Estiveram presentes na cerimónia, o Bispo da diocese de Lichinga, Dom Atanásio Amisse Canira, o Magnifico Reitor da UCM, Professor Doutor Padre Filipe Sungo. O Vereador do Pelouro de actividades económicas do Distrito de Cuamba, Dr. Izidro Sacur em representação ao Presidente do Município de Cuamba. O Diretor do Gabinete do conselho dos serviços provinciais de representação de Estado, Engenheiro António Joaquim Guido, em representação ao Secretario de Estado na Província do Niassa. O diretor do gabinete da Governadora do Niassa, Dr. Mauro Henriques Pius, em representação a Governadora da Província do Niassa. O Secretario Permanente de Estado no Distrito de Cuamba, Morais Aidine, em representação ao administrador do Distrito de Cuamba, a Gestora de qualidade da empresa João Ferreira dos Santos, Cristine Nsenga em representação ao Director, Manuel Delgado e representantes das instituições de ensino e a sociedade Civil.

A cerimónia iniciou com celebração eucarística proferida pela sua Excelência Reverendíssima Dom Atanásio Amisse Canira, Bispo da diocese de Lichinga. Durante a sua homilia, com júbilo saudou aos graduados e declarou, “sejam fonte de alegria ao servir a sociedade com responsabilidade, amor e entrega total para o bem comum seguindo o exemplo de Jesus Cristo”.

O momento solene da outorga de graus foi presidido pelo Magnífico Reitor da UCM, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo que em seu discurso endereçou notas de boas vindas aos distintos convidados e teceu as seguintes palavras “precisamos ter graduados com competência, porque o país de vós espera, sejam o espelho para o desenvolvimento social, económico e sustentável de Moçambique e do mundo. Os estudos são nossa causa e libertam o Homem da ignorância, hoje celebramos o resultado deste grande feito ao formar novos Licenciados e Mestres”.

No momento seguinte, em representação do Secretário de Estado na Província do Niassa, Dinis Vilanculos, o Diretor do Gabinete, Engenheiro António Joaquim Guido afirmou que “hoje testemunhamos a vossa graduação, porque a UCM e o estado Moçambicano acreditam que através da ciência vocês são a esperança para dinamizar os diversos sectores socioeconómicos do nosso país”, e reforçou que a ignorância e a pobreza são ultrapassadas com a educação, investigação e criação de soluções sustentáveis.

Os graduados asseguraram que os conhecimentos e habilidades adquiridas durante a formação académica serão aplicados com competência e destreza para combater a pobreza, e outras necessidades sociais nas comunidades e organizações, visando garantir a sustentabilidade do País. A cerimónia contou com um momento cultural aonde os estudantes recitaram uma poesia e interpretaram uma dança tradicional típica da província do Niassa.

Texto: Kelven Popinsky – Relações Públicas na FCA

Imagens: Elísio Mausse – Assistente de Informática na FCA e o Prof. Doutor José do Rosário Bofana – Docente e pesquisador da FCA.

Galeria

Noticias Relacionadas