Inserida nas celebrações do Dia Mundial do Doente, o gesto levado a cabo pela Extensão da Universidade Católica de Moçambique em Nacala, teve lugar no dia 13 de Fevereiro do ano em curso, com objectivo de levar conforto e apoio aos petizes internados na pediatria do Hospital Distrital local, destacando a relevância do cuidado humanizado na recuperação dos pacientes.

Esta é parte das actividades desenvolvidas pelo Departamento da Pastoral Universitária, e contou com a participação dos colaboradores da Unidade Orgânica, que se mobilizaram para levar mensagens de encorajamento, apoio emocional e donativos às crianças hospitalizadas. Dentre os produtos entregues, destaque para os de higiene, alimentos e materiais de apoio.

Na ocasião, os docentes Avelino Zonke e Idite do Nascimento, sublinharam que a acção reflecte o compromisso da instituição com os valores humanos e a responsabilidade social, e que “mais do que prestar assistência material, buscamos criar um ambiente de esperança e acolhimento, elementos essenciais no processo de recuperação”, afirmaram.

Para os familiares dos beneficiários e profissionais de saúde, o gesto tem um impacto significativo, acrescentando ainda que, “é gratificante testemunhar a alegria das crianças e perceber que, mesmo num ambiente hospitalar, elas podem sentir-se acolhidas e cuidadas”, destacou o enfermeiro Pato.

Por meio desta iniciativa, a Universidade Católica de Moçambique reafirma o seu compromisso com a promoção da dignidade humana e o bem-estar social, incentivando acções que fomentem a empatia e o fortalecimento dos laços comunitários.

Refira-se que esta é a continuidade das acções levadas a cabo pela Universidade Católica de Moçambique no país, no âmbito das celebrações do XXXIII Dia Mundial do Doente, data instituída pela Igreja Católica.

Por: Januário Adelino Júnior – Relações Publicas

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo

Noticias Relacionadas