- Cursos de Licenciatura
- Cursos de Mestrado
- Cursos de Doutoramento
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Direito
Duração:
4 Anos
Perfil
O licenciado em Direito é um jurista que pode aplicar o seu saber e os seus conhecimentos no aconselhamento a toda e qualquer situação da vida social e, ao contrário do que se possa pensar, a sua actividade não é apenas litigiosa, sendo mais eficaz e mais plena quando a sua actuação se desenvolve naquilo a que hoje chamamos de “advocacia preventiva”.
Como profissional, o licenciado em Direito mostra uma polivalência e interdisciplinaridade muito fortes, no actual contexto da globalização e da “febre legislativa” a que assistimos.
Quase nada queda exterior ao mundo do Direito, e é esse mundo de possibilidades que pretendemos oferecer aos nossos estudantes, com qualidade e inovação.
No âmbito da missão da Universidade, pretendemos desenvolver, nos nossos estudantes, uma consciência crítica positiva e capaz de solucionar com sucesso os conflitos que possam surgir, trazendo soluções justas e preconizadas na ratio e no espírito do legislador.
Competências
O licenciado em Direito deve reunir no final da sua formação, além da capacidade de interpretação e aplicação de qualquer solução legislativa, as seguintes competências:
- Aconselhar a qualquer cidadão ou entidade no cumprimento dos ditames legais, criando situações hipotéticas que elucidem o ouvinte, quanto às consequências jurídico-legais do incumprimento do estipulado na lei;
- Defender e promover os direitos humanos e os direitos fundamentais preconizados pelo legislador constituinte;
- Descrever correctamente os processos de aplicação das normas, tendo em conta a sua estrutura de previsão e estatuição;
- Descrever e analisar os fins das penas e das medidas de segurança, tendo em conta a proporcionalidade e a ressocialização dos infractores;
- Desenvolver uma forte capacidade de argumentação;
- Enquadrar o sistema jurídico moçambicano dentro da família romano-germânica, sem obliterar o seu enquadramento regional;
- Fazer o enquadramento jurídico-legal de qualquer situação fáctica ao mundo do Direito;
- Incutir e promover os valores da Justiça, ética e bem-estar social;
- Promover o respeito pela legalidade e pelas instituições;
- Solucionar os litígios que se lhe apresentam, tendo em conta os interesses protegidos e acolhidos pelo legislador.
Saídas Profissioanais
As oportunidades que se apresentam ao licenciado em Direito constituem um leque vasto em que podemos citar, de entre outros:
- Advogados;
- Chefes de departamento jurídicos de empresas privadas;
- Conservadores de Registo;
- Consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado;
- Consultores jurídicos;
- Diplomatas (Relações Internacionais);
- Magistratura do Ministério Público (Procuradores da República);
- Magistratura Judicial (Juízes);
- Municípios, Governos e Assembleias Provinciais;
- Notários;
- ONG´s que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos;
- Organizações internacionais, incluindo as regionais;
- Recursos Humanos.
Plano Curricular
Um percurso trienal de orientação jurídico-especializado, centrada em duas áreas que caracterizam o ordenamento didáctico da Faculdade, privilegiando o estudo dos diversos sistemas e institutos jurídicos numa perspectiva histórica, comparada e internacional. A divisão do plano de estudos em dois ciclos permite a obtenção de:
- Licenciatura em Direito de Estado e Democracia (trienal)
- Licenciatura em Direito Económico e Social (trienal)
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Agronomia
Duração:
5 Anos
Perfil
Este profissional será capaz de planear, executar e monitorar todas as fases dos projetos agrários. Administrar propriedades rurais. Elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção vegetal e animal. Fiscalizar produtos de origem vegetal e animal. Atuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Criação de auto-emprego.
Competências
Compete ao profissional graduado do curso de Agronomia:
- Analisar as características econômicas, sociais e ambientais, identificando as atividades peculiares da área a serem implantadas;
- Compreender as variáveis envolvidas nos sistemas de produção agrícola, abrangendo variáveis da produção de subsistência e comercial.
- Providenciar o maneio adequado, a maximização e a sustentabilidade dos sistemas de produção agrário ao sector público ou privado;
- Diagnosticar problemas e propor soluções, com auxílio da pesquisa científica, considerando a realidade socio-económica e ambiental dos produtores e do espaço analisado;
- Criatividade na administração e solução técnica no exercício da profissão;
- Conhecer políticas públicas na área agrária de modo a propor melhorias;
- Procurar e interpretar informações técnicas e expressar-se de maneira adequada na comunidade;
- Actuar como gerador e difusor de informações e novas tecnologias, considerando igualmente a adequação destas, de modo que beneficiem o conjunto da sociedade e em particular as comunidades;
- Agir com ética profissional;
- Participar de trabalho em equipa, valorizar a actuação multidisciplinar, capacitando-se para exercer liderança e colaboração
Saídas Profissionais
O estudante licenciado/graduado em Agronomia é capaz de exercer cargos de engenharia entre os quais se destacam:
∙ Engenheiro Agrónomo
∙ Agropecuário
∙ Extencionista
∙ Agro-empreendedor
Plano curricular
O curso de Licenciatura em Agronomia foi concebido de modo a dotar o estudante de conhecimentos, competências e habilidades ao longo de 5 anos de formação através de um núcleo de disciplinas relacionadas com a produção, proteção vegetal e animal. O que lhe permitirá acompanhar toda a cadeia produtiva de produtos alimentares e industriais de origem vegetal, seus derivados e subprodutos. Adicionalmente, dotará de capacidade para acompanhar todo o processo de criação animal; habilidades que lhe permitirá ganhar uma ampla possibilidade de integração no mercado de trabalho no final do 1ºciclo de formação Universitária (Licenciatura).
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Conteúdo não disponível – Em Manutenção
Duração:
4 Anos
Perfil
Conteúdo não disponível – Em Manutenção
Competências
Conteúdo não disponível – Em Manutenção
Saídas Profissionais
Conteúdo não disponível – Em Manutenção
Plano Curricular
Conteúdo não disponível – Em Manutenção
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Extensão Agraria
Duração:
4 Anos
Perfil
O licenciado em Extensão Agraria é um profissional qualificado, com capacidade de conduzir pesquisa cientifica neste domínio de conhecimento com relativa autonomia. Bem como elaborar, planear, executar e monitorar todas as fazes de projectos Agrários e pecuários, incluindo programas preventivos de sanitização na produção vegetal e animal.
Para além das habilidades de comunicação científica, o graduado em Extensão Agraria, deve fiscalizar produtos de origem vegetal e animal, actuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.
Competências
No fim do curso de licenciatura em Extensão Agraria, o graduado deve demostrar conhecimentos sobre: Extensão Rural; Produção e proteção vegetal/animal, silvicultura, Sistemas de Informação e Comunicação; Metodologias comunicacionais e comercialização.
Competências:
- Ser capaz de raciocinar e argumentar de forma logica;
- Ser capaz de compreender e analisar criticamente problemas relacionados a produção e proteção vegetal;
- Ser capaz de usar a metodologia de investigação científica;
- Conhecer os principais conceitos de Extensão Rural;
- Ser capaz de elaborar trabalhos académicos, usando técnicas de investigação cientifica.
Saídas Profissionais
O estudante licenciado/graduado em Extensão Agraria é capaz de exercer cargos de:
- Extencionista
- Agro-empreendedor
- Assessor Agrícola
- Fomento Agrário
- Consultor Agropecuário e de Desenvolvimento rural.
Plano curricular
A organização curricular do curso de licenciatura em Extensão Agraria assenta em fundamentos do projecto pedagogico institucional da UCM, o qual surge em resposta a demandas cada vez crescentes dos encarregados de Educação, Empregadores, ordens, profissionais, associações profissionais e da sociedade em geral. O plano curricular permite que os estudantes desenvolvam competências específicas de Extensão Agraria, que a par dos conhecimentos de cada área cientifica, incrementarão o acesso ao emprego e promoverão a cidadania responsável como contributo para a formação do capital humano rumo a consolidação e construção de uma nação em paz, soberana em desenvolvimento e competência.
Licenciatura em Administração Pública
Grau Académico:
Licenciatura
Titulo Profissional
Licenciado em Administração Pública
Duração:
4 Anos
Perfil
O graduado em Administração Pública estará preparado para exercer a sua profissão nas instituições públicas, privadas e organizações onde a administração de recursos administrativos, institucionais e organizacionais é primordial. Os graduados, estarão habilitados a desempenhar funções de liderança como gestores, administradores, docentes ou supervisores de equipas de administração e gestão pública e/ou privadas. Alem disso os graduados terão habilidades especificas de criar e promover autoemprego, ou integrar-se nas empresas publicas e/ou privadas.
Competências:
- Ser capaz de raciocinar e argumentar logicamente;
- Ser capaz de analisar criticamente as questões associadas ao interesse público;
- Ser capaz de conhecer a gestão das Finanças Públicas;
- Ser capaz de desenvolver a capacidade de explicar, analisar e comentar a relação entre os direitos humanos, justiça e paz na sociedade;
- Ser capaz de elaborar trabalhos académicos, usando técnicas de investigação Científica.
Saídas Profissionais
Os graduados estarão habilitados a trabalhar nas seguintes áreas:
- Gestão de Recursos Humanos;
- Gestão de Finanças Públicas
- Gestão e Administração Pública e/ou Privada;
- Gestão e Administração em Municípios, Governos Locais e Assembleias;
- Gestão e Administração Autárquica;
- ONG´s que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos; e
- Instituições de Ensino.
Plano curricular
O curso de Licenciatura em Administração Pública tem duração de 4 anos que corresponde a acumulação de 240 créditos académicos. No artigo 20, número 1 da Lei do Ensino Superior, define-se o crédito académico como “a unidade de medida do trabalho realizado com sucesso pelo estudante, sob todas as suas formas, para alcançar os resultados de aprendizagem previstos numa disciplina ou módulo.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Solos e Agricultura Sustentável
Duração:
2 Anos
Perfil
O Perfil Profissional do Mestre é uma imagem de conhecimentos, capacidades e atitudes/comportamentos adquiridos num programa de mestrado. Assim, o perfil orienta a escolha e a organização das actividades curriculares que compõem o plano de estudos e dá uma indicação das áreas de intervenção do futuro mestre. Nesta conformidade, os Mestres em Solos e Agricultura Sustentável serão portadores de um perfil profissional que lhes permite trabalhar e/ou colaborar em diferentes instituições públicas 9 e privadas ao nível nacional e internacional, podendo assumir diversas responsabilidades em diferentes níveis. O Programa de Mestrado em Solos e Agricultura Sustentável está desenhado para desenvolver, nos mestres, competências centrais para extensão, investigação e ensino, fundados na qualidade, inovação e valores éticos, e com uma sólida especialização em área de solos. Os mestres estarão aptos para aplicar os seus conhecimentos para a transformação do sector agrário, actuando ao nível das Instituições Públicas e Governamentais, das empresas, das associações de produtores, das ONG’s, das Instituições de Ensino Superior, ou das Entidades técnico-científicas relevantes.
Competências:
Em consonância com os descritores de nível de competência (Nível 09), do Quadro Nacional de Qualificações do Ensino Superior (QUANQES), ao completar o Programa do Mestrado em Solos e Agricultura Sustentável, os mestres estarão qualificados em diferentes domínios do saber, como:
- Domínio do conhecimento (será capaz de demonstrar perícia e conhecimento crítico e conceber novas iniciativas de pesquisa criando novos conhecimentos e práticas na área de solos e agricultura sustentável.
- Aplicação do conhecimento (será capaz de demonstrar uma capacidade contribuir para debates académicos no campo de ciências de solos);
iii. Métodos e Procedimentos (Capacidade de desenvolvimento de novos métodos, técnicas criativas e inovadores de investigação, experimentação e análise de dados – apropriados a contextos especializados e complexos);
- Resolução de Problemas (será capaz de demonstrar a capacidade de aplicar conhecimentos especializados e teorias de maneiras criticamente reflexivas, criativas e inovadoras para resolver os problemas complexos da área de solos e agricultura sustentável);
- Ética e Prática Profissional (será capaz de demonstrar uma capacidade de identificar, abordar e gerir questões éticas emergentes e de avançar processos de tomada de decisões éticas, incluindo o monitoramento e avaliação das consequências dessas decisões, quando apropriado, no âmbito prático de ciências de solos);
- Acesso, Processamento e Gestão da Informação (será capaz de demonstrar a capacidade de fazer julgamentos independentes sobre a gestão de informações e dados incompletos ou inconsistentes no âmbito de pesquisa científica no domínio de solos e agricultura sustentável);
vii. Produção e Comunicação de Informação (será capaz de demonstrar a capacidade de produzir trabalhos substanciais, no domínio de solos e agricultura sustentável, independentes, aprofundados e publicáveis que atendam os padrões internacionais);
viii. Contexto e Sistemas (será capaz de demonstrar uma compreensão dos fundamentos teóricos na gestão de sistemas complexos para alcançar a mudança e capacidade de projectar, sustentar e gerir independentemente as mudanças dentro de um sistema ou sistemas em todo domínio de solos e agricultura sustentável);
- Capacidade de aprendizagem independente (será capaz de demonstrar a capacidade de independência intelectual, liderança em pesquisa e gestão de pesquisa e desenvolvimento de pesquisa nas várias subáreas do domínio de solos e agricultura sustentável);
- Responsabilidade e Transparência (será capaz de demonstrar capacidade de operar de forma independente e assumir total responsabilidade por seu próprio trabalho e, quando apropriado, responsabilizar-se pela liderança e início de processos e implementação de sistemas, garantindo boas práticas de gestão e governança de recursos).
Saídas Profissionais
O Mestre em Solos e Agricultura Sustentável tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo exercer a sua actividade profissional nos seguintes contextos laborais (entre outros): • Ensino superior e investigação;
- Desenvolvimento e regulamentação de projectos e políticas agrárias sustentáveis obedecendo a altos padrões éticos e morais;
- Extensão e prestação de serviços a organizações governamentais e não-governamentais nacionais e internacionais.
Plano curricular
A organização curricular do curso de Mestrado em Solos e Agricultura Sustentável assenta em fundamentos do projecto pedagógico institucional da UCM, o qual surge em resposta a demandas cada vez crescentes dos encarregados de educação, empregadores, ordens profissionais, associações profissionais e da sociedade no geral.
Por conseguinte, o presente plano curricular irá permitir que os estudantes desenvolvam competências específicas de agronomia que, a par dos conhecimentos de cada área científica, incrementarão o acesso ao emprego e promoverão a cidadania responsável como contributo para elevação da formação do capital humano rumo à construção e consolidação de uma nação em paz, soberana em desenvolvimento e competitiva.
Nesta perspectiva, o presente plano curricular será operacionalizado pelas unidades curriculares e conteúdos programáticos constantes das tabelas que se seguem.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Gestão e Administração de Negócios
Duração:
2 Anos
O curso de Mestrado em Gestão e Administração de Negócios (MBA) tem como objectivo desenvolver e reforçar as competências dos gestores de Moçambique e produzir analistas de negócios e administradores, tanto no sector público, como privado, altamente qualificados.
O programa incentiva o desenvolvimento de competências empresariais e de prática de gestão, abordando os desafios de uma economia regional e global, a partir de uma perspectiva internacional.
O curso incorpora a teoria e a prática das funções da empresa (contabilidade, finanças, gestão e comercialização), bem como temas mais especializados, com foco empresarial e interface das políticas públicas.
Perfil
O Mestre em Gestão e Administração de Negócios da Universidade Católica de Moçambique posiciona-se como um profissional capaz de desempenhar funções nas mais diversas áreas, de uma entidade pública ou privada.
Os amplos conhecimentos de gestão e administração de empresas, adquiridos durante o curso, permitem ao graduado ter uma elevada capacidade de análise, segurança na tomada de decisões em ambientes incertos, flexibilidade para a mudança estratégica e desenvolvimento de competências directivas.
O programa destina-se a preparar os estudantes para assumir um papel preponderante na criação, gestão e direcção de empresas privadas, organizações governamentais e não governamentais.
Competências
Após terminar o MBA, o graduado terá as seguintes competências:
- Conceber e desenvolver os seus próprios empreendimentos com sucesso;
- Saber analisar os problemas de marketing e aplicar os conceitos do marketing mix;
- Saber aplicar as teorias gerenciais nas organizações públicas e privadas;
- Saber aplicar fundamentos económicos e de gestão no processo de tomada de decisões;
- Saber clarificar e quantificar os elementos de incerteza que podem existir no processo de tomada de decisões;
- Saber formular estratégias de marketing e desenvolver programas de marketing;
- Saber interpretar e analisar os documentos financeiros da organização e usá-los para tomar decisões financeiras sustentáveis;
- Saber tomar decisões estratégicas a todos os níveis funcionais da organização;
- Ter conhecimentos dos desafios complexos que envolvem a gestão de pessoas.
Saídas Profissionais
Os mestres em Gestão e Administração de Negócios poderão trabalhar no sector público e/ou privado, assim como usar os conhecimentos adquiridos para se tornar um empreendedor de sucesso.
A pessoa que adquire o grau de mestre em MBA depara-se com as seguintes saídas profissionais:
- Analista de projectos;
- Assessor de Administração de qualquer área funcional;
- Assessor financeiro;
- Assistente de direcção, administrativo;
- Consultor de gestão, de marketing e de recursos humanos;
- Director de marketing, de recursos humanos e financeiro;
- Director geral;
- Gestor de logística;
- Gestor de operações;
- Planificador.
Plano Curricular
Para completar o curso e obter o grau de mestrado em Gestão e Administração de Negócios o estudante deverá concluir com todas as disciplinas curriculares de modo a obter um total de 90 créditos.
Grau académico:
Doutoramento
Título Profissional:
Doutorado em Agronomia
Duração:
3 Anos
Perfil
O Programa de Doutoramento oferece uma formação orientada para pesquisa cientifica que permita aos doutorados contribuir para a resolução de problemas da sociedade nas suas áreas de conhecimento.
Assim, o Doutor em agronomia é um profissional, com elevada consciência critica, com a capacidade de conduzir e coordenar a investigação científica de forma autónoma, elaborar projectos de investigação científica, bom como lecionar nos níveis de licenciatura, mestrado e doutoramento. Adicionalmente, o graduado deste programa doutoral devera ser capaz de redigir e publicar artigos e livros científicos.
Para além das habilidades de comunicação científica, o doutorado em agronomia deve pesquisar, em profundidade, os assuntos da sua especialidade e oferecer o seu saber no aconselhamento as instituições públicas e privadas em matérias ligadas a produção agrícola e uso sustentável dos recursos naturais.
A observância de uma conduta profissional e humana, moral e eticamente recomendáveis e aceitáveis na sociedade Moçambicana, na região e no mundo é outro traço característico dos graduados deste programa de doutoramento.
O doutor em agronomia será um profissional detentor de conhecimento multidisciplinar e transdisciplinar, propiciando a capacidade de analisar e compreender os fenómenos complexos, em diferentes domínios.
Competências:
- Ser capaz de analisar e interpretar, de forma critica e logica, os dados de outra informação científica;
- Ser capaz de aplicar ferramentas adequadas ao processamento e análise de dados;
- Ser capaz de aplicar os conhecimentos adequados na resolução de problemas relevantes na sua área de intervenção;
- Ser capaz de conduzir pesquisas, usando diversos métodos e técnicas de investigação cientifica;
- Ser capaz de desenhar projectos para atrair financiamento local e internacional com vista ao desenvolvimento e inovação;
- Ser capaz de estabelecer, participar e coordenar redes e equipas de investigação multidisciplinares nacionais, regionais e internacionais;
- Ser capaz de identificar e investigar problemas, usando a metodologia científica adequada;
- Ser capaz de identificar problemas e propor e/ou aplicar soluções apropriadas, no contexto da Ciência Política e Relações Internacionais;
- Ser capaz de implementar e/ou coordenar actividades de investigação, desenvolvimento, assessoria técnico cientifica e inovação na área de agronomia.
- Ser capaz de exercer actividades de ensino em instituições académicas nacionais e internacionais;
- Ser capaz de usar a biblioteca e recurso de apoio, e de forma eficaz, analisar, avaliar, classificar e selecionar, criticamente, o material relevante, e agir de forma ética e responsável, respeitando as normas aplicáveis.
- Ser capaz de usar novos meios de informação e comunicação na resolução de problemas.
Saídas Profissionais
O Doutor em Agronomia tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo exercer a sua actividade profissional nos seguintes contextos laborais:
- Ensino superior e investigação;
- Desenvolvimento e regulamentação de projectos e políticas agrarias sustentáveis obedecendo a altos padrões éticos e morais;
- Extensão e prestação de serviços a organizações governamentais e não-governamentais nacionais e internacionais.
Plano curricular
Em consonância com a lei do Ensino Superior em Moçambique (Lei nº 27/2009, de 29 de setembro), o programa de Doutoramento em Agronomia tem a duração de três anos (6 semestres) e a sua formação assenta numa perspetiva interdisciplinar e transdisciplinar. Assim, o programa encontra-se estruturado em três componentes, nomeadamente:
- Na primeira componente (dois primeiros semestres), os estudantes aprofundam temáticas relacionadas a aquisição de conhecimento e desenvolvimento de habilidades na linha de investigação em agronomia e recursos naturais;
- Na segunda componente (terceiro semestre), os estudantes são orientados para a aplicação de conhecimentos e habilidades no desenho dos seus projetos de investigação, acompanhados por seminários de apoio a investigação científica. Os seminários são tanto presenciais como a distância, através da plataforma Moodle. No final do mesmo semestre, os doutorandos submetem o projecto de investigação ao Conselho Cientifico da Reitoria para a devida avaliação;
- Na terceira componente (três últimos semestres), os estudantes estarão focados na aplicação dos conhecimentos e habilidades na implementação dos seus projectos de investigação em regime de tutoria, a partir da orientação científica prestada por especialistas numa das áreas/linhas de investigação.