Os docentes da Extensão de Gurué da Universidade Católica de Moçambique (UCM), participaram duma capacitação psicopedagógica no passado dia 05 de Junho de 2021, nas Instalações da Extensão de Gurué. A referida capacitação tinha como objectivo de contribuir para a melhoria de qualidade da formação de docentes do Ensino Superior e actualizar os conhecimentos e competências científicas e pedagógicas dos docentes. Esta teve como formador o Mestre Jacinto Música, docente da Extensão de Gurué.

A devida formação teve início com uma oração, proferida pelo Director da Extensão de Gurué, Mestre Aldo de Roberto Covane e de seguida o Director deu as boas vindas aos presentes, enaltecendo a presença do palestrante, tendo de seguida passado a palavra ao formador.

Vários foram os temas abordados, dentre os quais: Pedagogia e didáctica no ensino superior; O perfil formativo e profissional do docente universitário; Metodologia e didáctica no ensino superior; Avaliação no ensino superior, entre outros.

Na ocasião, falando das competências do profissional docente universitário, o Mestre Música afirmou que “o docente universitário é exigido a ter competência em determinada área de conhecimento, isto é, deve ter domínio da área do conhecimento onde opera e possuir experiência no campo de trabalho. O docente organiza o acervo e as condições de aprendizagem e o estudante faz o uso do acervo procurando informações e trazê-las para serem debatidas e discutidas. O docente deve saber que as novas abordagens de aprendizagem colocam o aluno no centro das atenções, ele é orientador, motivador, remediador da aprendizagem do aluno e deve ser dotado de conhecimentos e competências para intervir no caso das dificuldades do aluno.”

Participaram da formação os membros de Direcção, docentes a tempo inteiro e a tempo parcial.

Por: João Pinho – Relações Públicas