O Centro de Investigação Santo Agostinho (CISA) da Universidade Católica de Moçambique, participou entre os dias 25, 26 e 27 de Agosto na Espanha do XII Congresso Nacional e Internacional de Aprendizagem em Serviço na Universidade dos Baleares. Evento que juntou 250 oradores internacionais.
Neste congresso o Professor Geraldo Vunguire, pesquisador da UCM e Sandra Fernandes, pesquisadora da Fundação Gonçalo de Silveira(FGS) divulgaram os resultados das suas experiências de implementação da metodologia como prática de extensão universitária no ensino superior em Moçambique conforme o título “El aprendizaje-servicio: Una práctica de extensión universitaria en la enseñanza superior mozambiqueña”.
Na experiencia, os pesquisadores elucidaram que na UCM a metodologia foi aplicada, numa primeira fase, na modalidade transversal em 2022 e 2023 e actualmente na modalidade curricular, no curso de Economia e Gestão na disciplina de Economia de Recurso Naturais e que tais, práticas, têm mostrado resultados significativos dadas as competências que os estudantes tem desenvolvido na comunidade assim como os ganhos da comunidade com os diálogos constantes entre as duas partes na construção de um conhecimento mais próximo das realidades comunitárias.
Neste congresso o CISA e FGS tiveram a oportunidade de se encontrar com vários pesquisadores a nível europeu e mundial, entre eles os especialistas em ApS, Robert Bringle e Andrew Furco (dos EUA), mas também colegas de outras Universidades Católicas, nomeadamente a Universidade Católica do Porto. Neste ultimo caso, discutiu-se o valor do trabalho em colaboração entre universidades católicas, como sucede com a rede UNISERVITATE, que tem como objetivo gerar uma mudança sistémica nas Instituições de Ensino Superior Católico, através da institucionalização da metodologia Aprendizagem-Serviço (ApS).
Texto e imagens: Geraldo Vunguire
Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo