A Diocese de Nacala promoveu entre os dias 7 e 8 de Setembro a XXI peregrinação diocesana ao Santuário Maria Mãe de África de Alua, um evento que juntou cristãos de toda Diocese para louvar e rezar a Maria Santíssima, Mãe de Deus e Nossa Mãe.

A Extensão de Nacala uma Unidade Orgânica da Universidade Católica de Moçambique naquela região eclesial, esteve representada no evento pelos membros da Pastoral Universitária, dentre eles o Director, docentes, corpo técnico administrativo e estudantes.

Uma procissão ao longo da Estrada nacional antecedeu a cerimónia de abertura dirigida pelo Bispo de Nacala, Sua Excelência Reverendíssima Dom Alberto Vera. Após o acolhimento aos peregrinos, seguiu-se a Via-Sacra no pátio do Santuário, a missa vespertina e procissão com a imagem da Nossa Senhora. Na noite do primeiro dia, os peregrinos participaram da vigília onde alem da adoração ao Santíssimo Sacramento rezaram o terço.

“Maria, Modelo de Oração”, foi o lema proposto para esta que foi a edição 21 da peregrinação diocesana ao Santuário Maria Mãe de África de Alua, os organizadores justificam a escolha pela necessidade de se promover a centralidade da oração individual e comunitária, numa altura em que a Igreja e o país preparam para celebrar o seu Jubileu.

A missa de envio dos peregrinos foi presidida na manhã de Domingo pelo Bispo de Nacala, onde concelebraram vários sacerdotes e contou com a participação de fiéis de outras religiões, com destaque para muçulmana.

Durante a homilia, Dom Alberto Vera recordou que a presença dos peregrinos no Santuário também é uma oportunidade para pedir pelo fim das enfermidades, calamidades com intercessão da Nossa Senhora.

O Prelado recordou que aos olhos de Deus somos todos iguais, por isso é necessário olhar para outro como irmão, tratar o outro com amor.

No final da sua homilia, o Bispo falou sobre a visita Ad Limina, um compromisso dos membros da Conferência Episcopal para os próximos dias.

Refira-se que a peregrinação além de ser um acto individual, é também comunitária, uma oportunidade para as pessoas se ligarem com os outros que compartilham a mesma fé. E a participação da comunidade académica neste acto de fé enquadra-se na componente da pastoral e extensão universitária pelo qual a universidade caminha com os princípios e valores religiosos.

Por: Pastoral Universitária da Extensão de Nacala

Revisão: Departamento de Comunicação e Protoloco