O DIKA é uma unidade da Universidade Católica de Moçambique vocacionada para o desenvolvimento de pesquisa, formação, extensão e prestação de serviços na área social. Visa contribuir para o desenvolvimento da pessoa humana e promoção da equidade e justiça social através da investigação científica. Foi criado em 2001, tendo a sua sede na cidade de Nampula.
No âmbito da sua actuação, que se desenvolve nas áreas de Cabo Delgado, Nampula, Niassa e Zambézia, estabelece parcerias com outros Centros e Institutos de Pesquisa Científica nacionais e internacionais, Instituições Governamentais e não Governamentais, sendo o seu parceiro principal a fundação Konrad Adenauer Stiftung (KAS).Conta com um corpo técnico com formação superior, especializado em diferentes áreas, que desenvolve actividades de docência, investigação e pesquisa.
Ao abraçar a investigação científica, o CIKA vê na pesquisa um factor de enorme importância, que estimula as capacidades de inovação, acelera a evolução das metodologias de trabalho e gera hábitos de exigência e rigor. Aspira contribuir para a evolução do conhecimento e sua posterior aplicação no campo da ciência e tecnologia.
O DIKA tem como missão fortalecer o Estado de Direito em Moçambique, criar uma capacidade de pesquisa nacional na área de direito e desenvolvimento socio-político e económico e prestar serviços às instituições, municípios, comunidades rurais e outros actores da sociedade civil. Tem como princípios , na sua organização e funcionamento, o rigor, a qualidade no trabalho científico e técnico, a transparência, a responsabilidade e a flexibilidade.
O Departamento de Investigação Konrad Adenauer tem em curso: