São no total 893 profissionais formados nas diferentes áreas e níveis académicos, que nesta sexta-feira, 6 de Setembro foram oficialmente colocados no mercado de trabalho pela Universidade Católica de Moçambique, numa cerimónia que decorreu no Salão da Escola Nossa Senhora de Fátima, cidade da Beira e testemunhada pela comunidade académica, membros do governo com destaque para a Secretária de Estado na Província de Sofala, Cecília Chamutota, o Edil da Beira, Albano Carige, dirigentes das instituições de ensino superior, corpo diplomático, incluindo familiares dos laureados.

A cerimónia da atribuição de títulos académicos, foi antecedida por uma celebração eucarística presidida pelo Arcebispo da Beira e Magno Chanceler da UCM, Sua Excelência Reverendíssima Dom Cláudio Dalla Zuanna, onde concelebraram vários sacerdotes. Durante a homilia, o prelado apelou aos graduados a “fazerem uma passagem de mentalidade e não ficar apenas no título, pois o título não diz o que as pessoas são”.

No seu discurso, o Magnífico Reitor da UCM, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, recordou aos graduados que “o conhecimento e as competências adquiridas na UCM são ferramentas poderosas que permitirão enfrentar os desafios futuros com confiança e integridade”.

Durante a cerimónia, uma das melhores estudantes graduadas, ganhou uma oportunidade de estágio remunerado oferecida pelo Conselho Autárquico da Beira.

Refira-se que dentre os 893 graduados, 836 são Licenciados, 54 Mestres e 3 Doutores, estes frequentaram os diferentes cursos ministrados pela UCM nas 3 unidades orgânicas do Centro Regional 1, nomeadamente, a Faculdade de Economia e Gestão, Faculdade de Ciências de Saúde e o Instituto de Educação a Distância.

Texto: Rogério Maduca

Foto: Samissone Bernardo