A Universidade Católica de Moçambique celebrou nesta quarta-feira, 28 de Agosto a Festa do seu Padroeiro, Santo Agostinho. As cerimónias centrais tiveram lugar na Faculdade de Ciências de Saúde na Beira, dirigidas pelo Arcebispo da Beira e Magno Chanceler, Sua Excelência Reverendíssima Dom Cláudio Dalla Zuanna, com a participação do Magnífico Reitor da UCM, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, os demais membros de direção, docentes, corpo técnico administrativo e estudantes.

Durante a celebração eucarística onde concelebraram vários sacerdotes, o Magno Chanceler, descreveu o Patrono da Universidade como uma das mentes mais brilhantes do primeiro século no cristianismo. Destacou também o contributo deste Santo, um contributo que lhe valeu o título de Doutor da Igreja.

No prosseguimento da sua homilia, o presidente da celebração levou os participantes à uma reflexão, ao falar sobre os títulos académicos. Segundo Dom Cláudio, “o título académico pouco serviria se fosse apenas para escrever antes do nome, sem colocar o seu conhecimento ao serviço do outro, pois um verdadeiro doutor é alguém que se preocupa com o crescimento dos estudantes, não apenas para saber coisas que lhes permitem passar no exame, mas crescer como pessoas livres, pessoas que sabes amar e pôr-se ao serviço dos outros”.

No final da celebração o Magnífico Reitor, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, disse no seu discurso, que o Dia de Santo Agostinho é uma ocasião de reflexão, celebração e renovação do compromisso com os valores que norteiam a missão da universidade. Descreveu o Santo Agostinho, como um incansável buscador da verdade, acrescentando que “a Universidade procura seguir os passos de Santo Agostinho, por meio da promoção de um ensino que, não forma apenas profissionais competentes, mas também cidadãos íntegros comprometidos com o bem comum”.

No final do seu discurso, o dirigente convidou os colaboradores da universidade à uma reflexão em torno do legado de Santo Agostinho, renovando o seu compromisso, para que a UCM seja sempre uma luz de conhecimento e esperança.

A Festa de Santo Agostinho no Centro Regional 1 da Universidade Católica de Moçambique foi marcada por um momento cultural e uma palestra subordinada ao tema: “Humanismo Integral e Desenvolvimento: Doutrina social da Igreja e os desafios da Sociedade Moçambicana”, que teve como orador o Mestre João Dambiro. A mesma ocasião serviu para a premiação dos vencedores do Campeonato Santo Agostinho ao nível do CR1, e neste ano o galardão foi para a Faculdade de Economia e Gestão.

De referi que as celebrações do Padroeiro da UCM tiveram replica nas diferentes unidades orgânicas desta instituição de ensino superior.

Por: Rogério Maduca Joaquim

Fotos: Samissone Bernardo