anos. O plano de estudo inclui um conjunto de disciplinas de grande qualidade de Teoria Económica e de Economia Aplicada, entre outras, como Contabilidade e Gestão. As cadeiras e o estágio que oferecemos, assim como a relação entre a faculdade e o meio, permitem, por um lado, uma adaptação adequada ao mercado de trabalho, e por outro, uma constante atenção aos contributos recentes da aplicação da Teoria Económica.
A Licenciatura tem-se revelado apropriada ao mercado de trabalho que requer principalmente funções técnicas e executivas em instituições financeiras e em pequenas e médias empresas de diversos sectores de actividades. De facto, os empregadores têm, ao longo dos anos, recrutado de forma muito favorável os licenciados em Economia e Gestão pela Faculdade de Economia e Gestão (FEG).
Perfil
O graduado em Economia e Gestão está capacitado para enfrentar os desafios que surgem como resultado da transformação da sociedade actual, com mais destaque para os aspectos ligados ao mercado de emprego dinâmico.
O graduado deve ser capaz de fazer análises macro-económicas, aplicar os modelos económicos, actualizar conhecimentos teóricos e analisar as novas interpretações da teoria económica, ajustado aos fundamentos éticos.
Competências
O graduado em Economia e Gestão deve desenvolver as seguintes actividades:
- Elaboração e coordenação de projectos e programas socio-económicos ao nível do território, ramo ou sector;
- Elaboração e controlo de aplicação de princípios e procedimentos na gestão económica nacional, do ramo ou sector;
- Participação e contribuição na definição , aperfeiçoamento e funcionamento do sistema nacional de estatística;
- Participação na elaboração, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos métodos económicos da economia nacional (sistema de preços, política salarial, política fiscal e monetária, política creditaria, política de investimentos);
- Participação na planificação e organização das relações internacionais, ao nível económico e de cooperação, das relações monetárias e financeiras e do comércio externo;
- Concepção, execução e avaliação da política de investimento no âmbito sectorial e nacional;
- Formulação, implementação e controlo de programas e projectos no âmbito industrial e de investimento ao nível interno e externo;
- Análise de gestão cambial, de créditos e seguros, bem como de outros produtos financeiros;
- Investigação de problemas socio-económicos dos ramos da economia nacional e/ou regional.
Saídas Profissionais
O licenciado em Economia e Gestão tem um enorme leque de saídas profissionais em diversas áreas, algumas das quais são:
- Economista
- Auditor Financeiro
- Assessor económico, financeiro e bancário
- Gestor Administrativo-Financeiro
- Gestor Comercial de Vendas;
- Contabilista
Plano Curricular
Número de vagas : 60 ( uma turma de 30 alunos no período laboral e uma turma de 30 no periodo pós laboral).
Para completar a parte académica do 1º ciclo de 4 anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar às 39 disciplinas, somando um total de 240 créditos.
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado
Duração
4 Anos
O curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, introduzido pela Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Economia e Gestão (UCM-FEG), tem regime presencial e a duração de quatro anos. Surge como um instrumento metodológico de formação de técnicos superiores em gestão de recursos humanos, para dar resposta à rápida evolução da função de recursos humanos no contexto actual da função pública e económica, e às exigências que se verificam na gestão do capital humano nas organizações.
O curso configura-se de maneira a que os alunos atinjam níveis de excelência no conhecimento e domínio da utilização dos instrumentos profissionais estudados, no quadro do processo de Bolonha, no que concerne a aquisição de conhecimentos, competências e saberes estabelecidos pelo respectivo nível académico. Pode, posteriormente, tirar o mestrado.
O curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos requer, sobretudo, potenciar a formação de técnicos qualificados, cuja prática se guie pelo rigor do pensamento, pela abertura de espírito, pela ética e por critérios de elevada qualidade na acção profissional.
Perfil
O perfil profissional do licenciado em Gestão de Recursos Humanos é o de um gestor de pessoas no seio das organizações, capaz de planear e gerir os recursos humanos, nomeadamente no recrutamento e selecção, treino e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, gestão de carreiras, entre outros.
É também um consultor ou analista na área de recursos humanos, bem como um profissional que promove o desenvolvimento de competências relacionadas com o comportamento individual e organizacional, catalizando os processos de elaboração de planeamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.
Competêncais
O perfil profissional do licenciado em Gestão de Recursos Humanos é o de um gestor de pessoas no seio das organizações, capaz de planear e gerir os recursos humanos, nomeadamente no recrutamento e selecção, treino e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, gestão de carreiras, entre outros.
É também um consultor ou analista na área de recursos humanos, bem como um profissional que promove o desenvolvimento de competências relacionadas com o comportamento individual e organizacional, catalizando os processos de elaboração de planeamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.
Saídas Profissionais
O licenciado em Gestão de Recursos Humanos tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo trabalhar nas seguintes áreas:
- Consultor de formação profissional;
- Consultoria em recursos humanos e formação profissional;
- Organizações governamentais e não governamentais, a nível do departamento de recursos humanos;
- Empresas de recrutamento e selecção;
- Administrador de cargos e salários, planeamento de recursos humanos e administração de pessoal.
Plano Curricular
Número de vagas : 60 ( uma turma de 30 alunos no pediodo laboral e uma turma de 30 no periodo pós laboral).
O Plano Curricular da Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos apresenta a seguinte estrutura:
Para completar a parte académica do 1º Ciclo de 4 anos (Licenciatura), somando um total de 240 créditos académicos.
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Administração e Gestão de Empresas
Duração
4 Anos
O curso de Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas funciona em regime presencial desde 2010 e tem um perfil dotado de novos contextos nacionais e internacionais. Tem uma capacidade excelente de inserção no mercado laboral. Este curso tem a duração de 4 anos, divididos em 8 semestres.
O plano de estudo apresentado está estruturado de forma a cumprir plenamente os objectivos estabelecidos no quadro do processo de Bolonha, nomeadamente no que diz respeito à aquisição de conhecimentos, competências e saberes, que permitem também prosseguir os estudos para o grau de mestrado.
Este curso visa a preparação de profissionais qualificados, capazes de dar resposta às necessidades de organizações em domínios diversos: administrativo, contabilístico, financeiro e comercial.
Perfil
O profissional em Administração e Gestão de Empresas recebe, na sua formação, conhecimentos para seleccionar os mais complexos problemas organizacionais, podendo actuar na gestão de recursos humanos e não humanos.
Competêncais
- Análises de informação quantitativa e financeira sobre o desempenho de mercado, produto, custo e de mais dados, visando apoiar o processo de estudo mercadológico e económico
- Auto-gestão efectiva em termos de tempo, planeamento e comportamento, dinâmica pessoal, iniciativa individual e empreendimento
- Autonomia de pensamento alicerçada em elementos científicos
- Capacidade de análise crítica fundamentada
- Capacidade de tomar decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada em constante mudança
- Conhecimento de princípios contabilísticos e análises de mapas financeiros
- Domínio de altos valores da ética empresarial
- Domínio de habilidades relativas à comunicação e expressão oral e escrita
- Elaboração e interpretação dos relatórios financeiros de fluxos de caixa
- Elaborar, analisar e gerir projectos
- Interpretar planos estratégicos, tácticos e operacionais, que contribuem para estabelecimento de níveis de capitais próprios para o nível de manutenção
- Permanente curiosidade intelectual que o leve a pensar na formação, não como um processo que se esgota com a simples aquisição de um grau académico, mas que se prolonga no tempo, fruto dos processos dinâmicos e concorrenciais que sujeitam e definem as sociedades modernas
- Técnico de fiscalidade empresarial
- Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise de fenómenos económicos e empresariais
Saídas Profissionais
As competências científicas, técnicas e pessoais, fornecidas durante o curso, habilitam os licenciados em Administração e Gestão de Empresas ao desempenho de funções diversas, em domínios como a organização e gestão, planeamento e estratégia, e ensino e formação:
- Administração Pública ou Privada
- Auditoria e Consultoria
- Auto-emprego
- Controlo de Gestão
- Direcção e Gestão das áreas Comercial e de Marketing
- Direcção e Gestão das áreas Contabilísticas e Financeiras
- Ensino e Investigação
- Gestor de Projectos
- Gestor Financeiro
Plano Curricular
Para completar a parte académica do primeiro ciclo de 4 anos em licenciatura, somando um total de 240 créditos.
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Tecnologias da Informação
Duração:
4 Anos
O curso de licenciatura em Tecnologias da Informação rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38, pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática. O curso visa formar profissionais qualificados para actuar nos vários domínios do uso das tecnologias da informação, desde o hardware, as redes, as bases de dados ou a engenharia de software e programação.
As tecnologias da informação são uma ferramenta imprescindível para qualquer actividade no mundo moderno. Este curso pretende responder à demanda de profissionais que saibam dar respostas adaptadas às várias necessidades que em Moçambique existem e virão a existir nos próximos anos.
O curso responde às exigências de um currículo moderno, que fornece competências técnicas precisas para o uso das tecnologias da informação, com uma componente prática importante, os workshops incluídos na maior parte das disciplinas.
Perfil
O licenciado em Tecnologias da Informação na UCM é um profissional capaz de gerir tecnologias em três áreas principais: programação, administração de sistemas e de redes, e bases de dados. Os graduados deste programa são profissionais com capacidade de promover o uso de tecnologias de informação, preparados para responder e adaptar-se às necessidades tecnológicas de hoje e do futuro, do mundo no geral e de Moçambique em particular. A partir deste perfil geral, os estudantes poderão especializar-se em uma área específica a nível de mestrado.
Competências
O graduado em Tecnologias da Informação terá as seguintes competências:
- Em Programação:
- Compreender os fundamentos básicos de programação, estruturas de dados e algoritmos.
- Conhecer os fundamentos básicos sobre linguagens de programação imperativa e programação orientadas à objectos.
- Conhecer os fundamentos matemáticos que sustentam as tecnologias informáticas.
- Saber identificar, analisar, desenhar e implementar soluções para problemas relacionados com Tecnologias de Informação e comunicação.
- Saber gerir projectos e serviços na área de tecnologias de informação.
- Saber conceber, desenvolver e explorar sistemas, serviços e aplicações informáticas tanto centralizadas como distribuidas integrando hardware, software e redes.
- Em Administração de sistemas e redes:
- Saber desenhar, montar, dimensionar e gerir uma rede de TICs.
- Conhecer os principais conceitos teóricos subjacentes às principais tecnologias de acesso e core, sabendo exemplificar e discutir o uso dessas tecnologias em cenários de redes distintos.
- Saber elaborar e executar projectos e especificações de Cabeamento Estruturado.
- Seleccionar os serviços de rede mais apropriados para suportar uma dada aplicação.
- Identificar e discutir as diferenças e conceito sujacentes aos protocolos Ipv4 e Ipv6 e compreender os princípios e funcionalidades inerentes à mobilidade, concretizando para IPv4 e Ipv6.
- Saber gerir e configurar serviços de internet.
- Em Bases de Dados:
- Saber desenhar e implementar bases de dados.
- Especificar e dimensionar equipamentos para suportar Base de Dados.
- Avaliar Sistemas de Gestão de Base de Dados disponíveis com o objectivo de escolher o mais adequado.
- Saber gerir, administrar e fazer a manutenção de Sistemas de Base de Dados.
Transversais: - Saber comunicar-se na escrita e oralmente tanto na lingua Portuguesa como Inglesa.
- Conhecer a terminologia técnica Inglesa no campo da Informática moderna
- Entender as responsabilidades e desafios profissionais, éticos, legais, de segurança e sociais do uso das tecnologias de informação e comunicação.
- Ter espírito de liderança e de inovação, e capacidade de integrar-se numa equipa de trabalho.
Saídas Profissionais
- Os licenciados neste curso poderão enquadrar-se profissionalmente no sector público ou no sector privado assim como desenvolver a sua actividade profissional de forma liberal. Eis aqui algumas possibilidades:
- Administrador de sistemas e redes.
- Analista de sistemas de informação.
- Consultor de Informática.
- Docente.
- Gestor de Bases de Dados.
- Gestor de Sistemas Informáticos.
- Programador no desenvolvimento de aplicativos.
- Técnico informático.
- Técnico de Gestão de Redes.
- Técnico de Hardware.
- Técnico de Manutenção de Sistemas.
Plano Curricular
Para completar o curso de Licenciatura em Tecnologias da Informação, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, que perfazem um total de 240 créditos académicos.
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Arquitecto
Duração:
4 Anos
Perfil
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Competências
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Saídas Profissionais
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Plano Curricular
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Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Gestão Portuária
Duração
4 Anos
O transporte marítimo e as actividades portuárias têm vindo a registar alterações significativas, tanto na estrutura produtiva como no enquadramento económico que lhes estão associados, em resultado da progressiva internacionalização e da intensa concorrência a que têm vindo a ser sujeitos.
Neste contexto, impõe-se a necessidade de aumentar e optimizar as capacidades técnicas ligadas à gestão das actividades e à gestão das empresas que, directa ou indirectamente, actuam nestas áreas.
O curso de Licenciatura em Gestão Portuária tem como objectivo preparar o aluno para o entendimento e domínio das três principais vertentes do sistema portuário, que são:
- As operações de mar, com conhecimentos dos modais, dos agentes, da infra-estrutura, da economia marítima e dos custos;
- As operações terrestres, com conhecimentos dos terminais portuários, da segurança e capacitação da mão-de-obra, da gestão de fluxos dos modais terrestres, dos trade-offs logísticos e da tecnologia da informação;
- O produto, com conhecimentos da tipologia das cargas (granel sólido e líquido, contentores e carga geral), do comércio exterior (exportação e importação), do agenciamento, e dos trâmites legais inerentes a estas actividades, entre outros.
Pretende-se, assim, através deste curso de Licenciatura em Gestão Portuária de elevado nível, contribuir para o desenvolvimento do sector Portuário, para o incremento do comércio e para a inserção plena e competitiva do País no seio dos parceiros de negócio, nacionais e internacionais.
Perfil
O Graduado em Gestão Portuária recebe, na sua formação, conhecimento global sobre o funcionamento e organização dos portos e estará apto para actuar na gestão de organizações portuárias e em empresas relacionadas com a Logística Portuária. O profissional de Gestão Portuária estará habilitado a identificar os desafios de natureza económica que condicionam e determinam a moderna gestão portuária.
Competêncais
O Graduado em Gestão Portuária deve ter as seguintes competências específicas:
- Conhecer e pôr em prática modelos adequados de Logística Portuária.
- Controlar as infra-estruturas e os custos das operações portuárias.
- Dominar as técnicas de planeamento e gestão estratégica portuária.
- Gerar informações necessárias para o desenvolvimento do Marketing Portuário.
- Monitorar as práticas de Gestão Ambiental Portuária.
- Monitorar as práticas da legislação portuária e aduaneira pertinentes e o seu relacionamento com o comércio exterior.
- Saber elaborar e gerir projectos de desenvolvimento portuário.
- Saber negociar e gerir conflitos laborais e comerciais.
- Saber utilizar as formulações estatísticas na análise de fenómenos económicos.
- Ter capacidade de analisar o comportamento do mercado dos transportes marítimos e do movimento das cargas entre portos domésticos e internacionais.
- Ter capacidade de gerir actividades de armazenagem, distribuição e stocks de cargas.
- Ter profundo domínio dos sistemas de tecnologia de informação e da logística portuária.
Saídas Profissionais
- Gestor de actividades modais.
- Gestor de Empresas Transitárias.
- Gestor de Operações Portuárias.
- Gestor de portos secos.
- Supervisor de Logística Portuária.
- Supervisor de Operações de Terminais Portuários.
Plano Curricular
Para completar o currículum académico do primeiro ciclo de 4 anos (Licenciatura), somando 240 créditos.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Gestão e Administração de Negócios
Duração:
1 Ano e Meio
O curso de Mestrado em Gestão e Administração de Negócios (MBA) tem como objectivo desenvolver e reforçar as competências dos gestores de Moçambique e produzir analistas de negócios e administradores, tanto no sector público, como privado, altamente qualificados.
O programa incentiva o desenvolvimento de competências empresariais e de prática de gestão, abordando os desafios de uma economia regional e global, a partir de uma perspectiva internacional.
O curso incorpora a teoria e a prática das funções da empresa (contabilidade, finanças, gestão e comercialização), bem como temas mais especializados, com foco empresarial e interface das políticas públicas.
Perfil
O Mestre em Gestão e Administração de Negócios da Universidade Católica de Moçambique posiciona-se como um profissional capaz de desempenhar funções nas mais diversas áreas, de uma entidade pública ou privada.
Os amplos conhecimentos de gestão e administração de empresas, adquiridos durante o curso, permitem ao graduado ter uma elevada capacidade de análise, segurança na tomada de decisões em ambientes incertos, flexibilidade para a mudança estratégica e desenvolvimento de competências directivas.
O programa destina-se a preparar os estudantes para assumir um papel preponderante na criação, gestão e direcção de empresas privadas, organizações governamentais e não governamentais.
Competências
Após terminar o MBA, o graduado terá as seguintes competências:
- Conceber e desenvolver os seus próprios empreendimentos com sucesso;
- Saber analisar os problemas de marketing e aplicar os conceitos do marketing mix;
- Saber aplicar as teorias gerenciais nas organizações públicas e privadas;
- Saber aplicar fundamentos económicos e de gestão no processo de tomada de decisões;
- Saber clarificar e quantificar os elementos de incerteza que podem existir no processo de tomada de decisões;
- Saber formular estratégias de marketing e desenvolver programas de marketing;
- Saber interpretar e analisar os documentos financeiros da organização e usá-los para tomar decisões financeiras sustentáveis;
- Saber tomar decisões estratégicas a todos os níveis funcionais da organização;
- Ter conhecimentos dos desafios complexos que envolvem a gestão de pessoas.
Saídas Profissionais
Os mestres em Gestão e Administração de Negócios poderão trabalhar no sector público e/ou privado, assim como usar os conhecimentos adquiridos para se tornar um empreendedor de sucesso.
A pessoa que adquire o grau de mestre em MBA depara-se com as seguintes saídas profissionais:
- Analista de projectos;
- Assessor de Administração de qualquer área funcional;
- Assessor financeiro;
- Assistente de direcção, administrativo;
- Consultor de gestão, de marketing e de recursos humanos;
- Director de marketing, de recursos humanos e financeiro;
- Director geral;
- Gestor de logística;
- Gestor de operações;
- Planificador.
Plano Curricular
Para completar o curso e obter o grau de mestrado em Gestão e Administração de Negócios o estudante deverá concluir com todas as disciplinas curriculares de modo a obter um total de 90 créditos.Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre
Duração:
2 Anos
Perfil
Conteúdo não disponível – Em manutenção
Competêncais
Conteúdo não disponível – Em manutenção
Saídas Profissionais
Conteúdo não disponível – Em manutenção
Plano Curricular
Conteúdo não disponível – Em manutenção
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Contabilidade e Auditoria
Duração:
1 Ano e Meio
Perfil
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Competências
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Plano Curricular
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Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Gestão de Recursos Humanos
Duração:
2 Anos
O curso de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República Iº Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na UCM.
Os Recursos Humanos são hoje considerados o activo mais valioso das empresas. Neste contexto, a posição competitiva das empresas passa, em boa parte, pela capacidade dos seus gestores atraírem e manterem as competências estratégicas necessárias e de formarem uma equipa de colaboradores empenhados e comprometidos com o trabalho e a missão da empresa.
As competências exigidas para o reforço da posição competitiva das empresas num quadro de mercado aberto são diversificadas e mutáveis. Nesta perspectiva, para dar resposta há novas solicitações, a Universidade Católica de Moçambique desenhou o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, consciente de que a formação superior dos recursos humanos requer uma sofisticação crescente das técnicas e das metodologias de gestão.
O curso de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos tem a duração de quatro (4) semestres correspondendo a acumulação de 120 créditos. Na UCM, uma unidade de crédito académico corresponde a vinte e cinco (25) horas de trabalho do estudante, que inclui frequência às aulas teóricas e práticas, estudo individual e de grupo, realização de provas, trabalho de tutoria, entre outros. A distribuição de créditos por unidade curricular obedece o critério de proporcionalidade entre o número de créditos e o volume do trabalho na unidade curricular.
Perfil
No contexto da adequação ao perfil descrito às unidades curriculares, o curso tem por finalidade proporcionar aos mestres em Gestão de Recursos Humanos conteúdos que podem ser aprimorados com a auto-aprendizagem ao longo da vida:
- O conhecimento e domínio de técnicas de resolução de problemas de gestão de recursos humanos, em situações novas e não familiares, e contribuindo para que, enquanto gestores de recursos humanos, se tornem agentes de mudança e de reforço do desempenho e do bem-estar organizacional, por um lado, e bem-estar dos recursos humanos, por outro lado.
- Conhecimento das literacias formais e não formais e análise crítica das questões de gestão de recursos humanos nos contextos organizacionais em que ocorrem.
- Integração de conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos.
- Domínio de estratégias no campo do relacionamento interpessoal, no âmbito do trabalho em equipa, motivação e na resolução e gestão de conflitos.
- O domínio e o desenvolvimento de competências éticas/deontológicas e de pesquisa em temáticas ligadas a gestão de recursos humanos, aliada a capacidade de comunicar seus conhecimentos, raciocínios, e as suas conclusões, de uma forma clara e sem ambiguidades
Competências
O graduado mestre em Gestão de Recursos Humanos, para solucionar problemas concretos de gestão dos processos, políticas e práticas dos recursos humanos, deve desenvolver as seguintes capacidades:
- Responder aos problemas concretos da gestão dos processos, políticas e práticas que envolvem as pessoas nas organizações de forma dinâmica, criativa e proactiva aplicando com mestria os instrumentos e técnicas de gestão de recursos humanos, de desenvolvimento organizacional e de facilitação dos processos de mudança.
- Planear, organizar e implementar políticas e práticas sobre qualquer vertente de gestão de recursos humanos e, avaliar a sua eficácia e, cumulativamente, identificar, analisar, interpretar os factores ambientais e avaliar o seu impacto na gestão de recursos humanos.
- Conceber, gerir de forma integrada projectos aplicáveis a um todo coerente e consistente com as políticas de gestão dos recursos humanos das organizações, contribuindo para a que tenham colaboradores motivados, competentes e comprometidos com as suas missões.
- Agir e ter um comportamento ético, autonomia intelectual e capacidade crítica para articular teorias, métodos e práticas sociais e organizacionais, ou seja, analisar, interpretar e criticar comportamentos individuais ou de grupos em contexto de trabalho e avaliar as suas implicações para os indivíduos e para a organização bem como compreender na generalidade a realidade da gestão de recursos humanos.
- Propor, promover e desenvolver autonomamente, de forma rigorosa, sistemática e completa, investigações sobre temáticas de gestão de recursos humanos com o fim de melhorar o desempenho profissional e a qualidade de vida do capital humano dentro das organizações.
Saídas Profissionais
Todas as organizações funcionam com e necessitam de pessoas. E se partimos do pressuposto de que não existe nenhuma organização sem pessoas, pode-se afirmar seguramente que, o mestre em Gestão Recursos Humanos tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo exercer a sua actividade profissional em qualquer instituição, empresa ou organização governamental ou não governamental, nas áreas de:
- Gestão de Pessoal;
- Gestão de Relações Laborais;
- Assessoria de Administração;
- Gestão de Recrutamento e Seleção;
- Gestão de Carreiras; Gestão de Desempenho;
- Mediação de Conflitos Laborais;
- Gestão Estratégica de Mudança;
- Formação Profissional e Avaliação de Desempenho.
Plano Curricular
Para completar a parte académica do 2º Ciclo de quatro (4) semestres o estudante deve acumular 120 créditos académicos, dos quais 60 créditos se referem os 10 módulos e os restantes 60 créditos podem ser acumulados tendo em conta a Dissertação para elaboração do Trabalho de Fim de Curso do Mestrado Académico.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Monitoria dos Recursos Naturais
Duração:
2 Anos
O curso de Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Monitoria dos Recursos Naturais (SIGeMRN) rege-se pela Lei nº27/2009 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicado no Boletim da Republica I Série, Número 38 e pelo Estatuto da Universidade Católica de Moçambique.
O curso visa dar resposta as necessidades de formação avançada de profissionais qualificados numa área científica e tecnológica considerada de relevância estratégica para a prossecução das políticas de desenvolvimento em curso em Moçambique.
Especialmente concebido para ir ao encontro das exigências das empresas e das instituições públicas e privadas, o programa visa:
- Fornecer o enquadramento necessário para o conhecimento dos aspectos técnicos, científicos e organizacionais relacionados com o uso dos SIG;
- Garantir a apropriação de técnicas de modelação e análise espacial (com particular ênfase para os conhecimentos ligados a concepção e implementação de projectos SIG e Monitoria dos Recursos Naturais);
- Assegurar as competências necessárias para a integração de profissionais qualificados em diversos domínios de intervenção considerados prioritários ao desenvolvimento.
Perfil
O Mestre em SIG e MRN é um profissional especializado, com capacidades para liderar e orientar a concepção dos SIG adaptados a Avaliação e Monitoria dos Recursos Naturais em diferentes contextos Empresariais e Institucionais.
Competências
Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber fazer e do saber ser, no final do curso, o mestre:
- Aplica as técnicas de modelação e análise espacial
- Domina os métodos e técnicas para a monitoria dos recursos naturais aplicando os SIG
- Elabora planos e projectos para a gestão e monitoria dos recursos naturais
- Trabalha de forma dinâmica e em equipa
- Sabe estabelecer as relações entre a tecnologia, dados, métodos, e organização no uso de SIG;
- Cria e gerir bases de dados geoespaciais;
- Conhece a natureza dos SIG e dos componentes chaves;
- Sabe apresentar as principais questões relacionadas com o desenho, criação e funcionamento de SIG;
- Domina a modelação e análise tridimensional dos dados geográficos.
Saídas Profissionais
Mestrado em SIG e MRN tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo exercer suas actividades nos seguintes contextos laborais:
- Especialista em análises e gestão de informação
- Gestor de SIG
- Técnico de gestão de dados de natureza demográfica, social e ambiental
- Avaliação e Gestão dos Recursos Naturais
- Gestor de programas de Monitoria e Gestão Ambiental
- Planificador Territorial
- Analista de informação geográfica
- Carreira académica e de investigação
Plano Curricular
Para completar o curso de Mestrado em Sistemas de Informação Geografica e Monitoria dos Recursos Naturais, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, que perfazem um total de 120 créditos académicos.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Economia
Duração:
1 ano e meio
Perfil
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Competências
Saídas Profissionais
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Plano Curricular
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Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Planeamento e Desenvolvimento Regional
Duração:
2 Anos
O curso de Mestrado em Planeamento E Desenvolvimento Regional rege-se pela Lei nº27/2009 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicado no Boletim da Republica I Série, Número 38 e pelo Estatuto da Universidade Católica de Moçambique.
O curso visa dar resposta as necessidades de formação avançada de profissionais qualificados numa área científica e tecnológica considerada de relevância estratégica para a prossecução das políticas de desenvolvimento em curso em Moçambique.
Especialmente concebido para ir ao encontro das exigências das empresas e das instituições públicas e privadas, o programa visa:
- Fornecer o enquadramento necessário para o conhecimento dos aspectos técnicos, científicos e organizacionais relacionados com o Planeamento e Desenvolvimento das Regiões e Distritos;
- Assegurar as competências necessárias para a integração de profissionais qualificados em diversos domínios de intervenção considerados prioritários ao desenvolvimento.
Perfil
O curso de Mestrado em Planeamento e Desenvolvimento Regional com Enfoque no Distrito dirige-se aos profissionais portadores de uma licenciatura (em Economia, Gestão, Agricultura, Gestão de Informação, Estatísticas, Geologia, Turismo, Planeamento Regional, Ciências do Meio Ambiente e outras áreas de Planificação) que queiram continuar a aprofundar os seus estudos e que pretendam, na sua carreira profissional, desenvolver actividades cuja responsabilidade seja de Planificação do Desenvolvimento Regional, nomeadamente a Planificação Socio-económica e de Recursos Naturais.
Ao completarem o programa do curso, os estudantes deverão estar aptos a aplicar os seus conhecimentos em áreas que abrangem os seguintes campos profissionais: administração pública, ordenamento territorial, ambiente, gestão de recursos naturais, desenvolvimento sustentánvel, entre outros.
Competências
Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber fazer e do saber ser, no final do curso, o mestre:
- Domina os métodos e técnicas para a monitoria dos recursos naturais aplicando os SIG
- Conhece políticas e normas usadas no âmbito de planeamento aos níveis nacional e internacional;
- Domina sistemas de informação geográfica orientados ao ordenamento territorial;
- Domina políticas sobre conservação de recursos naturais;
- Conhece a natureza dos SIG e dos componentes chaves;
- Usa de Sistemas Informação Geográfica, Detecção Remota, Receptor de GPS para fins de mapeamento.
Saídas Profissionais
O Mestrado em Planeamento e Desenvolvimento regional tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo exercer suas actividades nos seguintes contextos laborais:
- Planificadores em desenvolvimento comunitário
- Técnico de conservação e parques nacionais
- Técnico de desenvolvimento turístico, de lazer e industrial
- Técnico em Planeamento Regional e Urbano
- Técnico de gestão de dados de natureza demográfica, social e ambiental
- Avaliação e Gestão dos Recursos Naturais
- Gestor de programas de Monitoria e Gestão Ambiental
- Planificador Territorial
- Carreira académica e de investigação
- Consultores independentes na área de planeamento
- Gestor ambiental
Plano Curricular
O Plano Curricular do Curso de Mestrado em Planeamento e Desenvolvimento Regional tem a duração de três semestres consecutivos (tempo inteiro) e integra um conjunto de unidades curriculares de natureza obrigatória.
O Curso tem 12 unidades curriculares: cinco no primeiro semestre, cinco no segundo semestre e duas no terceiro semestre.