A Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Cuamba, recebeu assessores do Vice-Reitor para área Académica, no âmbito das actividades de monitoria, nos dias 4 a 7 de Maio do ano corrente, com o desígnio de estimular os estudantes a conhecer as actividades relacionadas a área académica. Além de enriquecer a sua formação na modalidade híbrida do ensino, também ajudaram os docentes na elaboração da bibliografia do curso e da codificação das cadeiras lecionadas assim como a reflexão sobre os conteúdos ajoujados a Doutrina da Igreja no fotograma das políticas bosquejadas pela UCM.

A equipa composta por 3 personalidades da UCM, foi chefiada por Irmã Ana Fontana, coordenadora do Centro de Investigação Santo Agostinho; Assessor para Área de Investigação, Professor Doutor José Caetano e Assessor para Área de Qualidade, Professor Doutor Américo Matindingue.

Precedentemente do prólogo da avaliação dos pontos agendados, os Assessores iniciaram por visitar os gabinetes dos membros da Direção, docentes, CTA’s e do IED, salas de aulas, laboratório de água e solo, campos de ensaios/ práticas), entre outros locais da Faculdade.

Durante a visita ao laboratório, a equipa ficou impressionada com o material que la existe. De seguida, a comitiva, teve um encontro com os docentes e CTA’s, no qual destacou-se a importância da Doutrina Social da Igreja no seio da comunidade académica. Por fim foi com os estudantes na sala magna.

Para facilitar o processo de monitoria académica, a FCA teve que organizar as evidências físicas e digitais, como por exemplo: número de docentes existentes com os respectivos graus, distribuição da carga horária do docente, horário autónomo do docente do tempo inteiro (Atendimento ao Estudante, Gestão Administrativa e Pesquisa/consultoria), apostilas dos coordenadores de cursos e programas, lista dos docentes com participação nas jornadas Cientificas, plano anual de investigação, resultados de fim de curso ( pré-projectos, projectos, monografias e Dissertações), provas de avaliação, pautas de avaliação, folhas de presenças dos estudantes (na sala de aulas e de testes escritos assim como exame) com assinaturas dos docentes vigilantes.

Participaram no evento membros da Direção da FCA, docentes a tempo inteiro, coordenadores dos cursos de cursos e programas, coordenador de Centro de Investigação Agrária e Desenvolvimento Sustentável (CIADS) e ponto focal da qualidade.

No epílogo da monitoria, o Director da FCA, Engº. Sueco Albino Cipriano agradeceu a presença de todos e de forma especial a equipa da monitoria pelo aprendizado.

Texto e Imagens: Belito Oliveira – Relações Públicas