No âmbito das comemorações do Dia do Professor, assinalado no dia 12 de Outubro, sob o lema “Valorizar o Professor é Defender os Interesses da Sociedade”, a Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos organizou um webinar intitulado “Relatos de Experiências do Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Covid-19”.
O evento teve como oradores o Dr. Luís Bonomar Júnior, docente do curso de Direito, Eng. Adérito da Silva, docente do curso de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos e o Dr. Jacinto Jemuce docente do curso de Contabilidade. Teve como moderadora, a Enga Vitalina Temporário, docente e coordenadora do curso de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos.
As intervenções e debates estiveram por à volta do processo de ensino e aprendizagem no regime virtual (online) face ao covid-19. De forma sumária, os oradores foram unânimes quanto aos desafios do processo de transição do ensino presencial para o regime online em tempos de covid-19, dentre estes a dificuldade de adequação das disciplinas práticas ao novo normal, as dificuldades decorrentes das oscilações internet, as dificuldades económicas decorrentes do uso de TIC’s. No entanto, todos concordaram em afirmar que o processo de ensino e aprendizagem em regime online não pode parar, deve ser contínuo de modo a que prevaleça um regime híbrido de ensino e aprendizagem resultado do ensino presencial e virtual (online).
Para terminar, o Director Adjunto Pedagógico, Dr. Stiven Manuel, fez menção que é através destas pequenas reflexões que podemos melhorar o processo de ensino diante da pandemia, que é também um desafio do qual nós devemos ser resilientes, pois o objectivo é criar condições para melhorar o processo de ensino que de certa forma prevalecerá na modalidade de ensino híbrido.
No final deixou ficar um convite a todos os participantes, sugerindo que a FAGREFF esteja aberta para reflexões como estas, para que possam ajudar na melhoria do processo de gestão das IES e no ensino e aprendizagem em tempos de Covid-19.
Participaram do evento docentes a tempo inteiro e parcial da FAGREFF.
Texto e Imagem: Dra. Tapsiny Nunes Manuel – Relações Públicas