28 Agosto é o dia dedicado ao Santo Agostinho ao nível da Igreja Católica. Este Santo é também o Patrono da Universidade Católica de Moçambique e por esta razão, a instituição reserva o dia 28 para celebrar o Dia de Santo Agostinho, a Festa do Padroeiro.

As cerimónias centrais por ocasião deste dia tiveram lugar na Faculdade de Ciências de Saúde, cidade da Beira, e replicadas nas diferentes Unidades orgânicas.

NA FCSP

Na Faculdade de Ciências Sociais e Políticas, as cerimónias foram dirigidas pelo Administrador Apostólico da Diocese de Quelimane, o Reverendo Frei Pietro Tossato, com a participação dos membros de Direcção, Docentes, Corpo Técnico Administrativo, estudantes.

Durante a homilia, o presidente da celebração falou sobre o amor de Deus, pois amar alguém é uma virtude, mas gostar de alguém é um sentimento que surge dentro do coração e que pode passar, mas o amor de Deus tem um alicerce em actos bons e no amor que nos completa, por isso o Santo Agostinho amava a verdade e encontrou assim a essência do amor. Na conclusão da sua homilia, o Frei Pietro Tosato sublinhou que se queremos ser felizes, temos que amar e também sentirmo-nos amados.

Intervindo por ocasião deste dia, o Director da FCSP, Professor Doutor Nito Impissa, descreveu o Santo Agostinho como sendo um dos maiores pensadores da história da humanidade, cuja a vida e os pensamentos continuam sendo um alicerce da Igreja e da Universidade, pelo seu papel marcante na busca do sentido e da verdade sobre o humanismo.

Para a celebração do Dia de Santo Agostinho neste ano, a Capelania propôs como tema: “Humanismo Integral e Desenvolvimento: Doutrina Social da Igreja e os Desafios da Sociedade Moçambicana.” Nesta unidade orgânica, a palestra teve como orador o Reverendo Padre Teófilo João Pedro.

Na reflexão sobre a temática, o palestrante falou sobre a superação dos desafios que os seres humanos enfrentam na vida, com destaque para a pobreza, a guerra, os assassinatos, o crime organizado, a corrupção, falta de ética e tudo o que desrespeita a dignidade da pessoa humana.

De acordo com o Padre Teófilo João Pedro, a dignidade da pessoa humana é um valor supremo no mundo.

NA FGTI

As celebrações do Dia do Padroeiro da UCM na Faculdade Gestão de Turismo e Informática, iniciaram com actividades recreativas e desportivas durante a semana e o seu ápice foi a missa no dia 28 de Agosto, evento que contou com a presença dos membros de direção, docentes, pessoal técnico administrativo, estudantes, convidados de algumas instituições de ensino superior.

A celebração eucarística foi presidida pelo Assistente Espiritual, o Reverendo Padre Valeriano Perezo, este que durante a homilia, falou de Santo Agostinho como um homem de bem e que seus feitos se espelhavam para o bem da humanidade. A fraternidade, amor mútuo e amor aos irmãos, também foram destacados durante a alocução do presidente da celebração, e recordou aos participantes que somos filhos de Deus, e quem não ama, não conhece a Deus e a alternativa do amor é o próprio amor.

Falando em representação da directora da Faculdade, o Professor Doutor Alberto Loiola, caracterizou o patrono da UCM como um homem com qualidades académicas apreciáveis alicerçadas na espiritualidade e fé em Deus.

Na FGTI a palestra sobre o tema proposto, teve como orador o Padre José Eduardo da Silva Paixão, que na sua eloquente apresentação falou sobre a necessidade de associar o humanismo da espiritualidade para vencer a imoralidade e dissociar o político partidário do político do bem comum.

De referir que nas diferentes unidades orgânicas da Universidade Católica de Moçambique, o Dia de Santo Agostinho foi também marcado pela entrega de prémios aos vencedores dos campeonatos promovidos no âmbito desta celebração.

Vencedor do campeonato na FGTI

Lovas Paquete – Assistente de Relações Públicas – FCSP