A Faculdade de ciências de saúde da Universidade Católica de Moçambique, acolheu na última sexta-feira, 30 de Agosto a missa de acção de graças e bênção das mãos dos estudantes finalistas dos cursos de enfermagem e medicina geral.

A cerimónia foi presidida pelo Arcebispo da Beira e Magno Chanceler da UCM, Dom Cláudio Dalla Zuanna, testemunhada por alguns membros de direcção da universidade, com destaque para o Vice-Reitor para área de Ensino, Inovação Pedagógica e Responsabilidade social, Professor Narane Talaquichande, o Director da Faculdade de ciências de saúde, Professor Ramires Mlucasse, a Directora Pedagógica, Professora Kajal Chhaganlal, a Directora da Faculdade de economia e gestão, Professora Ana Júlia, coordenadores, docente, colaboradores da faculdade, estudantes e familiares.

O Magno Chanceler da UCM, iniciou a sua homilia manifestando sua satisfação em ver jovens que apostaram anos de estudo e de compromisso para aliviar o sofrimento que há no meio da sociedade.

As lâmpadas da nossa vida devem estar acesas, disse o prelado depois de apresentar o relato bíblico das 10 virgens que vão ao encontro dos noivos, acrescentando que o azeite necessário para as lamparinas continuarem acesas é o cuidado, é exercer a profissão como um gesto de cura e de atenção para toda vida, seja no local de trabalho ou fora dele.

Na continuidade da sua alocução, Dom Cláudio recordou que, no exercício da sua profissão, haverá situações em que alguns pacientes “deixarão” a vida na sua presença, mas isso não quer dizer que, o trabalho do médico ou do enfermeiro é um trabalho de morte, pelo contrário, é de vida, por isso se o relacionamento com o paciente for de amor, de serviço, de compaixão, fazendo o possível para o paciente, o sofrimento deste será transformado em um momento de vida, momento de força. Para o Prelado, agindo assim o profissional não só mostra o seu profissionalismo, mas também o valor como pessoas humanas.

Falando em representação do Magnífico Reitor da UCM, o Vice-Reitor para área de Ensino, Inovação Pedagógica e Responsabilidade Social, Professor Doutor Narane Talaquichande, recordou que a cerimónia é parte de uma tradição que atribui um valor profundo à profissão, um acto que destaca o compromisso de trabalhar com caridade pelo próximo. De acordo com o Professor Narane, a formação integral oferecida pela UCM é um diferencial e um factor característico institucional, ao contemplar não apenas o ensino, a extensão e investigação, mas também a pastoral universitária.

Na continuidade do seu discurso, o representante do Magnífico Reitor, explicou que o acto de abençoar as vossas mãos reforça a responsabilidade de cuidar sempre, considerando a pessoa como um ser sagrado, por isso, devem assumir o compromisso de servir com caridade e compaixão, sempre guiados pelo desejo de fazer o bem. É também um acto que visa valorizar as mãos para cuidar dos pacientes com respeito e dignidade, protegendo a sua integridade como pessoas, tendo em conta que as mãos são a ponte e o elo entre o enfermeiro e o paciente, ressaltou o Vice-Reitor.

Ao concluir o seu discurso, o Professor Doutor Narane Talaquichande recordou aos finalistas que durante o seu percurso formativo na UCM não aprenderam tudo o que há para aprender, e fez um apelo, “continuem a apostar na formação continua e troca de experiências de modo a aumentarem o conhecimento e melhorar a vossa prestação na sociedade.”

Durante a cerimónia, 63 finalistas do curso de enfermagem e 43 de medicina receberam a bênção das mãos. De referir que esta é a primeira vez que os finalistas do curso de medicina recebem a bênção das mãos.

Texto: Rogério Maduca

Foto: Samissone Bernardo