Sob o lema “Promovendo a Inovação e Divulgação científica interdisciplinar rumo à Paz, Desenvolvimento sustentável e bem-estar comum”, a edição número onze das Jornadas Científicas promovidas pelo Centro Regional 1, onde fazem parte as Faculdades de Economia e Gestão, Ciências de Saúde e Instituto de Educação a Distância da Universidade Católica de Moçambique, teve lugar esta quarta-feira, 18 de Setembro na Faculdade de Ciências de Saúde e juntou investigadores, docentes e estudantes.

A cerimónia de abertura deste evento científico, foi dirigida pelo Vice-Reitor para área de Investigação, Internacionalização e Desenvolvimento Estratégico da UCM, o Prof. Doutor Nelson Amade, em representação do Magnífico Reitor. Na sua alocução, o Vice-Reitor explicou que o tema escolhido é de extrema relevância, pois vivemos numa época em que a inovação não é mais uma opção, mas uma necessidade urgente para enfrentar desafios globais.

Para o representante do Magnífico Reitor, as mudanças climáticas, os conflitos, as desigualdades socioeconómicas e os desafios na saúde pública, são alguns problemas que exigem soluções interdisciplinares baseadas em evidências científicas sólidas, por isso que, a inovação científica precisa ser um catalisador para a construção da paz, a promoção do desenvolvimento sustentável e a busca de um bem-estar comum.

A importância da divulgação científica, foi ressaltada no discurso do Vice-Reitor, e acrescentou que as o conhecimento produzido na instituição deve ser acessível à sociedade, pois contribui na busca de soluções sustentáveis para as comunidades.

Ainda em torno do tema escolhido para as Jornadas Científicas deste ano, o Professor Doutor Nelson, recordou que o mesmo “nos convida a reflectir sobre o nosso papel enquanto comunidade académica na construção de uma nacção mais justa e sustentável”.

Uma reflexão em torno da “Produção do conhecimento científico no ensino superior: Desafios na promoção da paz, oportunidades e perspectivas em prol do Desenvolvimento sustentável”, marcou a conferência inaugural l da XI edição das Jornadas Científicas do Centro Regional 1, que teve como oradora a Professora Doutora Amália Dickie, docente e Coordenadora de programas de Mestrado e Doutoramento na Faculdade de Economia e Gestão.

Durante a apresentação, a Oradora avançou que, hoje estamos a caminhar para a fase de transformação, a fase da liberdade de cidadania e criação de conhecimento, a investigação para o desenvolvimento sustentável. Disse ainda que, o papel da universidade é de trabalhar para a construção da Paz, em três vertentes, nomeadamente, a individual, interpessoal e colectiva, pois no seu entender estas são indissociáveis. Por isso, concluiu a sua apresentação defendendo que “as universidades devem assumir a responsabilidade de preparar as novas gerações para um futuro sustentável”.

Após a conferência inaugural, seguiram-se sessões paralelas onde vários oradores apresentaram o resultado das suas pesquisas nas áreas da saúde, educação, direito, economia, gestão, tecnologias e comunicação. Ainda neste evento, houve sessões de apresentação de posters, ocasião em que os Membros de Direção e do Conselho científico visitaram e receberam explicações dos oradores.

No final do evento, o Vice-Reitor para área de Investigação, Internacionalização e Desenvolvimento Estratégico, Professor Doutor Nelson Amade, agradeceu a todos que estiveram envolvidos na materialização do evento, acrescentando que, durante o evento foram explorados uma vasta gama de temas, houve partilha de ideias e projectos inovadores, um ambiente enriquecedor.

De acordo com o Vice-Reitor, com este evento a Universidade Católica de Moçambique, contribuiu de forma significativa para a divulgação da produção técnico-científica e transferência de conhecimento para a sociedade, reforçando assim o compromisso com a práctica investigativa e com a aplicação do conhecimento para o benefício da sociedade.

Aos oradores de forma particular, o Professor Nelson encorajou a transformar as comunicações em artigos científicos para submissão da Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento (REID), garantindo assim, que o conhecimento gerado alcance um público mais amplo. E concluiu aproveitando a ocasião para convidar a toda Comunidade Académica para participar do VII Congresso Internacional da Universidade Católica de Moçambique, evento que terá lugar nos dias 19, 20 e 21 de Novembro de 2025, subordinado ao lema “Universidades Católicas construindo pontes para um futuro sustentável”.

A bênção final do evento foi proferida pelo Reverendo Padre Belarde Sérgio Belarde.

Texto: Rogério Maduca

Fotos: Samissone Bernardo