Inserido nas actividades da Extensão universitária, a acção desenvolvida pelo Centro de Investigação Santo Agostinho (CISA), decorreu no dia 22 de Novembro na comunidade dos pescadores da praia da Casa partida na cidade da Beira.

Esta é parte das acções levadas a cabo no âmbito do projecto “Reagir as mudanças climáticas: jovens da Beira na reflexão e acção para o bem comum”, desenvolvido em parceria com a Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP). Neste projecto, os estudantes usando a metodologia de Aprendizagem em serviço (Aps) junto da comunidade fazem a motivação que permite conhecer os objectivos da actividade; o diagnostico que permite conhecer os problemas da comunidade; desenho e planeamento onde os alunos refletem sobre as possíveis soluções dos problemas junto da comunidade e finalmente a implantação, onde os alunos junto da comunidade implementam as propostas apresentadas de acordo com as capacidades existentes.

Uma palestra sobre gestão de recursos naturais, plantio de mangal e acácias nas instituições publicas da casa partida (escola e posto policial) e a distribuição da mudas fruteiras de abacate, foram as actividades desenvolvidas na referida comunidade.

Assim, ao longo deste ano 2024 os estudantes desenvolveram as actividades de diagnóstico junto da comunidade e aferiu que, em virtude das mudanças climáticas há escassez do pescado, a comunidade não tem arvores de sombra, não tem corrente eléctrica, tem poucos barcos de pesca entre outras necessidades. Na planeamento, de acordo com as capacidades foram definidas as actividades de plantio de mangal para melhorar a qualidade e quantidade do pescado, plantio de árvores de sombra e fruteiras para além da formação.

No final da actividade os estudantes junto dos docentes fizeram uma reflexão conjunta, onde aferiu-se que houve várias aprendizagens desde a colheita das sementes ao plantio do mangal, pois nem os docentes e muito menos os estudantes sabiam como colher e plantar o mangal, para além de se perceber que as acções de cada estudante tem impactos globais como é o exemplo deste plantio.

Por: Prof. Geraldo Vunguire    

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo

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