De 28 a 31 de Janeiro, nas instalações da Faculdade de Economia e Gestão na Beira, teve lugar um workshop para formação dos docentes da Disciplina “Habilidades de Vida”, leccionada em todos os cursos da Universidade Católica de Moçambique (UCM).

O arranque dos trabalhos foi marcado por um momento de oração dirigido pelo Padre Elton Laissone. Contextualizando o workshop, a Assessora do Departamento de Saúde, HIV e Gênero, Dra. Maria Semedo referiu que o treinamento realizado, resultante da revisão e actualização do Manual da Disciplina, insere-se no quadro da parceria com a Universidade de Maastricht, da qual também faz parte o Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA). Com o workshop pretende-se melhorar o desempenho dos docentes de forma a lidarem da melhor forma com os estudantes e, as pessoas de forma geral.

Intervindo na mesma ocasião, o Magnífico Reitor da UCM, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo destacou o facto de a UCM contar com a colaboração de várias instituições que, através da assinatura de convénios e memorandos têm partilhado as suas ricas experiências, cujos resultados têm sido satisfatórios para as Faculdades.

Mencionou também que, o Manual do Modulo Básico de Habilidades de Vida, no qual se centrava o treinamento teve de ser revisto e actualizado tendo em conta os desafios actuais no que concerne às abordagens recentes sobre Saúde Sexual e Reprodutiva no seio da comunidade académica.

O Magnífico Reitor da UCM sublinhou que “a missão de educador é pesada, mas ao mesmo tempo gratificante, pois permite-nos visualizar o impacto do nosso trabalho no meio social”, tendo exortado os docentes presentes a pautarem por uma postura íntegra e isenta de vícios no meio académico como forma de salvaguardar a identidade da Universidade e a formação de homens e mulheres que sejam úteis na sociedade e nas famílias.

Refira-se que o Manual da Disciplina “Habilidades de Vida” é composto por 5 Unidades: 1) Personalidade; 2) Saúde Sexual e Reprodutiva; 3) Informação Básica sobre HIV/SIDA; 4) Vícios e Dependência; 5) Habilidades para a vida. A revisão do mesmo foi coordenada pelo Assessor Sénior de Saúde Pública no Royal Tropical Institute, KIT, Dr. Yme van den Berg (facilitador do treinamento), coadjuvado por 6 membros do Core-Group nomeadamente, o Pe. Elton Laissone, Dr. Nito Impissa, Dr. Rude Matinada, Dr. Longo Chuva (todos estes da UCM), Dra. Suzana Manhiça e Dra Lénia Sitoe (do ISCISA).

A metodologia de trabalho do workshop privilegiou métodos participativos e exercícios práticos em grupos. Participaram 55 docentes, a maioria dos quais provenientes das Unidades Orgânicas da UCM e os restantes provenientes do ISCISA.

Por: Miguel Nathá